Pelotas conta com uma nova ferramenta de fiscalização popular

Por  Helena Mendonça

O ‘Colab.re’ é um aplicativo oficial da prefeitura pelotense onde o cidadão pode fiscalizar os serviços públicos, propor ideias e avaliar o que está sendo feito na cidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Pelotas divulgou em sua página oficial do Facebook um aplicativo que propõe que a população também auxilie na fiscalização do município. O Colab.re é uma rede social que faz a ponte entre o pelotense e o poder público.

A ideia do aplicativo é tonar as pessoas zeladoras do próprio município. Ao identificar irregularidades, por exemplo, carros estacionados em local proibido ou buracos nas calçadas, fotografa-se o ocorrido com o próprio smartphone, e publica-se no ‘Colab.re’. Deste modo a prefeitura será notificada sobre o problema e poderá realizar ações corretivas e preventivas.

A design de moda, Katiuce de Cezare, que há quatro anos mora em Pelotas, aprovou o aplicativo. “Achei muito útil, pois nos possibilita exercer nosso papel como cidadãos, fiscalizando episódios que não estão certos”.

Outro foco do ‘Colab.re’ é a possibilidade que os usuários têm de propor ideias e sugestões para melhorar o cotidiano da sua cidade. Para realizar sugestões basta clicar no local em que diz “Proponha” e fazer seu comentário. Diversas prefeituras do Brasil já atendem seus cidadãos oficialmente via ‘Colab.re’, são elas: Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Teresina, no Piauí.

Comentários

comments

Você pode gostar...