Dia da Consciência Negra

Wesley Quevedo/Em Pauta

Zumbi dos Palmares, herói nacional

Dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra. Essa data foi escolhida devido ao assassinato do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, morto em 1695 por tropas coloniais brasileiras, após vários ataques ao seu Quilombo, Zumbi teve sua cabeça cortada pelo capitão André Furtado de Mendonça e exibida em uma praça pública de Recife.

O ex-presidente da escola de samba, Imperadores do Samba de Porto Alegre, Érico Leoti conta que “os quilombos são onde as pessoas pretas poderiam exercer sua funções sem nenhum constrangimento atrás da “liberdade” e o carnaval é a verdadeira representação de um Quilombo, onde na escola de samba pessoas de todas as raças, crenças e religiões se unem para comemorar, dançar e celebrar como um só”.

Érico Leoti, na quadra da Imperadores do Samba.

As celebrações do 20 de novembro surgiaram em 1970 com um grupo de negros no Rio Grande do Sul. Idealizado pelo poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira. Ele foi um dos fundadores do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.

Professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira

A data inicial a ser escolhida era 13 de maio, dia também da abolição da escravatura, mas uma publicação da editora Abril e mais algumas pesquisas sobre o quilombo dos Palmares levaram o grupo à nova data, 20 de novembro, a morte de Zumbi. Oliveira Silveira, que se tornaria um dos intelectuais negros mais importantes do país, levou a ideia ao grupo, que aprovou. Assim, escolheu-se o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

O dia foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. O Quilombola é considerado herói nacional por lei e a adoção de feriados fica por conta de leis municipais. No entanto, atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é considerado feriado em mais de mil municípios brasileiros e em todo estado de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

O dia 20 é importante para evidenciar a desigualdade, intolerância, violência e preconceito contra a população negra vividas na atualidade, além de ser um dia de festa, é de extrema importância a reflexão sobre o racismo e os problemas que ele nos trás até os dias de hoje.

Comentários

comments

Você pode gostar...