Alimentos orgânicos em contato direto com agricultores na Feira Ecológica ao Entardecer

Por Anderson Silveira

Toda quinta é dia de Feira Ecológica ao Entardecer. É no largo do Mercado Público de Pelotas que a comunidade pode adquirir alimentos saudáveis em contato direto com a agricultura familiar. Alguns produtores, organizados em cooperativas e associações, comercializam hortaliças, frutas, grãos, pães, bolos, geleias e outras mercadorias livres de agrotóxicos, das 14h às 19h30.

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1vkcIWH)

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1vkcIWH)

O cultivo e o comércio dos alimentos orgânicos têm agradado muitas pessoas, como a estudante de ciências sociais, Jéssica da Silva, que afirma ser consumidora ativa de alimentos orgânicos e avalia a iniciativa como excepcional. “Sou consumidora dos produtos agroecológicos desde 2010, quando vim estudar em Pelotas. Acho essa feira maravilhosa, pois são poucas cidades no sul do Brasil que têm algo como aqui. Os preços são equiparados ao do mercado e vale a pena vir fazer as compras da semana porque tem todos os produtos que a gente precisa”, disse.

Além do comércio de alimentos orgânicos, o contato direto entre agricultores e consumidores é um diferencial da Feira. Clientes e produtores destacam que a relação amistosa proporciona bem estar, além de conhecimento da procedência das mercadorias. A agricultora, e presidente da Associação Regional dos Produtores Agroecológicos da Região Sul (Arpa-Sul), Jurema Schiller, conta sobre o contato direto com o consumidor. “É muito boa a relação com os clientes, a gente conversa e troca ideias”, resume a agricultora.

Jurema explica que, antes da feira e da relação pessoal com os consumidores, muitos produtos eram desperdiçados. “Sou agricultora desde criança, meus pais eram e criei meus filhos assim. Antes plantávamos e dependia do comprador. Às vezes ele comprava batata e não comprava cebola, outras vezes comprava cebola e não comprava o feijão. Nisso se perdia muitos produtos. Hoje trazemos tudo para feira e comercializamos”, esclarece.

Em 2014, a Feira Ecológica ao Entardecer completa oito anos de promoção à alimentação saudável e orgânica. Com o tempo, ganhou mais clientes, propiciou amizades e fortaleceu a agricultura familiar da região sul.

Comentários

comments

Você pode gostar...