Cresce a prática do tênis na cidade de Pelotas

Por: Luís Artur Silva e Rafael Pinto

   Algumas pessoas, ainda têm preconceito em relação a esta modalidade esportiva, alegando que o jogo é chato, longo e sem atrativos, principalmente para quem está acostumado à adrenalina que está vinculada a emoção envolvida numa partida de futebol, voleibol ou basquete. Mas, o fato é que o tênis vem começando a ocupar de forma paulatina um espaço maior no cotidiano esportivo pelotense.

   Embora não seja considerado um esporte de apelo popular, o tênis brasileiro já teve dois grandes ídolos, que transcenderam a idolatria de seus pares e foram alçados a condição de heróis nacionais. Maria Ester Bueno nos anos 1960 e, mais recentemente, Gustavo Kuerten, o Guga, são os grandes responsáveis pela manutenção da chama do interesse na modalidade esportiva das raquetes.

   Na cidade de Pelotas, onde o número de praticantes do tênis cresce de forma contínua, três clubes se destacam na prática do esporte que consagrou o catarinense Guga. O Parque Tênis Clube oferece aos amantes do esporte uma estrutura composta por oito quadras indoor e duas quadras cobertas, todas de saibro. O clube da Zona Norte da cidade sedia anualmente, o Torneio Internacional de Páscoa, que atrai tenistas de todo o Estado e até mesmo de fora do país para jogos disputados nas categorias juvenil, adulto e veterano. O PTC também oferece cursos de iniciação para crianças.

   O Dunas Clube, localizado no Bairro Areal, possui uma estrutura composta de nove quadras, sendo oito de saibro e uma de piso duro. Os campeonatos internos garantem a movimentação dos amantes do esporte das raquetes no Dunas Clube. Enquanto isso, o Clube Brilhante oferece uma estrutura mais modesta, apenas três quadras, mas em compensação tem um fortíssimo torneio interno, que aconteceu em meados de abril e que terá suas finais durante o mês de maio.

   Para os que pretendem iniciar-se nos mistérios do tênis, o Parque Tênis Clube tem a oficina ministrada por Leonardo Oliveira, administrador da página do Facebook, Amigos do Tênis, que mostra um belo apanhado dos principais acontecimentos do mundo “tenístico” pelotense.

   Segundo Mauro Brandão, instrutor do Parque Tênis Clube, o tênis é procurado por pessoas que pretendem incrementar sua saúde com a prática de um esporte e ao mesmo tempo garantir uma alternativa de lazer e integração social. Atualmente, aproximadamente 600 tenistas estão cadastrados no PTC e Dunas Clube, destes mais de 200 participam de aulas diariamente.

   A maioria dos tenistas da Princesa do Sul consegue satisfazer sua vontade de jogar o esporte das raquetes, participando dos campeonatos internos, organizados pelo PTC, Dunas Clube e Clube Brilhante. Mas para os poucos que sonham em enfrentar as dificuldades da profissionalização, tais como a falta de patrocinadores, o incentivo vem da carreira de Filipe Brandão, o único tenista profissional da cidade de Pelotas e também o primeiro esportista da cidade a vencer um torneio no circuito profissional, láurea alcançada em Arequipa (Peru), no ano de 2015.

   Assim, longe dos holofotes e do glamour do circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o tênis de Pelotas vai crescendo, devagar, mas constantemente, e já é uma das principais alternativas de lazer de parte da juventude da nossa cidade.

Torneio Internacional de Páscoa do Parque Tênis Clube, 2016. FONTE: Luís Artur Janes Silva.

Sósia de Rafael Nadal prepara-se para uma partida no Torneio Internacional de Páscoa. FONTE: Luís Artur Janes Silva.

O futuro do tênis também esteve presente no Torneio Internacional de Páscoa. FONTE: Luís Artur Janes Silva.

Neste link temos reportagem produzida por Bruno Halpern para o Diário Popular, sobre o panorama do tênis na cidade de Pelotas.

Comentários

comments

Você pode gostar...