Speaker – Aldo Von Wangemhein

Language: Portuguese

Date: October 26th / 11h00 – 12h00

Abstract

Com os recentes enormes avanços que estamos vivenciando na área da Visão Computacional, é fácil considerarmos esta área como uma área de pesquisa recente na Computação. Na verdade, pesquisas em Visão Computacional iniciaram-se na década de 1960, inclusive com muitas pesquisas pioneiras naquela época já utilizando redes neurais. Nestes 60 anos de pesquisa em visão computacional muita coisa aconteceu e, na década de 2010, a área se dividiu em dois grandes paradigmas: a Visão Clássica e a Visão com Aprendizado Profundo.  Como se caracterizam esses dois paradigmas? Qual foi a sua evolução? Para onde estamos indo? Estas são perguntas que vamos abordar na nossa palestra.

Biography

É Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atua na Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com ênfase nos temas: análise inteligente de imagens e deep learning, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital – INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM) e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT – ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 – Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 – Conteúdo – do SBTVD – Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Foi Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE – Rede Universitária de Telemedicina.