Bate-papo com o músico Jonathan “Jow” Teixeira

Vocalista e guitarrista da banda 4Plus, o artista pelotense conta um pouco da relação que tem com a música

Por Matheus Garcia

Faz exatos oito anos que o miscigenado cenário cultural de Pelotas já não é mais o mesmo desde o surgimento da Banda 4Plus. Com uma pegada voltada para o pop rock, ela, inicialmente, seria um projeto solo do artista Jonathan Teixeira, de 24 anos. Hoje, é composta por Jow (como é carinhosamente chamado) nos vocais e guitarra, Marcos Robaina no baixo e Daniel Wilson na bateria, já tendo conquistado seu espaço na indústria musical do Estado.

O músico pelotense Jonathan Teixeira está há oito anos encantando o público com seu carisma, assumindo os vocais da banda 4Plus. Imagem: Divulgação/Rodrigo Viegas.

Nascido e criado em Pelotas, Jow é produtor fonográfico, graduado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com pós-graduação em Comunicação e Marketing. A paixão pelo mundo artístico acompanha Jow desde a infância, quando teve seu primeiro contato com a música. “Dizia aos meus pais que queria ser artista, falava na escola, participava de concursos de dança, música, qualquer coisa que fosse relacionado à arte”, relembrou.

Mas, foi na adolescência que Jow iniciou sua trajetória na música. Aos 12 anos, ele ganhou o primeiro violão e passou a aprender, de forma autodidata, a tocar o instrumento. “Tive contato muito próximo com alguns vizinhos que eram músicos. Aprendi tudo olhando, fui me desenvolvendo assim, de maneira um pouco sozinha, aprendendo um pouco de tudo, e somente depois comecei a frequentar aulas de música”, disse.

A partir daí, Jow se viu tão envolvido e encantado com este universo que não parou mais. Começou a tocar baixo em uma banda da escola em que estudava. Posteriormente, montou algumas bandas de garagem até chegar na 4Plus, em 2011. “Nessa época, estava com 16 anos e passei a criar minhas próprias composições e postar na internet para quem quisesse ouvir. Envolvi meus amigos nesse projeto, e tornei disso um grupo, uma banda, ainda não sei, estou descobrindo com vocês, mas vale a pena. Trocamos algumas muitas vezes de formação, mas já nos apresentamos em bares, pubs, festivais… Lugares bons, lugares não tão bons, mas que está maravilhoso sempre. Arrasando, eu diria! (risos)”, brincou.

Em 2014, a banda lançou o primeiro disco EP, intitulado “Nossa História”, e já emplacou dois singles sendo tocados na rádio Atlântida – o chamado “Nossa História” e a música “Você vai lembrar” (disponível no iTunes e Spotify). Também assinaram contrato com a produtora porto-alegrense Oba Music e, então, a vida passou a ser na estrada o tempo todo. Íamos e retornávamos de Porto Alegre para ensaiar, gravar sons e fazer mídia. Foi um período legal, lançamos o single “Descartar”, que foi divulgado por todo o RS. E até hoje essa é a música mais cantada nos nossos shows, é lindo!”, salientou o artista.

No ano seguinte, já cursando Tecnologia em Produção Fonográfica, foi premiado duas vezes em primeiro lugar na categoria “Composição Musical” do evento “Caça Talentos”, promovido anualmente pela UCPel para premiar os melhores projetos acadêmicos. “Ganhei esse título nos anos de 2015 e 2016 com as canções ‘Feita de Papel’ e ‘A Sós’, do projeto artístico ‘Allonso’, que está disponível via SoundCloud”, recordou. Ainda em 2016, Jow embarcou para a Argentina a fim de realizar intercâmbio social. Lá, deu aulas de Teoria e Percepção Musical para crianças carentes de uma ONG que luta contra a desnutrição infantil. “Aprendi muito, inclusive a me conectar comigo mesmo”, afirmou.

Formação atual da banda pelotense 4Plus – Marcos Robaina (baixo), Jonathan Teixeira (voz e guitarra) e Daniel Wilson (bateria). Imagem: Divugação/Rodrigo Viegas.

De volta ao Brasil, na correria do final da faculdade, gravou o álbum Allonso, que é totalmente autoral. Em 2017 e 2018, Jow se dedicou à gravação de videoclipes e lançamentos de novas músicas com a 4Plus. Também promoveu eventos, como o Tay Galega e Elektra em Pelotas. “Outro show que trouxe para a cidade foi o da banda “Lítera”, no qual proporcionei que artistas locais tivessem um contato mais próximo com músicos de outras capitais”, acrescentou ele. Além de se envolver no ativismo negro e a favor dos direitos dos LGBTQI+.

 

Fazendo um apanhado da tua carreira musical, o que tu destacarias como o que foi mais importante?

[Jonathan Teixeira] 4Plus e Allonso são meus bebês. 4Plus por eu ter criado e lançado para o mundo, por ter tocado em rádios, por ter participado de selos importantes no RS e por, ainda assim, continuar e resistir. Me deu de presente os singles Descartar e Dezembro, que são as músicas mais cantadas nos shows, e que eu diria que têm mais acessos na internet por conta dos clipes. E Allonso, por ser um projeto acadêmico com premiações importante, que me dá orgulho como compositor e produtor fonográfico.

 

Como é trabalhar com música de uma forma mais independente aqui no RS?

[J.T.] Trabalhar com arte é uma tarefa árdua, que envolve amor e dedicação. Precisa criar estratégias para aparecer para o público, falar com as pessoas, divulgar lançamentos, entrar em contato com casas de shows para fazer uma apresentação legal, conseguir patrocínios… Tudo é bastante complicado, mas a gente sobrevive, e ama o que faz. Os desafios sempre envolvem questões financeiras como lançar clipes, lançar música nova e claro, criar um público legal que te escute.

 

Quais são as tuas principais influências musicais? E as da banda?

[J.T.] É bem complicado perguntar principais influências pra um produtor fonográfico que escuta tudo, mas atualmente são Paramore, NeverShoutNever e artistas brasileiros como Jade Baraldo e Jão. Tenho escutado muito esses dois e são ótimos artistas. Já as da banda são Panic! At the Disco, Paramore e nós mesmos! Sempre digo isso! Se ame, garoto! (risos)

 

E os teus planos na música a curto e a longo prazo?

[J.T.] Pretendo continuar lançando singles, seguir atuando com produções artísticas, que é o que eu tenho feito ultimamente e seguir me jogando nesse mundo das artes, que é duro, mas maravilhoso.

 

Neste ano, com a 4Plus, Jow lançou o videoclipe “EGO”. A direção é de William Bandeira, da produtora Jorges Filmes, e conta com a participação dos atores Felipe Cremonini e Lizi Fonseca. Foi todo gravado no Pelotas Bier Hostel, em Pelotas, e tem produção artística da Musical Performance. O vídeo está disponível no YouTube e IGTV e a música pode ser ouvida nas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Deezer e SoundClound.

Comentários

comments

Você pode gostar...