Barraca da Saúde incentiva prevenção no Outubro Rosa

Câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo

Isadora Ogawa

Logo no começo do mês, as programações referentes ao Outubro Rosa tiveram início em Pelotas. E a Barraca da Saúde, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), esteve no Largo do Mercado Central junto com associações e instituições para apoiar a campanha de conscientização sobre o câncer de mama.

A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Pelotas, em parceria com a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aepecan), o Instituto Buquê do Amor (IBA), o curso  Dimensão e a Barraca da Saúde. No evento, estiveram presentes representando o projeto da UFPel os cursos de Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Psicologia, Nutrição, Jornalismo e Terapia Ocupacional.

UFPel no Outubro Rosa. Imagem: Isadora Ogawa

O movimento Outubro Rosa começou em 1990, em Nova Iorque e, desde então, tornou-se uma campanha mundial  de prevenção. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e é o tipo que mais mata mulheres, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Por isso, a campanha do Outubro Rosa tem por objetivo alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a necessidade da prevenção, do autoexame e do diagnóstico precoce.

A coordenadora do projeto Barraca da Saúde e professora do curso de Enfermagem da UFPel, Michele Mandagará, lembra da importância do autoexame: “o ideal é fazê-lo, através do toque, depois do período menstrual, entre sete e dez dias”. Ela ressalta que os homens também precisam ter esse cuidado visto que, apesar de ser raro, esse tipo de câncer também pode afetar o sexo masculino.

Avaliação bucal realizada no evento. Imagem: Isadora Ogawa

Ao som da banda do 4° Batalhão de Polícia Militar, o projeto de extensão da UFPel, com a ajuda do curso de Terapia Ocupacional, incentivou o toque, com uma atividade sensorial. Além disso, foram realizadas avaliações bucais e nutricionais e aferições de pressão arterial. “A Barraca da Saúde é isso: vida, prevenção e promoção da saúde”, finaliza Michele.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...