Apresentação

O estudo “Multimorbidade e procura por serviços de urgência e emergência em Pelotas-RS: predição a partir de análises de inteligência artificial (EAI PELOTAS?)”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, é um estudo de base populacional realizado na cidade de PELOTAS-RS.

Seu principal objetivo é predizer a procura por serviços de urgência e emergência na população adulta e idosa do município, a partir de modelos de Machine Learning.

Entre setembro e dezembro de 2021, a coleta de dados foi realizada, resultando em 5723 pessoas entrevistadas. Nossos entrevistadores percorreram todos os bairros da cidade, sendo os moradores escolhidos de forma aleatória para garantir a representatividade da amostra.

Em setembro de 2022 está previsto o primeiro acompanhamento do EAI PELOTAS?, no qual todos os participantes serão novamente entrevistados para identificar a utilização dos serviços de urgência e emergência, ocorrência de doenças crônicas, dentre outras perguntas.

 

 

Conheça os membros do EAI PELOTAS?

Multimorbidade e simultaneidade de fatores

Hoje, o assunto será sobre multimorbidade e simultaneidade de fatores de riscos à saúde, os quais podem começar na adolescência e seguir até a vida adulta.  Ambos os assuntos são problemas globais de saúde e que afetam a vida de milhares de pessoas. Assim, buscamos descrever neste artigo, como a multimorbidade e a simultaneidade de …

Leia mais

Machine Learning: Aprendizado de máquinas na saúde e para a predição de doenças crônicas não transmissíveis

As novas ferramentas digitais proporcionadas pela tecnologia Atualmente, a sociedade é permeada por tecnologia, nas mais diversas e variadas áreas e setores. Os avanços tecnológicos proporcionam novas e interessantes formas de realizar determinadas tarefas, como, por exemplo, ajudar na elaboração e realização de pesquisas relacionadas à saúde. Essas inovações trazem ferramentas e softwares que são …

Leia mais

A Complexidade da Multimorbidade

A complexidade da multimorbidade desde a condição até seus impactos socioeconômicos Conhecida como multimorbidade, a condição responsável por assolar grande parte da população mundial é caracterizada pela presença de dois ou mais problemas relacionados à saúde. Dessa forma, esses problemas incluem condições físicas, como doenças cardíacas, pulmonares e diabetes, como também estão relacionados à saúde …

Leia mais

Você conhece o projeto Eai Pelotas?

O estudo “Multimorbidade e procura por serviços de urgência e emergência em Pelotas-RS: predição a partir de análises de inteligência artificial (EAI PELOTAS?)”, da Faculdade de Enfermagem da UFPel, é de base populacional realizado na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal pressagiar a busca por serviços de urgência e emergência …

Leia mais