Em partida disputada, Brasil vence Austrália no tie-break

Por Lia Xavier

Seleção brasileira vence sua segunda partida seguida na Liga das Nações. Foto: Divulgação/FIVB

Depois de vencer os Estados Unidos na estreia da Liga das Nações de Vôlei, a seleção brasileira passou sufoco para vencer a equipe australiana, que vinha de derrota para a Polônia, anfitriã dessa primeira fase. Com as parciais 32/34, 25/16, 25/19, 27/29 e 15/13, o Brasil acumulou mais dois pontos na competição pela vitória.

Após um começo confuso que resultou na perda do primeiro set, o Brasil se encontrou em quadra e conseguiu fechar dois sets seguidos. O quarto set parecia encaminhado quando o auxiliar-técnico Marcelo Fronckowiak executou a inversão do 5×1 – quando o levantador que está em posição de rede é substituído e em seu lugar colocado um atacante e o levantador reserva vai para o fundo de quadra, tendo maiores opções de jogadas. A partir daí o time australiano imprimiu muita pressão e venceu o set de virada, levando a partida para o tie-break.

Apesar de disputado ponto a ponto, o confronto foi muito especial para o cubano Yoandy Leal, naturalizado brasileiro desde 2015 e que teve sua primeira convocação para a seleção brasileira. O atleta de 30 anos teve sua primeira partida ontem, estreando com o triunfo brasileiro.

Desde o primeiro set era possível perceber que a Austrália não se deixaria vencer de forma fácil, disputando cada bola. A seleção de Fronckowiak não conseguia encaixar bloqueio e os ataques de Wallace e Leal eram frequentemente parados pelo bloqueio australiano e o primeiro momento de jogo terminou com uma parcial disputada de 34 a 32 para a Austrália.

Com o bloqueio funcionando e Leal bem entrosado no time, a seleção cresceu no jogo, chegando a abrir vantagem de oito pontos no placar durante o embate. Sem maiores dificuldades, a seleção brasileira conseguiu vencer o set por 25 a 16, empatando a partida em 1 a 1.

Já no terceiro set, com o Brasil errando menos e a Austrália não conseguindo imprimir o mesmo ritmo da primeira etapa da partida, o embate foi tranqüilo para Wallace e companhia, que, com tranqüilidade, conseguiu fechar o set em 25/19.

Para o quarto período da partida e que poderia ser o último, caso o Brasil conseguisse alcançar mais um set, a Austrália veio mais concentrada, procurando cometer menos erros e encaixar melhor o bloqueio. Deu certo. Em um momento quando os brasileiros tinham uma vantagem no placar de seis pontos, o australiano Walker fez quatro pontos de saque seguidos, diminuindo a diferença no placar e deixando os adversários desnorteados. Com o belo desempenho do pontuador Richards, a Austrália fechou o set em 29 a 27, empatando o confronto em 2 a 2, levantando a partida ao quinto set.

O tie-break começou com uma Austrália concentrada e entrosada, conseguindo abrir uma diferença no placar, mas logo o Brasil conseguiu encaixar o bloqueio. Com um ataque de Flávio, o Brasil terminou o embate fazendo 15 a 13 sobre os australianos.

Flávio que foi o jogador que mais conseguiu fazer pontos de bloqueios, com cinco durante toda a partida. Os maiores pontuadores do jogo foram os australianos Walker e Richards, com 21 pontos cada, seguidos pelo brasileiro Wallace, com 20 pontos.

O último desafio do Brasil na primeira fase é a Polônia. O jogo acontece hoje, domingo, às 12h pelo horário de Brasília.

Comentários

comments

Você pode gostar...