Progresso vence mais uma vez no Estadual Sub-17

Por Luís Artur Janes Silva

Neste sábado (06), o Progresso voltou a atuar pelo Campeonato Estadual Sub-17 desta temporada. A equipe pelotense, enfrentou o Rio Grande, em jogo válido pela segunda rodada da Fase Classificatória II do Gauchão desta categoria. Superior em campo, o time de Pelotas não teve dificuldades para fazer quatro a zero no time riograndino, garantindo mais uma vitória nesta etapa do campeonato.

Bauer, camisa 9 do Progresso, teve grande atuação contra o Rio Grande. Imagem: Bianca Dornelles.

O ESTADUAL SUB 17

O Campeonato Estadual Sub 17 começou com quarenta equipes, que foram divididas em oito chaves, compostas por cinco times. O último lugar de cada grupo acabou desclassificado. Isto fez com que 32 participantes passassem à segunda fase do torneio.

Entre os times que disputaram a primeira fase, cabe destacar o Internacional e o São José de Porto Alegre, que lideraram o Grupo 1 da competição. Enquanto isso, a Chave 2 revelou o Novo Hamburgo, único time com 100% de aproveitamento na fase inicial (8 vitórias) e dono de um ataque que marcou absurdos 46 gols, o dobro do Internacional, cravando uma média de quase 6 tentos por partida.

Além destes, a APAFUT (Caxias do Sul), surpreendeu a dupla Ca-Ju e terminou na liderança do Grupo 3, mesmo que o ataque do Juventude tenha sido mais eficiente, anotando 34 gols. Os modestos Lajeadense e Panambi conquistaram os Grupos 4 e 6. Ao mesmo tempo, o equilíbrio prevaleceu nas Chaves 5 e 8. No Grupo 5, o Inter-SM foi  campeão, mas foi perseguido pelo invicto Uruguaiana, que venceu quatro e empatou outras quatro vezes. Já na Chave 8, o Cruzeiro de Cachoeirinha terminou a fase inicial na dianteira, mas teve a companhia do Torino (Caxias do Sul) e do Guarani de Venâncio Aires.

Assim, chegamos ao Grupo 7 da primeira fase do Estadual Sub 17, que teve a presença dos pelotenses Progresso e Brasil, que atuaram na companhia de Rio Grande e da dupla Ba-Guá (Bagé e Guarany). Os times de Pelotas sobraram da turma e se classificaram com facilidade. O Progresso fez 22 pontos, conquistados em sete vitórias e um empate. Já o Brasil, fez dezesseis pontos, somados com cinco vitórias. O Xavante perdeu apenas para o Progresso. Ao final da fase, além dos clubes pelotenses, o Rio Grande e o Bagé também garantiram vaga à etapa seguinte.

Na Fase Classificatória II, os times de Pelotas formam, junto ao Rio Grande e Bagé, o Grupo 15, que viu neste primeiro final de semana de julho a realização da 2ª rodada desta parte do Estadual Sub 17.

 

PROGRESSO 4 X 0 RIO GRANDE

A partida entre Progresso e Rio Grande aconteceu no estádio Edmar Fetter, na cidade de Pelotas. Assim, atuando como mandante, o rubro-negro da Zona Norte abriu o marcador aos cinco minutos de jogo. Bauer cobrou falta da direita e colocou rasteiro no canto canhoto do goleiro do Rio Grande. Dono das ações, o Progresso teve outra chance no minuto seguinte, quando Bauer chutou para defesa do goleiro, que deu rebote, que não foi aproveitado pelo meia Yander.

O Mais Velho do futebol brasileiro chegou pela primeira vez aos 13 minutos de jogo, quando Adrian levantou bola da direita, o goleiro Guilherme socou o balão, dando rebote, mas o chute desferido pelo adversário, da entrada da área, acabou sendo defendido de forma segura pelo arqueiro. Quatro minutos depois, Bauer cobrou falta do lado direito do campo, a bola alta chegou na área, se oferecendo para o lateral esquerdo Micael cabecear. Após o rebote do goleiro, o camisa 11, Gabriel, completou para o gol.

O Rio Grande ameaçou novamente na metade do primeiro tempo, após cruzamento da direita, a bola passou por dois jogadores da equipe da Noiva do Mar. Três minutos mais tarde, Adrian, o bom camisa 10 do Rio Grande, cobrou falta, que faz o goleiro Guilherme se atrapalhar e mandar a redonda para escanteio.

A partir deste momento, o Progresso passou a dominar a partida de forma mais efetiva e chegou ao terceiro gol com o atacante Cláudio, um dos destaques do jogo, junto com o centroavante Bauer. O cronômetro marcava 28 minutos.

O Rio Grande até tentou incomodar com um arremate aos 32 minutos do primeiro tempo, mas no encerramento da parte inicial do jogo, Bauer (sempre ele) cobrou outra falta da linha de fundo, mas pelo lado esquerdo. O zagueiro Jéder cabeceou com força, mas o goleiro do Rio Grande faz um milagre e mandou para escanteio.

Na segunda etapa, com o jogo definido, o Progresso não precisou forçar para empilhar sete chances de aumentar o placar. Destaque especial para a linha de passe protagonizada por Cláudio, Arthur (o melhor do Progresso no segundo tempo), Bauer e Kainan, que chutou para excepcional defesa do goleiro. No rebote, a bola sobrou para Gabriel, que arrematou prensado, fazendo o balão dirigir-se para escanteio. Esta jogada aconteceu aos 29 minutos do segundo tempo.

O Rio Grande chegou apenas uma vez com perigo ao ataque na segunda etapa e o Progresso ainda conseguiu aumentar o placar no último lance da partida. Cláudio se aproveitou da falha da defesa do Vovô e avançou desde a divisória do gramado e tocou por cima do desesperado goleiro do Rio Grande, que saiu da meta para evitar a tragédia. Era o quarto gol da partida, que assim chegou ao seu final.

Com a vitória garantida, a alegria tomava conta de todos no estádio Edmar Fetter, principalmente do senhor Marco Quadros, pai do camisa 15 do Progresso, o menino Filipe, que entrou durante a etapa final da partida. Após o segundo triunfo consecutivo, o Progresso divide a liderança da Chave 15 do Estadual Sub 17, com o Xavante, que massacrou o Bagé (5×0). Ambos têm seis pontos e se enfrentam no próximo domingo (14), no Centro de Treinamento do Brasil, a partir das 15 horas.

Comentários

comments

Você pode gostar...