Speaker – Ricardo Matsumura

Ricardo Matsumura Araújo
Universidade Federal de Pelotas (Brazil)

Classificação de Imagens com Redes Neurais Convolucionais

Language: Portuguese

Date: October 28th / 09h00 – 11h00

Abstract

Redes Neurais Convolucionais são modelos de aprendizado de máquina capazes de automaticamente extrair características de dados que possuem relações espaciais ou temporais, como imagens, e que revolucionaram tarefas como classificação, segmentação e síntese de imagens e áudios. Neste curso entenderemos o que são estas redes e o que as diferenciam de modelos clássicos de aprendizado de máquina, com exemplo prático de aplicação por meio da biblioteca PyTorch.

 

Hub de Inovação em Inteligência Artificial (H2IA)

Language: Portuguese

Date: October 28th / 11h00 – 12h00

Abstract

O Hub de Inovação em Inteligência Artificial (H2IA) é um projeto que visa alavancar tecnologias baseadas em IA para o desenvolvimento econômico e social do país. Criado em 2019 na Universidade Federal de Pelotas, o H2IA oferece diversas ações que vão desde capacitação e consultoria até projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Conta com parcerias com diversas empresas e instituições e é um dos projetos prioritários do programa INOVA do Governo do Estado do RS. Nesta palestra as motivações por trás do Hub serão apresentadas, bem como seu funcionamento e ações passadas e futuras.

 

Biography

Ricardo atua em pesquisa e inovação na área de Inteligência Artificial há mais de dez anos, com ênfase em Aprendizado de Máquina. É professor na Universidade Federal de Pelotas, onde atua junto aos cursos de graduação e pós-graduação em Computação, e coordenador do Hub de Inovação em Inteligência Artificial.