Jornalismo online é discutido em palestra com jornalista da Zero Hora

Por Juliana Santos

Na noite dessa segunda-feira (25) alunos de comunicação da cidade foram até o Campus II da Universidade Católica de Pelotas para conferir a palestra “Uma conversa sobre jornalismo”. O palestrante foi o repórter e atual Editor chefe na área de Notícias da Zero Hora digital, Carlos Etchichury. A conversa faz parte do ciclo de palestras ministradas por jornalistas do jornal Zero Hora em comemoração aos 50 anos do jornal.

Carlos comentou um vídeo institucional do trabalho interno da ZH, onde era possível acompanhar as ideias e pesquisas e avaliações dos interesses do público. Estabelecido o reconhecimento e o que gostamos de ler e acessar, a empresa mudou totalmente seu estilo editorial. O impresso passou a ter um novo design, mais atrativo, que muito se assemelha a uma revista. As editorias de enfoque passaram a ser Notícias, Esporte e Entretenimento, onde o público leitor se concentra em maioria.

A necessidade de investir no formato digital destruiu o mito que o ambiente virtal teria que ser realizado somente por jovens. O jornalista exemplificou profissionais consolidados e com muitos anos na área que estão coordenando editorias para a versão online. O monitoramento das redes sociais e de novos mecanismos que atraiam o público para o site, são estudados para que futuramente a “versão beta”, como é chamada a atual versão do site, seja reconfigurada.

Sobre Carlos Etchichury

Com 15 anos dentro da empresa RBS Carlos conquistou mais de 20 prêmios por suas atividades jornalísticas, incluindo o prêmio Esso. Já passou pelas editorias Geral e Polícia no jornal impresso e atualmente coordena a área digital na parte de notícias hard news. Publicou o livro “Os infiltrados – eles eram os olhos e ouvidos da ditadura”.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...