Pelotas conquista a Copa Seu Verardi

Por Luís Artur Janes Silva 

Neste sábado (23), o Pelotas conquistou a Copa Seu Verardi, campeonato organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que reuniu 20 equipes do estado do Rio Grande do Sul. Atuando no estádio Passo da Areia, na cidade de Porto Alegre, o Lobo foi derrotado pelo São José, pelo placar de um a zero, no jogo final da Copinha, mas como havia vencido a primeira partida por 2 a 0, o áureo-cerúleo ficou com a taça.

Pelotas conquista a Copa Seu Verardi na final diante do São José. Imagem: Victor Lannes/ Rede Esportiva.

O título coroou um trabalho que iniciou sob desconfiança da torcida, escaldada pela fraca campanha no Gauchão. A direção do Lobo, liderada pelo presidente Gilmar Schneider, resolveu montar um grupo de jogadores experientes, conhecedores das peculiaridades do futebol estadual. Assim, o elenco do Pelotas tornou-se o mais valioso da Copinha.

Com pouco tempo de preparação, a desconfiança continuou após a escolha do técnico do time. Felipe Endres, que tinha sido auxiliar de Gavilán no Estadual, seria o responsável pela condução do azul e amarelo da Avenida Bento Gonçalves. Conhecedor de bons valores nas categorias de base do Grêmio, o nome de Endres era vinculado a um trabalho que atingiria seu auge no Gauchão de 2020 ou, quem sabe, no Brasileirão da Série D.

Mas Endres esbarrou na própria inexperiência, pois mesmo tendo o grupo de jogadores mais caro da competição, ainda assim, não conseguiu dar um padrão de jogo ao Pelotas. Disputando o Grupo A da Copinha na 1ª fase, o Lobo enfrentou os tradicionais Bagé e Cruzeiro, mas também os semi-amadores Doze Horas (Porto Alegre) e União Harmonia (Canoas). Atuações discretas contra as equipes mais frágeis e nenhuma vitória contra o Bagé aumentaram as reclamações da torcida contra Felipe Endres, que não aguentou a derrota diante do jalde-negro da Rainha Fronteira (2×0), na casa do adversário.

Endres foi substituído por Antônio Picoli, mais tarimbado no futebol gaúcho. Na estreia do técnico, o Pelotas empatou com o Cruzeiro, em Cachoeirinha (1×1). No jogo seguinte, goleada impiedosa e com atuação consistente contra o União Harmonia, pelo menos na etapa inicial. A partir daí, o Lobo embalou e na fase de mata-mata foi superior contra todos os adversários, fazendo por merecer a conquista.

Lembrando que, o time do Pelotas esmagou o Cruz Alta nas oitavas de final do campeonato, adquirindo confiança para enfrentar o São Borja na fase seguinte. A equipe da Terra dos Presidentes foi batida por quatro a um na partida realizada na Boca do Lobo. Neste jogo, o centroavante Giovane Gomez, um dos artilheiros da competição (11 gols), fez todos os tentos do Pelotas. Na volta, que aconteceu em São Borja, o Pelotas perdeu por 2 a 1, de virada e com mais um gol de Giovane Gomez, mas a classificação às semifinais e a vaga na Série D do Brasileirão foram garantidas.

Na fase semifinal, o Pelotas encontrou o Caxias, que ficou entre os oito melhores da Série D deste ano e que havia conquistado o título do Interior, no Gauchão de 2019. Mesmo reformulado, o Grená da Serra foi um valoroso adversário, mas uma vitória no estádio Centenário (1×0), com gol de Jean Roberto, colocou o Lobo na rota da final, mesmo com o empate no jogo da volta.

No primeiro enfrentamento da final, diante do São José, que quase conseguiu vaga na Série B do Brasileirão de 2020, o Pelotas teve dificuldades. O Zequinha dominou a primeira etapa, mas o Lobo saiu na frente, com um gol marcado pelo volante Mateus Santana. No segundo tempo, as entradas de Jean Roberto e Gabriel Soares, permitiram que o áureo-cerúleo dominasse a partida e chegasse ao segundo gol, que garantiu ótima vantagem na grande decisão.

