Comunicação, informação e aprendizagem: veja como foi a V Semana Acadêmica do Jornalismo

Evento trouxe diversos temas para debate com os futuros profissionais

Por Ana Beatriz Garrafiel

Na última semana, estudantes e professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram da V Semana Acadêmica do curso. Após quatro semestres, o evento voltou a ser pauta entre os alunos, que o concretizaram com sucesso. De 7 a 11 de outubro, palestras, oficinas e rodas de conversa reuniram diversas pessoas nos auditórios do campus II e do campus Porto para discutir temas importantes relacionados à profissão, ao mercado de trabalho e ao ambiente que os rodeia.

Coletivo Tim Lopes no primeiro dia da Semana. Imagem: Diulia Rocha

O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico do Jornalismo (CA Pagu), o Coletivo Tim Lopes e a Marte Agência de Conteúdo e teve como tema “O mercado das comunicações multiplataformas”. Micael Carvalho, 19 anos, está no 4º semestre e foi um dos organizadores. Ele contou um pouco sobre a ideia da realização: “vimos a necessidade de voltarmos com essa atividade de integração, não só dos alunos, mas da comunidade acadêmica em geral’’.

Micael, que também é participante do Coletivo Tim Lopes, primeiro coletivo negro do Jornalismo UFPel, comentou sobre como se deu a organização do evento: “pensando nos avanços da tecnologia e nos processos cada vez mais abrangentes, resolvemos construir a semana em cima das possibilidades do atual mercado de trabalho e, pensando na pluralidade, resolvemos separar os painéis: um dia para o Coletivo, um para o CA e um para a Marte. O Coletivo ficou responsável por trazer pautas e palestrantes voltados a causa negra, a Marte voltada a mulheres na assessoria de imprensa e o CA trouxe o painel ‘Formei, e agora?’, com palestrantes daqui de Pelotas’’.

Na segunda-feira (7), ocorreu a inauguração do evento e também do Coletivo Tim Lopes. Estiveram presentes as jornalistas Isabela Reis e Ediane Oliveira, e Seu Zé, locutor, produtor, operador de rádio e coordenador geral da RádioCom. Confira mais sobre o primeiro dia na reportagem de Julia Villas Boas https://wp.ufpel.edu.br/empauta/semana-academica-do-jornalismo-se-inicia-com-painel-inclusao-e-diversidade-o-papel-social-da-comunicacao/

Isabela, Seu Zé e Ediane, palestrantes do primeiro dia. Imagem: Thierri Cunha

Na quarta, a Marte Agência de Conteúdo preparou palestra e roda de conversa sobre mulheres na assessoria de imprensa e na comunicação pública, com a presença das jornalistas Fernanda Cadaval, Rosélia Falcão e Andréia Pires. Já na sexta, último dia, as atividades ficaram por conta do CA Pagu. Os repórteres Evelyn Bastos, Mateus Marques e Thiagor Janke conversaram com os ouvintes sobre as possibilidades no mercado de trabalho após a formação.

Terça e quinta foram os dias reservados às oficinas, que abrangeram áreas do Jornalismo como TV, áudio, vídeo e escrita. As atividades foram ministradas por profissionais de cada segmento. De modo geral, o evento possibilitou a prática e a discussão de diversos temas, ultrapassando as barreiras da universidade e contribuindo para a formação profissional e pessoal dos estudantes.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...