Brasil tem final de semana positivo no tênis de duplas

Por Luís Artur Janes Silva

Neste final de semana, o tênis brasileiro viveu um grande momento, que coroou a boa fase dos duplistas nacionais no circuito da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). No domingo anterior (13), Bruno Soares havia conquistado o Masters de Xangai, junto ao croata Mate Pavic. Na final, os campeões encontraram o time formado pelo polonês Lukasz Kubot e por Marcelo Melo, outro brasileiro.

Marcelo Demoliner (esq) conquista o primeiro título da temporada. Imagem: Kremlin Cup/ Divulgação.

Já neste sábado (19), o tenista gaúcho Marcelo Demoliner conquistou o título de duplas no ATP 250 de Moscou, na Rússia. Atuando ao lado do holandês Matwee Middelkoop, venceram o time formado pelo italiano Simone Bolelli e o argentino Andres Molteni em sets diretos (6-1, 6-2). O jogo durou apenas 55 minutos.

Nascido em Caxias do Sul, o tenista de 30 anos ocupa atualmente a 52ª posição no ranking de duplas da ATP, e deverá subir cinco postos na listagem que será divulgada nesta segunda (21). Antes do título de Moscou, Demoliner havia conquistado o ATP 250 de Antalya (Turquia), junto com o mexicano Santiago Gonzalez, em 2018.

Nesta temporada, o gaúcho foi vice-campeão em Munique, ao lado do indiano Divij Sharan. Em Zhuhai (China), atuando com Middelkoop, nova derrota na final. No início de 2019, Demoliner conquistou o Challenger de Camberra (Austrália), jogando com o monegasco Hugo Nys.

O título conquistado por Demoliner demonstra o acerto do gaúcho na escolha do novo parceiro de jogo. Junto com Middelkoop, o brasileiro chegou à segunda final no circuito da ATP. Antes de fechar com o holandês, Demoliner atuou ao lado do indiano Divij Sharan, do chileno Nicolás Jarry, do sérvio Miomir Kecmanovic, do dinamarquês Frederik Nielsen, do britânico Dominic Inglot e do francês radicado em Mônaco, Hugo Nys. Até mesmo o simplista do momento, o russo Daniil Medvedev, formou time com o gaúcho. Eles atuaram juntos em quatro torneios. 

Enquanto isso, Bruno Soares quase conseguiu ganhar o segundo título consecutivo na temporada. Neste domingo (20), ao lado de Mate Pavic, o brasileiro foi vice-campeão do ATP 250 de Estocolmo (Suécia). Na final, a dupla Soares/Pavic caiu diante do duo formado pelo finlandês Henri Kontinen e o francês Edouard Roger-Vasselin, que triunfou em sets diretos (6/4, 6/2). O time de Soares havia passado na semifinal pelos grandes favoritos do torneio, o holandês Jean-Julien Roger e o romeno Horia Tecau, também em dois sets (6/2, 7/5).

Soares tentava o seu quarto título no ano de 2019 e o terceiro caneco em Estocolmo. Antes disso, havia sido campeão em 2009, ao lado de Kevin Ullyett (Zimbábue). Já em 2012, a glória maior veio ao lado de Marcelo Melo. Os dois haviam conquistado o vice-campeonato no ano anterior.

Mate Pavic, o companheiro de Bruno Soares, buscava a segunda conquista na Suécia. Em 2017, o croata foi campeão jogando com o austríaco Oliver Marach. Nos dois anos anteriores ao título, Pavic havia obtido o vice-campeonato, atuando com o neozelandês Michael Venus.

As decepções do ATP 250 de Estocolmo foram os campeões de 2018. Os britânicos Luke Bambridge e Jonny O’Mara foram eliminados na primeira fase do torneio nesta temporada. Bambridge atuou com o japonês Ben McLachlan. Enquanto isso, O’Mara jogou com o compatriota Ken Skupski e caiu diante da dupla Soares/Pavic.

Comentários

comments

Você pode gostar...