Acupuntura e nutrição: os benefícios de uma vida saudável

Por Émellem Rosa, Nicole Soares e Thuanny Cappellari

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. No Brasil, é reconhecida como terapia complementar e é utilizada por profissionais da área da saúde.

Simone Gomes de Freitas é nutricionista e iniciou especialização em acupuntura na Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) em Porto Alegre. Segundo ela, o objetivo é trazer uma melhora na qualidade do atendimento de seus pacientes, uma vez que muitos a procuram para emagrecer e às vezes o excesso de peso e obesidade são causados por transtornos psicológicos – como ansiedade, por exemplo. E a acupuntura é um importante aliado nesse tipo de tratamento.

A nutricionista explica que, na maioria dos casos, precisa encaminhar seus pacientes para psicólogos e psiquiatras, o que encarece e desestimula muitas pessoas. A acupuntura trata o corpo sem o uso de medicação e, em casos de dor, provoca o alívio imediato. Ajuda também em náuseas, enxaqueca, insônia e pode servir, inclusive, como sedativo para cirurgias e procedimentos em que comumente é utilizada a medicação.

A técnica utiliza agulhas descartáveis de aço inoxidável com a espessura de um fio de cabelo. Não há nenhum risco, pois além da assepsia feita antes da aplicação, todo material é esterilizado. Para quem ainda resiste às agulhas, a alternativa é a auriculoterapia.  Essa consiste no uso de sementes de mostarda ou outras esferas, sendo possível diagnosticar os pontos a serem tratados. Na orelha, cada ponto corresponde a um órgão do corpo.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

REEQUILÍBRIO ENERGÉTICO E REDUÇÃO DE PESO

A acupuntura promove um reequilíbrio energético podendo reduzir o estresse e diminuir a fome. Simone explica que há um mito de que a acupuntura emagrece. O que ocorre é que, através de um acompanhamento, pode-se descobrir a origem da dificuldade no emagrecimento e tratar transtornos de ansiedade, também responsáveis pelo aumento de peso.

PRIMEIRA CONSULTA

A primeira consulta é de aproximadamente uma hora, pois é necessário saber a principal queixa da pessoa, histórico médico, hábitos e estilo de vida. Todos esses fatores são fundamentais e interferem no tratamento. E, no mesmo dia, já é possível tratar a dor. A quantidade de sessões varia conforme a necessidade individual e deve respeitar o intervalo de 7 a 10 dias até a próxima consulta.

PONTOS A SEREM TRATADOS

Não se pode definir apenas um ponto para o tratamento. A nutricionista dá o exemplo de que estava com muita dor no ombro e informou ao acupunturista – que observou a região da cervical como problemática. Então ele investiu naquela região e aliviou sua dor. Isto é, você pode estar com alguma dor, que pode estar relacionada a outras partes do corpo. E o papel do acupunturista é, também, descobrir os pontos a serem tratados adequadamente.

INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

Não há contraindicação e os benefícios vão além do que o próprio paciente imagina estar tratando. Por exemplo, auxilia em problemas respiratórios, disfunções menstruais, depressão e dores em geral. A estimulação de músculos, nervos e tecidos conjuntivos aumenta o fluxo sanguíneo, eliminando endorfinas que, além de aliviar a dor, são responsáveis pela sensação de bem estar. Por promover o reequilíbrio energético no organismo, a acupuntura é um método importante na prevenção de doenças uma vez que fortalece a imunidade e promove uma melhor qualidade de vida.  Os chineses acreditam que a causa das enfermidades é a má distribuição da energia e, com essa técnica, é possível prevenir e tratar muitas doenças.

Simone Gomes de Freitas CRN 12086 Imagem: Thuanny Cappellari

Simone Gomes de Freitas CRN 12086
Imagem: Thuanny Cappellari

Comentários

comments

Você pode gostar...