Museu da Baronesa

Por Francine Dias

O Museu Municipal Parque da Baronesa, antigo Solar, é um dos principais pontos turísticos da cidade de Pelotas. Construído em 1863, época de uberdade da cidade, possui um estilo neoclássico e colonial brasileiro. Reúne um acervo com mais de mil peças, entre enxovais, mobílias de mogno, bibelôs, porcelanas, baús e vestuários da época. Neste acervo, também encontram-se objetos do artista e colecionador pelotense Adail Bento Costa.

BaronesaJardimExterno5x3

Foto: Francine Dias
Jardim Externo

O Cel. Anibal Antunes Maciel, em 1863, comprou a propriedade e presenteou seu filho, Aníbal Antunes Maciel, ao ensejo de seu casamento com a carioca Amélia Hartley Brito. Durante os 23 anos de vivência do casal na chácara, Anibal e Amélia ampliaram-na, transformando-a em uma construção de base quadrada, ocupando uma área de 7 hectares com varanda, capela, torre de banho, sala de costura, salão de festa, pátio central e jardins.

BaronesaSalaodeFestas5x3

Foto: Francine Dias
Salão de Festas

Anibal Antunes Maciel destacou-se por ter sido o primeiro no Brasil a conceder alforria a seus escravos em 1884. Por este ato, recebeu o título de “Barão dos Três Serros” decretado pelo Imperador Dom Pedro II.

BaronesaQuarto5x3

Foto: Francine Dias
Quarto

Dois anos após o falecimento do barão (1887), a baronesa voltou para sua cidade natal e a chácara passou a ser habitada por uma de suas filhas, Dona Amélia Anibal Hartley Antunes Maciel (Sinhá Amélinha). Conhecida por sua bondade foi ela quem tornou conhecido o local como o “Solar da Baronesa”.

BaronesaGruta5x3

Foto: Francine Dias
Gruta

Déa Antunes Maciel, neta dos barões, foi a última moradora do Solar. No ano de 1978 a casa foi entregue pela família à cidade de Pelotas. Em 25 de abril de 1982 o Museu foi inaugurado e em 1985 tombado como patrimônio histórico municipal.

BaronesaFachada5x3

Foto: Francine Dias

Conforme a Secretaria de Esporte Cultura e Lazer, o local recebe cerca de 150 visitantes por semana. O Museu Municipal Parque da Baronesa fica localizado na Av. Domingos José de Almeida, 1490.

BaronesaJardimInterno5x3

Foto: Francine Dias
Jardim Interno

Os horários de funcionamento para visitações são: Terça a Sexta das 13h30min às 18 horas; Sábados, Domingos e Feriados das 14 às 18 horas. A bilheteria encerra 17h45min.

Os ingressos custam R$3,00 por pessoa, crianças até 12 anos não pagam. Estudantes e idosos acima de 60 anos pagam R$1,50, com comprovante. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar visitas com antecedência de até três dias. Escolas públicas tem acesso gratuito.

Para mais informações ligue (53) 3228-4606 ou acesse o site http://www.museudabaronesa.com.br/

Comentários

comments

Você pode gostar...