Na partida final da competição, o Pelotas dominou a etapa inicial e tomou apenas um susto neste período, aos 36 minutos, quando Luiz Eduardo quase conseguiu vencer o goleiro Mateus Claus. Na segunda etapa, o São José predominou e pressionou o Lobo após o gol anotado pelo goleiro Fábio, mas um bem postado Pelotas foi eficiente e segurou o resultado que confirmou o título da Seu Verardi.

O grupo de jogadores mais caro da Copinha teve vários destaques durante o campeonato. Além do artilheiro Giovane Gomez, o torcedor viu ótimas atuações de Juliano e Mateus Santana. O volante Vacaria, o lateral Busanello, o meia-atacante Jô e o zagueiro Negretti também se destacaram.

Este é o sexto título conquistado pelo Pelotas desde 2008, quando o clube derrotou o Cerâmica, de Gravataí, pelo placar de 2 a 0, levando a Copa Lupi Martins. Depois disto, o Lobo venceu a Copa Região Fronteira-Sul e a Supercopa Gaúcha, ambas em 2013. No início do ano seguinte, o áureo-cerúleo ganhou a Recopa Gaúcha, após derrotar o Inter-B, comandado pelo técnico Clemer, numa incrível virada. O Lobo saiu  perdendo por dois a zero, mas reverteu a desvantagem, marcando três gols.

Mais recentemente, o Pelotas foi o campeão da Divisão de Acesso de 2018, conquistada na final diante do Aimoré, que havia eliminado o Lobo na semifinal da Copinha de 2017. Neste ano, na Copa Paulo Sant’ Anna, o Índio Capilé conseguiu devolver os dois a zero que havia sofrido no jogo de ida desta fase, realizado na Boca do Lobo, confirmando a passagem para a final nas penalidades máximas. 

Antes disto, em 2015, o Pelotas perdeu a decisão da Copa Luiz Fernando Costa para o Lajeadense. A derrota pelo placar mínimo, ocorrida na Boca do Lobo, frustrou o time e seus torcedores, porque ocorreu poucos dias após o acesso do arquirrival (Brasil) a Série B do Campeonato Brasileiro.

Além da conquista do caneco da Copa Seu Verardi, o Pelotas também comemorou a garantia de uma vaga no Brasileirão da Série D, competição que será o marco inicial da caminhada áureo-cerúlea no sentido de chegar ao objetivo de ter calendário para toda temporada.

 

CAMPANHA DO PELOTAS NA COPA SEU VERARDI

 

PRIMEIRA FASE

17/08 – Doze Horas 0x3 Pelotas

24/08 – Pelotas 0x0 Bagé

31/08 – Pelotas 2×0 Cruzeiro

05/09 – União Harmonia 0x3 Pelotas

23/09 – Pelotas 3×1 Doze Horas

29/09 – Bagé 2×0 Pelotas

05/10 – Cruzeiro 1×1 Pelotas

12/10 – Pelotas 5×1 União Harmonia

 

OITAVAS DE FINAL

20/10 – Cruz Alta 0x2 Pelotas

23/10 – Pelotas 4×0 Cruz Alta

 

QUARTAS DE FINAL

27/10 – Pelotas 4×1 São Borja

31/10 – São Borja 2×1 Pelotas

 

SEMIFINAIS

03/11 – Caxias 0x1 Pelotas

10/11 – Pelotas 1×1 Caxias

 

FINAIS

17/11 – Pelotas 2×0 São José

23/11 – São José 1×0 Pelotas

 

NÚMEROS DA CAMPANHA DO PELOTAS

16 JOGOS

10 VITÓRIAS

3 EMPATES

3 DERROTAS

32 GOLS A FAVOR

10 GOLS CONTRA

 

ARTILHEIROS DO PELOTAS NA COPA SEU VERARDI

Giovane Gomez – 11 gols

Juliano e Wallacer – 4 gols

Mateus Santana – 3 gols

Jô e Gabriel Soares – 2 gols

Negretti, Vinícius Machado, Garrati, Busanello, Jean Roberto – 1 gol

Comentários

comments

Você pode gostar...