Opt. Caráter Moral (2016-II)

Plano de Ensino

OS TEXTOS AQUI DISPONIBILIZADOS SÃO PARA USO ESTRITAMENTE ACADÊMICO, SEM QUALQUER FIM LUCRATIVO OU INTERESSE COMERCIAL.

Aula 01 – Introdução / Caracterização geral
Lecture 01

Leitura obrigatória:
– (Michael Slote) “Moral Sentimentalism” – Introdução
– (Michael Slote) “Moral Sentimentalism” – Capítulo 01

Leitura sugerida:
– (Tim Nagel) “Como é ser um morcego” – Link
– (Flávia Chagas) “Virtude e Sentimento Moral: Normatividade em Hume?” Link

Aula 02 – Conceito de Empatia/Simpatia
Lecture 02
Handout Extra

Leitura sugerida:
– Tratado da Natureza Humana (Hume) – Livro 3, Parte II, Seção 1 (Link)
Leitura obrigatória:
– (Michael Slote) “Moral Sentimentalism” Capítulo 01 (tradução)

Leitura sugerida:
– “Metaética em Hume” Link
– “Hume, as paixões e a motivação” Link

Aula 03
– evento

Aula 04
Lecture 04
Leitura obrigatória:
– (Michael Slote) “Moral Sentimentalism” – Cap. 03 – Empatia no Julgamento Moral

Aula 05 
Lecture 05
Leitura obrigatória:
– (Michael Slote) “Moral Sentimentalism” – Chapter 05 – How to derive ‘ought’ from ‘is’ (Link)
Leitura sugerida:
– O sentimentalismo contemporâneo – Link
– É a teoria do sentimentoslimo construtivismo de Jesse Prinz de fato construtivista? Link

Aula 06
Lecture 06
Leitura obrigatória:
– (Michael Slote) “Moral Sentimentalism” – Chapter 06 – The use of moral judgments’ (Link)

Aula 07
Lecture 07

Aula 08

Aula 09

Aula 10

Aula 11

Aula 12

Aula 13

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SEMINÁRIO
Apresentação:
– Tempo de apresentação: 60min (40m apresentação + 20m discussão)
– Entrega de um ‘handout’ para os colegas
– Recursos: quadro, datshow, etc.
Artigo:
– Entre 08 e 15 páginas
– Itens: Resumo; palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia
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Aula 14 –
– Celina – “Moralidade e Percepção” (P. Strawson)
– Felipe –  “Liberdade e Ressentimento” (P. Strawson)
Textos:
– “Moralidade e percepção” – Link
– “Liberdade e ressentimento” – Link

Aula 15
TED Talk– “The why and how of effective altruism” (Peter Singer)
– Mario – “O maior bem que podemos fazer” (Peter Singer)
– Marcos – “O maior bem que podemos fazer” (Peter Singer)
Texto:
– “O maior bem que podemos fazer” (Cap. 01 e 02) – Link
Aula 16
– Guilherme – “Patriarcado e paternalismo” (Michael Slote)
– Franciele – “Patriarcado e paternalismo” (Michael Slote)
– Renato – “O mundo como vontade e representação” (Arthur Schopenhauer)

Aula 17 – Entrege de Notas