Nova paixão nacional, a NFL começa nessa semana

Por Gabriel Bresque

Nessa quinta feira (04) tem início a temporada 2014 da liga esportiva norte-americana mais famosa no Brasil e que, a cada ano, ganha mais fãs e seguidores, a NFL (National Football League). O futebol americano vem se solidificando como uma força de mídia, paixão e marketing e empilha sites e especialistas sobre o esporte no país. Logo, existe uma expectativa enorme entre os fãs brasileiros para a estreia dessa semana.

Imagem 1

Foto: Reprodução (Instagram)
No Instagram oficial da Liga, uma contagem regressiva aumenta a expectativa dos fãs

A liga que mais movimenta dinheiro no mundo todo é especialista em uma coisa acima de todas as outras: criar expectativas. Com uma temporada que dura apenas 4 meses por ano e fãs no mundo inteiro, seu jogo de abertura é um evento enorme que une as televisões do mundo inteiro em torno de um campo. Em 2014, a abertura fica por conta dos campeões do Seattle Seahawks, que recebem o Green Bay Packers, um jogo com muita história e que tem muitos fãs brasileiros. Além disso, o estudante de jornalismo Tallis Machado pontua que a expectativa é maior esse ano pela presença do primeiro brasileiro na história da NFL. O kicker – responsável pelas conversões de chute – Cairo Santos estreia sábado pelo Kansas City Chiefs e faz história para os brasileiros na liga.

No país do futebol, a bola oval se tornou febre nos últimos anos e agora, muitos sites fazem coberturas anuais do esporte, das transferências e das preparações entre as temporadas. O site NFL Brasil faz coberturas completas dos jogos das temporadas e, nas últimas semanas, tem em seu site uma contagem regressiva, apontando os principais jogadores e nomes da temporada. Seguido por um grande número de pessoas, a página é o sinal de como esse esporte tradicional dos Estados Unidos tomou conta do Brasil.

Outra página que vem se consolidando nos últimos anos é a The Concussion, especializada em análises de jogos e notícias do esporte. Para Yuri Nobre, que já escreveu para o The Concussion, escrever para os brasileiros “era desafiador, porque ao mesmo tempo que tu faz o texto mais simples pra quem recém conheceu o esporte tu precisa fazer algo um pouco mais elaborado pro pessoal que já conhece.”

Para a temporada, algumas equipes saem na frente na opinião dos brasileiros. O atual campeão Seattle Seahawks, o Denver Broncos de Peyton Manning – um dos maiores nomes da história do esporte – e o San Francisco 49ers do fenômeno Colin Kaepernick são os favoritos a conquista da liga.

Imagem 2

Foto: Matt Slocum/Associated Press
Comandado por Russell Wilson (de joelhos), o Seattle Seahawks venceu a última temporada em Fevereiro

A certeza é que nessa quinta-feira a noite, diversas televisões brasileiras estarão conectadas no primeiro jogo da temporada da NFL. E como tendências recentes mostram, até o Super Bowl – grande final da temporada, o evento mais assistido na televisão mundial – milhares de brasileiros vão acompanhar, seguir, comemorar e comentar sobre essa nova mania nacional.

Comentários

comments

Você pode gostar...