Início do conteúdo

UAB recebe propostas para sistema de provas virtuais

Instituições de Ensino Superior poderão participar de Edital de fomento à elaboração de provas virtuais 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou edital (n° 40/2017) para elaboração de sistema para provas virtuais. Os projetos poderão ser submetidos pelas Instituições de Ensino Superior integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), via on-line, de 30 de outubro a 27 de novembro de 2017. O objetivo é incentivar a inovação pedagógica por meio de desenvolvimento e disseminação de ferramentas tecnológicas para uso no ensino, promover a melhoria da qualidade do ensino superior público, com métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, e estimular o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para uso público.

Os projetos devem ser submetidos à Capes pelo formulário de propostas on-line, com o acesso a ser enviado aos coordenadores institucionais UAB e adjuntos. Para participação no Edital, será aceito um projeto por Instituição de Ensino Superior pertencente ao programa UAB. O gerenciamento será de responsabilidade do coordenador UAB ou do coordenador UAB adjunto. A solução proposta no projeto deverá contemplar, entre outros itens presentes no Edital, sistema automatizado, remoto, de acesso via Web, adaptável às plataformas e navegadores atuais, responsivo e, também, dispor de aplicativos para dispositivos móveis; identificação do estudante (antes, durante e no término da avaliação); recurso de inserção de questões de diferentes tipos; contador de tempo de resposta; correção automática de questões; e disponibilização de resultado com rendimento do estudante.

Os projetos aprovados serão financiados com recursos no valor global estimado de R$ 1 milhão de reais para itens de capital e custeio oriundos do orçamento da Capes, de acordo com valores disponíveis pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2018. Cada projeto deverá ter o valor máximo de financiamento de R$ 300 mil.

(Com informações da ‘CCS/Capes’)

Publicado em 30/10/2017, nas categorias Capes/UAB, Editais.