A 47ª edição da Feira do Livro de Pelotas começou nesta quarta-feira

Comerciantes de livros almejam um movimento maior e melhor em relação ao ano passado

Por Nathianni Gomes

Organização do início da Feira. Imagem: Nathianni Gomes

A edição “Saberes e fazeres: escrevendo nossa história” da Feira do Livro de Pelotas contará com uma programação cultural diversificada. A partir desta quarta-feira (30), a Praça Coronel Pedro Osório sediará 18 dias de apresentações musicais, sessões de autógrafos, apresentações escolares, contações de histórias, além de um torneio de xadrez e do lançamento de um curta-metragem.

A abertura oficial será realizada pela Câmara Pelotense do Livro, na quinta-feira (31), às 19h, na Tenda Cultural, palco da feira. A cerimônia contará com a presença do orador Andrei Schlee, em homenagem ao pai e escritor Aldyr Schlee, da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e da patrona da feira, a professora e pesquisadora da UFPel Fernanda Oliveira.

Imagem: Reprodução/Feira do Livro

Na terça-feira, a exposição dos livros nas bancas se iniciou e a Feira começou a tomar forma. Daniel Ávila (46), gerente da Livraria Vanguarda, conta que a expectativa para este ano é superar os números do ano passado. “Estamos esperando um bom público, já que tem bastante novidade. Tivemos bastante procura de autores, foram mais de 12, então vai estar bem legal”, explicou.

“Sempre apostamos um pouco mais para ter uma renda maior. Mas também não se sabe, por conta da crise, se vamos ter essa venda toda”, ponderou o proprietário da Livraria Vício do Saber, Fabio Plamer (44).

As estruturas dos estandes, casas dos livros pelos próximos dias, já estão em fase de finalização. O evento contará com 12 bancas, sendo dez delas de comerciantes pelotenses e duas de fora do município. Além disso, haverá a presença de 50 autores com sessões de autógrafos de suas obras.

A maioria das atrações se dará na Tenda Cultural, junto à praça de alimentação. Outras, serão realizadas na Bibliotheca Pública Pelotense, como as contações de histórias e o torneio de xadrez; e no Museu do Doce, como o lançamento do curta “A última morada”, baseado na obra de João simões Lopes Neto.

De acordo com a programação oficial, o público pelotense poderá aproveitar todas as noites do evento, das 19h às 21h, para assistir apresentações musicais de samba, MPB, sertanejo, choro, jazz, pagode, bolero e rock.

A programação completa está disponível na página do Facebook da Feira Do Livro, com todos os horários de apresentações e os autores que divulgarão suas obras nas livrarias.

Comentários

comments

Você pode gostar...