Carlos Machado e Renato Della Vecchia encerram a IV Semana Acadêmica do Jornalismo

Por Bibiana de Moraes Dias

            Nesta sexta-feira (19) aconteceu a última palestra da IV Semana Acadêmica do curso de Jornalismo da UFPel. O cronograma mudou pois o palestrante agendado não pode comparecer devido aos últimos acontecimentos de Brasília. Em substituição, compuseram a noite de palestras os ilustres profissionais: professor e cientista político Renato Della Vecchia e o jornalista da rádio Pelotense e líder sindical dos jornalistas Carlos Machado. Os palestrantes analisaram e pautaram com primor a situação política do país e o papel do jornalismo nessa situação. Receberam perguntas e dúvidas dos alunos e se basearam nelas para desenvolver seu discurso.

Foto: Bibiana de Moraes Dias

 

      Della Vecchia começou fazendo uma abordagem inicial, contextualizando e situando os alunos na política atual. Carlos Machado pontuou como o jornalista se posicionaria nesse cenário, lembrou que os alunos devem ter em mente que tipo de profissional desejam ser. Carlos questionou até onde vai a opinião política pessoal e o quanto ela deve interferir na atuação profissional do jornalista. Ele acredita que se pode trabalhar em um partido ou instituição com ideais diferentes dos seus ideais pessoais. Della Vecchia não é completamente de acordo com a posição do colega de mesa, ele aproveitou o tema para ressaltar que compreende que existem diferenças entre as pessoas e que só se pode criticar a atitude do outro se estiver na sua mesma posição. A importância da ética para o jornalismo também foi amplamente enfatizada pelos palestrantes, que a veem como fator imprescindível.

Foto: Bibiana de Moraes Dias

Foto: Bibiana de Moraes Dias

       O sistema político brasileiro também foi debatido, reforma na educação e na política foram saídas apresentadas pelos alunos e profissionais. Os palestrantes fizeram provocações e questionamentos aos estudantes, ponderaram sobre até onde devem ir os embates políticos e analisaram quais devem ser seus resultados. Conhecer a história, a sociedade, situar-se para agir foram os conselhos dos palestrantes. Para um jornalismo melhor a dica compartilhada por Carlos Machado e Renato Della Vecchia é fazer um trabalho que ajude a cidadania e que faça um serviço para a sociedade, denunciando e explicando com argumentos quando as coisas estão erradas.

      De forma leve e conversada os palestrantes discursaram sobre a nossa difícil situação política, deram conselhos e proporcionaram uma noite de aprendizado e debate em meio a esta semana tão polêmica para o Brasil.

    Douglas Dutra, integrante do Centro Acadêmico Patrícia Galvão e organizador do evento estava feliz com o resultado “é a Semana Acadêmica que devia ter acontecido no final do ano passado, mas pela greve teve que ser adiada, então a organização passou por inúmeras dificuldades como agendamento de espaços, de palestrantes, coisas que já estavam agendadas para o ano passado, tivemos que refazer tudo da estaca zero. Mesmo com todos os empecilhos a Semana foi a melhor possível pois teve o empenho de quem se dedicou a organizá-la.” A IV Semana Acadêmica do Jornalismo foi encerrada num cenário não muito confortável politicamente, mas deixou o sentimento de esperança e de renovação para o exercício do jornalismo.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...