Brasil perde para seleção australiana e está fora do torneio olímpico de basquete feminino

Por Luís Artur Janes Silva 

Damiris brigou, mas não evitou a eliminação do Brasil. Crédito da imagem: FIBA

Neste domingo (09), tivemos a última rodada do Pré-Olímpico Mundial de  basquete feminino, que determinou dez seleções que estarão nas Olimpíadas de Tóquio, a partir do dia 24 de julho deste ano. Desde quinta, 6 de fevereiro, dezesseis seleções, divididas em quatro grupos, sediados em Belgrado (Sérvia), Ostende (Bélgica) e Bourges (França), definiram estas vagas aos Jogos Olímpicos. O Brasil fez parte do Grupo D, que também teve a participação de Porto Rico, França (país-sede da chave) e Austrália. Nossa seleção não fez grandes jogos e acabou derrotada nos três compromissos que teve, sendo a única eliminada do Grupo D.

O Brasil, que vinha da conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, estreou com derrota frente ao time de Porto Rico (89×91), em jogo no qual a Seleção chegou a estar com doze pontos de vantagem. Depois disto, o revés contra as francesas (72×89), obrigou as meninas brasileiras a buscar vaga às Olimpíadas diante da Austrália, segunda melhor do ranking da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Mesmo com um bom início, o Brasil pecou nos muitos erros de arremesso, no nervosismo na parte final do jogo e, claro, na melhor qualidade da equipe australiana, que triunfou pelo placar de 72×86.

Pela primeira vez, desde sua estreia nas Olimpíadas, em 1992, o Brasil ficará de fora do maior encontro mundial de todos os esportes. Dona de uma medalha de prata (1996), um bronze (2000) e, ainda, de um quarto lugar (2004), a seleção brasileira vinha decepcionando nas edições recentes do torneio olímpico de basquete feminino. Desde 2008, as nossas meninas obtiveram apenas duas vitórias nos quinze jogos que disputaram, sem passar da fase inicial em nenhum campeonato desde então. Ou seja, o basquete feminino brasileiro chega ao seu pior momento em décadas.

Antes do Pré-Olímpico, apenas EUA (atuais campeãs do mundo) e Japão (país-sede) tinham vaga em Tóquio. Mas, após este domingo de encerramento do Pré-Olímpico, as vagas restantes aos Jogos de Tóquio ficaram com a França, Austrália, Porto Rico, Sérvia, Nigéria, China, Espanha, Coreia do Sul, Canadá e Bélgica.

Comentários

comments

Você pode gostar...