Calendário 2021 e Solicitação de Matrícula – informes

Prezado/a aluno/a

Leia este informe até o final.

O Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão – COCEPE não aprovou em 27 de maio nossa proposta de Calendário Acadêmico (que previa nosso término de ano letivo ainda em 2021) e irá apreciar outra proposição em 10 de junho.

A decisão que será tomada nesta reunião (positiva ou negativa) será imediatamente comunicada via e-mail para todos. Portanto, fique atento.

Nesta reunião será apreciada proposta de calendário que segue abaixo. Aproveito para orientá-los a respeito dos procedimentos.

 

12 e 13 de junhoSolicitação de matrícula (obrigatórias e optativas):

Alunos ingressantes – não necessitam fazer a solicitação para disciplinas obrigatórias, eis que cabe ao Colegiado realizar suas matrículas. Para as disciplinas optativas há instrução abaixo.

Demais alunos – Neste período deverá ser feita a solicitação de matrícula para as disciplinas obrigatórias e a solicitação de matrícula nas disciplinas optativas de acordo com o pré-requisito.

Os prováveis formandos deverão promover também neste período a inscrição na Monografia Final e nas Atividades Complementares, além das demais disciplinas pertinentes.

 

Para realizar a solicitação, acesse o Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br/dashboard/) / aluno/ cadastros/ solicitação de matrícula.

 

15 e 16 de junho – Confirmação da solicitação:

A confirmação da solicitação nas disciplinas obrigatórias e optativas deve ser feita por todos os alunos.

Neste período deverão ser solicitadas as matrículas em disciplinas optativas com quebra de pré-requisito e nas disciplinas que serão cursadas por dependência (até 2 disciplinas).

As disciplinas Direitos Humanos, Direito Eleitoral e Pedagogia Jurídica não possuem pré-requisito.

Acesse o tutorial para saber como realizar a correção de solicitação de sua matrícula:

https://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:siga:visao_geral:sol_correcao_matricula

 

Sobre as disciplinas optativas

Cada disciplina optativa possui 30 vagas e os alunos formandos têm prioridade na ocupação. Conforme já mencionado, seguiremos com a exigência de pré-requisito no momento da solicitação e obedecendo a ordem decrescente de preferência (5º ano, 4º ano, 3º ano, 2º ano e 1º ano).

A quebra de pré-requisito será feita tanto quanto haja vagas disponíveis na disciplina. A ocupação destas vagas seguirá também a ordem decrescente.

 

Troca de turno –

Alunos que pretendem realizar troca de turno devem encaminhar seu pedido para colegiadodireito@ufpel.edu.br mediante comprovação da justificativa para análise até 11 de junho.

 

Provável Calendário – ano letivo 2021 –

Início – 21/06/2021 a 17/07/2021

Recesso – 18/07/2021 a 1º/08/2021

1ª Retomada – 02/08/2021 a 18/12/2021

2ª Retomada – a ser definida

Exames – a ser definido.

 

Horários

Os horários estão disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/direito/files/2021/05/HORARIO-2021-DIREITO.pdf

 

Considere, por fim, e como já dito, que as datas acima serão analisadas pelo COCEPE e a decisão imediatamente comunicada.

Pondere também que o ensino remoto é extremamente exigente nas leituras, organização de tempo e acompanhamento e que o abando/desistência da disciplina ao longo do ano letivo acarretará nota zero, diminuindo sua média geral. Para evitar este inconveniente, fique atento ao prazo de trancamento de matrícula que oportunamente será divulgado.

Dúvidas podem ser encaminhadas para colegiadodireito@ufpel.edu.br.

At.
Prof. Cláuber Santos

 

Publicado em Sem categoria.