Curso de Filosofia EAD promove encontro para discutir sobre políticas de formação de professores

Atividade reuniu tutores e professores do curso de Filosofia EAD em 9 de junho na UFPel

Para debater sobre os impactos das políticas institucionais para a formação professores e seus reflexos curriculares à Filosofia, professores e tutores, presenciais e a distância, do curso de Licenciatura em Filosofia a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram de encontro no auditório do Centro de Artes, em 9 de junho, durante manhã e tarde. A discussão centrou-se nas transformações nas políticas nacionais de formação de professores, no contexto da reforma das licenciaturas, prevista para vigorar em julho de 2018, da implementação da Base Curricular Comum para a Educação Básica, instituída em dezembro de 2017, e do debate em torno da denominada “Reforma do Ensino Médio”

A Base Curricular Comum para a Educação Básica trata-se de um conjunto de diretrizes que visa a orientar o currículo escolar, das redes públicas e privadas, de todo o País. Nesse documento, estão indicados os conhecimentos, competências e aprendizagens essenciais para crianças e jovens na Educação Básica. A Base Curricular foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2017. Já a reforma das licenciaturas prevê, a partir de julho de 2018, o aumento da carga horária dos cursos de Licenciatura, entre outras diretrizes curriculares. Com esse panorama, o evento objetivou “entender melhor como a Filosofia estará estruturada nesse novo sistema, o espaço que ganha; e espaço que perde; se é isso é bom ou ruim”, explica o professor de Filosofia e um dos organizadores do encontro, Keberson Bresolin.

Os temas foram debatidos nas palestras “A reforma das Licenciaturas e a política institucional para formação de professores”, proferida pela professora Vanessa Leite; e “A Base Nacional Curricular para o Ensino Médio”, por Rita de Cássia Rodrigues. Além das exposições, o evento contou com informes sobre a Educação a Distância na UFPel e com mesa redonda da coordenação do curso de Filosofia EAD, para levar as discussões às especificidades pedagógicas do curso.

O Curso de Filosofia

O curso de Licenciatura em Filosofia a distância da UFPel, criado em janeiro de 2014, é oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Programa UAB, instituído pelo Governo Federal em 2006, consiste numa rede integrada por Instituições Públicas de Ensino Superior, com o apoio de estados e municípios para a oferta de cursos, na modalidade a distância, às comunidades com dificuldades de acesso ao Ensino Superior. Atualmente, o curso de Filosofia a distância da UFPel atende 19 polos no interior do Rio Grande do Sul. Possui 34 turmas regulares, tendo mais de 1,1 mil acadêmicos vinculados.

Publicado em 29/06/2018, na categoria Licenciatura em Filosofia.