Pelotas vence a Associação Brasil Futsal no BraPel das quadras na Série Bronze do Estadual

Por Luís Artur Janes Silva

No sábado (04), a Associação Brasil Futsal (ABF) e o Pelotas fizeram o clássico BraPel genérico, válido pela segunda rodada da fase inicial do Campeonato Gaúcho de Futsal da Série Bronze, patrocinado pela Liga Gaúcha. O enfrentamento ocorreu no ginásio do DC Esportes, com mando de quadra do áureo-cerúleo. O grande público presente, com imensa maioria de aficionados pelo Lobo, presenciaram uma ótima partida, disputada com técnica, organização tática, raça e emoção. O resultado final, 11 a 7 para o Pelotas, favoreceu o time que apresentou as melhores individualidades em quadra.

Biel, camisa 21, comemora junto com Gabriel Lima, gol marcado no clássico pelotense de futsal. Imagem: Associação Brasil Futsal/Facebook

O JOGO

A primeira etapa da partida foi bastante equilibrada, com as equipes alternando períodos de domínio. O Brasil, comandado pelo técnico Betinho e baseando seu jogo no aspecto coletivo, lançou-se ao ataque na metade inicial da disputa. O resultado desta decisão acabou sendo a abertura de uma vantagem substancial pela ABF (3 a 1). O Pelotas, que precisa equilibrar a dinâmica entre ataque e defesa, sentiu a ousadia do Xavante das quadras.

Mas a maior qualidade técnica individual da base titular do Pelotas, formada por Daniel Carvalho, Bruno Grigoletti, Vini e Rafael Almeida, começou a aparecer na segunda metade da etapa inicial. Principalmente, no intervalo entre os dez e os quatorze minutos da partida. Liderado por Rafael Almeida, o artilheiro do jogo e o melhor atleta em quadra, o Pelotas virou o marcador para 5 a 3.

Para quem pensava que as emoções tinham acabado, o melhor aconteceu na reta final do primeiro tempo. Mesmo inferiorizado na parte técnica, a ABF aproveitou-se da dificuldade do Pelotas em recompor-se defensivamente quando perdia a bola. Assim, o Xavante das quadras virou o placar, garantindo nos últimos segundos a vantagem de 6 a 5.

Depois do frenético primeiro tempo, a expectativa era de que a segunda etapa tivesse a mesma intensidade. Mas o calor e a alta umidade, diminuíram a capacidade física de ambas as equipes. O ritmo caiu e esta queda favoreceu o time dotado de maior gabarito técnico.

A ABF caiu de produção e não conseguiu jogar na mesma intensidade do Pelotas, que acertou seu sistema defensivo e não permitiu que o Brasil Futsal penetrasse na área do Lobo e sequer tentasse os arremates de média distância. Gabriel Lima, um dos destaques da ABF no primeiro tempo, não deu a mesma contribuição na etapa final. Charles, jogador que equilibra a dinâmica de jogo do Xavante, não atuou no segundo tempo. Até mesmo o goleiro Fabiano, o principal responsável por deter muitos ataques do Pelotas na primeira etapa, não participou do tempo complementar na sua totalidade.

Transformando o volume de jogo, que já havia sido mostrado no primeiro tempo, em conversões de gols, o Pelotas dominou a etapa final, aplicando 6 a 1 neste período. Após uma partida eletrizante, a vitória pendeu para o lado azul e amarelo (11 a 7). Foi o segundo triunfo do Lobo das quadras na competição. Enquanto isso, a ABF conheceu a sua primeira derrota na Série Bronze.

Nesta partida que valorizou a vocação artilheira de vários atletas, cabe destacar os jogadores que fizeram a alegria da torcida. No lado da ABF, Gabriel Lima anotou três gols e Charles fez outros dois. Além deles, Samuel e Gabriel, o Biel, fizeram um tento cada. Para o áureo-cerúleo das quadras, Rafael Almeida fez incríveis cinco gols, Bruno Grigoletti anotou duas vezes e Daniel Carvalho, os bons Maurício e Feijão, e no final da partida, William, marcaram um gol cada.

A Associação Brasil Futsal volta a jogar no sábado, dia 11 de maio, quando enfrentará o Esporte Clube Cruzeiro de Canguçu, no mesmo DC Esportes. Enquanto isso, o Pelotas voltará às quadras no dia 18 de maio, para enfrentar o Real, na cidade de Alegrete.

Comentários

comments

Você pode gostar...