DST: Centros de saúde investem em prevenção, tratamento e aconselhamento

Camisinhas masculinas distribuídas gratuitamente. Foto: Larissa Patines/Arquivo Pessoal

Por Larissa Patines

O Ministério da Saúde tem informado com preocupação nos últimos anos os altos índices de doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre o público jovem-adulto, idosos e na transmissão congênita entre grávidas e bebes. Os dados alarmantes de saúde pública remetem as campanhas nacionais para o uso de preservativos e do incentivo à procura de centros de saúde em casos de risco.

A maioria das DST’s possui tratamento quando descobertas em seu estágio inicial, disponível nos centros de saúde e de fácil acesso. As doenças que não possuem cura, possuem acompanhamento com profissionais da saúde e medicações paliativas que melhoram a qualidade de vida dos indivíduos diagnosticados como positivos. Nenhum desses assuntos é, de fato, uma novidade. Os centros de saúde têm investido em lugares para orientação e testagem, no intuito de convencer a população a adorar rotinas de acompanhamento nos centros de saúde.

Em Pelotas, além das UBS, o Centro de Especialidades atende a população em geral e realiza testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites Virais. A testagem é gratuita e realizada no momento do atendimento. Os resultados demoram menos de 30 minutos. Caso algum resultado retorne positivo, o paciente possui amparo de profissionais capacitados no local que o encaminham para os tratamentos adequados. Para realizar a testagem, basta comparecer no endereço munido de documento oficial com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) – o cartão pode ser impresso online através deste link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/

A facilidade para obtenção do cartão de saúde ou de somente possuir o número dele faz parte de uma campanha nacional que garante acesso e rapidez nos atendimentos gratuitos. O Ministério da Saúde recomenda sua impressão e manutenção junto aos documentos oficiais, mesmo que para o atendimento seja necessário apenas o número do cadastro.

Pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pode-se solicitar cadastro pelo convenio vinculado a universidade, o PROASA – Programa de Assistência à Saúde do Servidor e do Aluno. Para se cadastrar, o estudante precisa comparecer no local munido de seu documento oficial e comprovante de matrícula impresso. Após cadastro, as consultas são marcadas por quinzena através do número (53) 32253267. A Universidade disponibiliza ginecologista, clínico geral, dentista e psicólogo.

Os centros de saúde do SUS e da universidade disponibilizam camisinhas e profissionais capacitados para dar informações. Porém, é importante lembrar como discussões acerca dos problemas de saúde da região são relevantes para a comunidade. Não somente nas campanhas nacionais, mas também ao levantar questionamentos sobre o que as atuais campanhas retratam. A comunidade LGBT é constantemente esquecida pelas campanhas nacionais e pela indústria farmacêutica que não orienta – e não produz – para a comunidade lésbicas e bissexuais.

E por que isso é importante? A atual sugestão é o uso da camisinha feminina ou que a camisinha masculina seja adaptada para este público. A justificativa é que ela é facilmente encontrada gratuitamente, o que viabilizaria seu uso adaptado. Outra sugestão, é que as mulheres bissexuais e lésbicas procurem regularmente o serviço de saúde para consultas e testagens periódicas. Porém, se a camisinha masculina possui dificuldades em sua disseminação, mesmo pronta para uso. É complexo imaginar uma realidade diferente para quem tem que adaptá-la.

O debate entre comunidade acadêmica, sociedade e profissionais dos centros de saúde talvez sejam a melhor forma de encontrar uma solução e contornar estes problemas. Previna-se! Procure os centros indicados e esteja em dia com o calendário indicado pelo Ministério da Saúde: os testes vencem depois de um ano ou após exposição a alguma situação de risco.
Centro de Especialidades

*Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA
Rua Voluntários da Pátria, 1428. Sala 407
Funcionamento: 07h30 às 11:30 – 13:30 às 18:30
(53) 3222 1426

*PROASA – Programa de Assistência à Saúde do Servidor e do Aluno
Rua Doutor Cassiano, 424
Funcionamento: 09h às 18h

Comentários

comments

Você pode gostar...