2º Simpósio de Comunicação discute a desinformação

Por Thiago Lehn

Palestra com Raquel Recuero. Imagem: Thiago Lehn

Na última quinta-feira (19), o 2º Simpósio de Comunicação teve como palestrante a professora e pesquisadora Raquel Recuero. O evento foi promovido pela Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e teve como tema “A comunicação pública no contexto das mídias sociais e da desinformação”.

O objetivo da palestra foi mostrar de que forma a desinformação circula entre as diferentes redes sociais. “Devido às suas características, as redes sociais são a forma mais eficaz de criar e repassar informações falsas, mesmo que elas não sejam criações dos novos tempos”, diz a professora.

A pesquisadora também explica que mensagens podem ser agendadas e espalhadas no WhatsApp através de bots, com o objetivo de propagar mentiras em um ambiente que é visto pelas pessoas como privado e, por esse motivo, é mais legitimado do que uma notícia comum lida em sites ou outras redes sociais.

O modus operandi dos criadores de desinformação é selecionar um assunto de interesse público e acrescentar algumas mentiras, de maneira a entregar às pessoas uma visão “alternativa” aos fatos, a “verdade não dita”. Os criadores da maioria das fake news são os chamados veículos hiper-partidários, que tentam se passar por jornais, porém apenas com notícias selecionadas pela sua agenda política.

Outra questão levantada pela palestrante é que o contexto de polarização política, através das mídias sociais, cria câmaras de eco, onde os membros de determinado grupo só seguem, leem e consideram os seus semelhantes. Esse fato leva ao enfraquecimento da imprensa, o que foi observado nas eleições do presidente americano Donald Trump, do presidente Jair Bolsonaro e no contexto do Brexit.

Ao final, a professora reflete sobre a necessidade da educação para a mídia. Para ela, é de suma importância ensinar as pessoas sobre quais notícias e veículos confiar, a fim de que todos sejam nutridos de informações verídicas.

Além da professora Raquel Recuero, o evento também contou com o workshop “Comunicação na universidade: orientações para a produção de conteúdo”, direcionado ao público interno da FURG.

Comentários

comments

Você pode gostar...