Em dia chuvoso, Pelotas é palco de grandes corridas

Uma das batalhas do dia: Nieto, Yunes e a pista molhada. Foto: Bruna Mansur

Por Jordy Vaniel

No domingo, dia conhecido por ser “lento” rapidamente me levantava, às 6:30 da manhã já me encontrava na cozinha preparando meu café e a chuva que anteriormente me fazia voltar à cama não parou a sede por corridas. O circo do kartismo regional voltava à Pelotas com todas suas figuras conhecidas, a chuva que não parava dava as boas vindas aos pilotos que não se amedrontam, o mar de karts se contrastava à “lagoa” que virou a pista da Associação Pelotense de Automobilismo (APA), que mesmo com as recentes obras de drenagem sofreu nas mãos da vontade de São Pedro.

As condições eram complicadas, durante o final de semana choveram 140mm e a pista foi reduzida, o cronograma atrasou, mecânicos e pilotos tiveram mais tempo para descobrir quais seriam os ajustes ideais para as qualificatórias que vinham a seguir. Entre aqueles que acertaram os ajustes estava o piloto da Stock Light, Gabriel Robe que deu as cartas de como seria o traçado da pista, com uma tocada digna de piloto profissional ele tomou a pole position da categoria F4 Sport e ganhou as duas baterias, já na F4 Master os pilotos Alvaro Nieto e Eduardo Yunes travaram uma batalha que fez pegar fogo o asfalto molhado.

Dentro dos boxes os motores 125 eram os favoritos de quem assistia, com o berro estridente e rotações altas, eram um espetáculo à parte para o público pelotense que está acostumado com os motores de quatro tempos, os vencedores das categorias foram: Cláudio Dalé (125 Master), Paulo Falchi (125 Sport), João Cardoso (Junior A) e Gabriel Pires (Junior B).

E falando de motores não usuais os Uruguaios trouxeram os Speed 200, são motores de moto com câmbio de marchas e adaptados ao kart, durante o fim de semana chegaram a virar 3 segundos mais rápido que os dois Lifan 125 que disputavam a pista. O vencedor foi Jonathan Silveira que venceu as duas baterias. Os jovens aspirantes da Cadete e Mirim mostraram maturidade e arrojo sob a superfície escorregadia, Dudu Schons e Augusto Vernieri venceram nas respectivas categorias.

Na categoria 400 Light APA, cujo grid contava com pilotos do clube de Pelotas, o experiente Carlos Izkovitz fez a pole e venceu as duas baterias seguido pelo piloto Henrique Frolich, da categoria 400 Light Master, que correu junta a APA nessa edição. Segundo o diretor do clube, Rogério Paiva, mesmo com os desfalques por conta do clima o evento foi um sucesso, esperamos Dezembro chegar logo para o campeonato gaúcho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

comments

Você pode gostar...