Plataforma digital ajuda Hemocentro de Pelotas e região

Pelotense cria plataforma digital que ampara o Hemocentro de Pelotas e região que sofre com a falta de sangue.

Por Elena Santos

O Hemocentro Regional de Pelotas sofre com a falta de sangue. Imagem: Divulgação/Facebook

O Hemocentro de Pelotas (HemoPel) passa por situações complicadas com a falta de sangue de todos os tipo. O sangue coletado é distribuído para 11 hospitais vinculados, e também para o Pronto Socorro de Pelotas. Com a chegada do inverno, as doações caem 40% por conta de problemas de saúde, o que ocasiona a falta  de estoque sanguíneo na cidade e região.

 

O Socilogue ajuda a facilitar as doações. Imagem: Reprodução/Site

O criador da plataforma digital auxilia doadores e quem precisa de doação:

Com a finalidade de aumentar os números de doadores de sangue na sociedade, em 2018, Francisco de Freitas, graduado em Sistemas para Internet no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), criou “Socilogue“, a plataforma digital que contribui na organização dos que já são doadores de sangue, fazendo com que eles permaneçam contribuindo para a doação com mais comodidade. Facilitando a conexão de quem quer doar a quem precisa. Os interessados terão que realizar um cadastro que irá solicitar informações sobre o possível doador e ou receptor, em relação ao peso, tipo sanguíneo, cidade onde reside, telefone para contato.

“Hoje a plataforma conta com mais de 1200 usuários, mesmo sendo utilizada só pelo Hemocentro de Pelotas, tem uma página no Facebook com mais de 6000 curtidas e uma conta no Instagram com mais de 5000 seguidores, ressaltando que pelas redes sociais são tiradas algumas dúvidas, esclarecendo alguns mitos, apresentando algumas estatísticas ou curiosidades. Atualizando também doadores sobre alguma notícia do projeto, e em casos de necessidades também é informado aos doadores a carência no estoque dos serviços de hemoterapia cadastrados”, explica Francisco.

Em breve o próximo projeto é incorporar alguma inteligência artificial no sistema e também um lembrete para quem fez tatuagem ou esteve grávida, ser lembrado da doação depois do período e disponibilizando informações para quem precise de medula óssea. O criador da plataforma salienta que o projeto ainda não tem patrocínio.

 

De acordo com o site oficial do Hemocentro de Pelotas os requisitos e impedimentos para doação de sangue são:

Os requisitos, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, menores de 18 anos devem levar documento com a autorização dos pais, Pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e apresentar documento original com foto emitido por um órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social , Cartão de Identidade Profissional Liberal.

Os impedimentos temporários resfriado, gravidez pós parto normal  (após 180 dias da cesariana ), amamentação,ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem (nos últimos 12 meses) e situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis.

 

Informação para doações

O Hemopel se localiza na Av. Bento Gonçalves, 4569, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h. No primeiro sábado de cada mês, funciona das 8h às 13h. Para mais informações entrar em contato pelo n° (53) 3222.3002.

Através da Plataforma Digital “Sociedade pelo Sangue” e também pelo Banco de Sangue de Pelotas.

Comentários

comments

Você pode gostar...