Curso “Ferramentas Google para Jornalistas” reúne mais de 3 mil pessoas

Os jornalistas tiveram a oportunidade de entender as diversas ferramentas que a plataforma disponibiliza para a apuração de conteúdo, além de estratégias para alcance de público nos sites.

Por Renata Ulguim

Evento do Google em Porto Alegre proporcionou diversas atividades. Imagem: Renata Ulguim

Com o objetivo de realizar treinamentos presenciais, de forma gratuita, para que profissionais desenvolvam habilidades digitais. Neste ano a atividade aconteceu na terça (7) e quarta-feira (8), no Centro de Eventos FIERGS em Porto Alegre – RS. Para participar os interessados tinham que fazer a inscrição no treinamento desejado, através do site – https://events.withgoogle.com/google-em-poa/ -. Na quarta-feira, das 14h às 17h, o evento foi voltado para estudantes e profissionais de jornalismo. O tema tratado foi sobre as “Ferramentas Google para Jornalistas”.

Evento reuniu mais de três mil pessoas. Imagem: Renata Ulguim

Dona do canal do YouTube “Nunca te pedi nada”, Maíra Medeiros abriu o encontro com uma pequena participação para animar as mais de três mil pessoas presentes no treinamento.

O principal palestrante da noite foi Marco Túlio Pires, que é o coordenador do Google News Lab do Brasil. Pires mostrou plataformas práticas para que os profissionais façam pesquisas de apuração jornalística no Google. Durante sua explanação, ele salientou a importância de saber usar corretamente as inúmeras ferramentas que a plataforma oferece, para que assim se tenha um conteúdo de qualidade nos sites e jornais do mundo todo. Além disso, a busca de dados, de imagens, mapas e maneiras de identificar os interesses do público, foram assuntos importantes para o desenvolvimento profissional dos jornalistas presentes.

A finalização do treinamento ficou por conta da Fabiana Zanni, que explanou sobre monetização e métricas para alcance de usuários em sites. Além de ensinar estratégias publicitárias, ressaltou a importância de formatos nativos, como a personalização dos conteúdos divulgados.

Também foi possível aprender a conhecer a audiência concebida, analisando dados do Google Analytics e como desenvolver fontes de receita para o negócio jornalístico. Além de conhecer os melhores truques para enriquecer o site e acelerar o fluxo de trabalho com ferramentas gratuitas e fáceis de usar.

 

Outros treinamentos proporcionados pelo evento:

Terça-feira, 7 de Maio

8:00 às 12:00 – Treinamento de Marketing Digital

14:00 às 17:00 – Habilidades e Oportunidades para a Carreira de Desenvolvedor

18:00 às 22:00 – Formação Digital para Professores

 

Quarta-feira, 8 de Maio

8:00 às 12:00 – Womenwill – Capacitação para Mulheres

14:00 às 16:30 – Ferramentas Google para Jornalistas

18:00 às 22:00 – Treinamento de Marketing Digital

Comentários

comments

Você pode gostar...