Programação Suldesign 2019

16 — 19 / SET / 2019

Entrada Gratuita
Local: Centro de Artes – UFPEL
Endereço: Rua Álvaro Chaves, 65 – Pelotas/RS
Formulário de Inscrição: http://bit.ly/suldesign_2019

Para participar de qualquer atividade é necessário estar inscrito e fazer o credenciamento para recebimento do crachá. A participação nas oficinas é por ordem de chegada e está sujeita à capacidade das salas.

Clique sobre as atividades na tabela abaixo para obter informações detalhadas.
(No celular, vire a tela na horizontal para visualizar toda a tabela)

SEG

16/set

TER

17/set

QUA

18/set

QUI

19/set

MANHÃ

8h — 12h

8h — 11h30
Credenciamento


8h30 — 12h
Oficinas

8h30 — 12h
Oficinas
8h30 — 12h
Oficinas


8h30 — 12h
Roda de Conversa

TCCendo: os bastidores
Mediação:
Andreia Brito

8h30 — 12h
Oficinas


8h30 — 12h
Workshop Dex01

Cristiano Fernandes
Como fazer design de apresentações que contam histórias e transformam informações em resultados

TARDE

13h30 — 18h

13h30 — 19h30
Credenciamento


14h — 18h
Oficinas

14h — 18h
Oficinas


16h30 — 18h
Palestra

Felipe Merker Castellani
Som, espaço e interatividade: inter-relações entre arte e design no campo da artemídia

14h — 18h
Oficinas


14h – 18h
Workshop Prodigious

Yuri Lima
Ilustração vetorial com enfoque em desenho de personagens, isometria e iconografia

14h — 18h
Oficinas
NOITE

19h — 22h

19h – 19h50
Cerimônia de Abertura


20h – 20h50
Palestra

Lúcia Weymar
Os Lucíadas: Design de Viagem, Viagem no Design, Brasil-Portugal


21h – 22h
Abertura da Exposição

20 Anos de Design: uma retrospectiva
e
Mostra Digital do Festival de Design

19h – 19h50
Palestra

Alex Maldonado
Lucas Lopes

(Possible)

Aplicativos são irrelevantes. O dia-a-dia do design na Possible Brasil


20h – 20h50
Palestra

Ana Margarites
Cartografia de um Feminismo Pirata

19h – 19h50
Palestra

Taís Barboza
Fabiana Franck

(Prodigious)

O caminho é longo, mas a derrota é certa: Por que nós, designers, estamos cada vez mais nos autossabotando?


20h – 20h50
Palestra

Carolina Brum
Design no contexto da comunicação organizacional: experiências no mercado imobiliário

19h – 20h50
Mesa-Redonda

O design nos próximos 20 anos
Cristiano Fernandes (Dex01);
Gisele Treptow (Incomum);
Pedro Pazitto (Garupa);
Mediação:
Thais Sehn


21h — 21h30
Festival de Design

Premiação de Trabalhos Acadêmicos


21h30
Encerramento e Confraternização

Informações Detalhadas

Credenciamento

A Central de Crendeciamento estará disponível durante todo o evento no saguão do Auditório 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65), para entrega dos crachás, confirmação de presença nas palestras, inscrições no ato e resolução de dúvidas.

Ao chegar pela primeira vez no evento, dirija-se até a Central de Credenciamento para validar a sua inscrição e receber o seu crachá, liberando o seu acesso às palestras e oficinas.

A confirmação de presença nas palestras e atividades do Auditório 2 será realizada diretamente na Central de Credenciamento. Para as oficinas e workshops, haverá uma lista de presença disponível em cada sala.

Para evitar filas e atrasos, solicitamos que preencha antecipadamente o Formulário de Inscrição e chegue ao local com antecedência para realizar o Credenciamento.


Cerimônia de Abertura

Data: 16/09/2019 (Segunda-feira)
Hora: 19h às 19h50
Local: Auditório 2 – Centro de Artes UFPEL (Rua Álvaro Chaves, 65)

Para dar início ao evento, preparamos uma linda cerimônia de abertura, com muitas surpresas que certamente irão emocionar a todos os presentes. Não perca!


Palestras

SEG, 16/09 – 20h – Auditório 2 – CA/UFPEL

Os Lucíadas: Design de Viagem, Viagem no Design, Brasil-Portugal

Lúcia Bergamaschi Costa Weymar
Pós-doutora pelo Núcleo de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde acaba de realizar a pesquisa Os Lucíadas: Design de Viagem, Viagem no Design, Brasil-Portugal, sob supervisão do professor Jorge dos Reis (ULisboa, 2019). Doutora em Comunicação Social (PUCRS, 2010). Mestre em Educação (UFPel, 2000). Graduada em Artes Plásticas (Furg, 1989). Professora do Mestrado em Artes Visuais do Centro de Artes/UFPEL, no qual ministra a disciplina D’autor, aproximações entre design e arte. Professora Associada dos Cursos de Design do Centro de Artes/UFPEL e responsável pelas disciplinas Design de Identidade, Projeto de Cartaz e Design Autoral. Pesquisa temas ligados à autoria em design na pesquisa (Des)autoria, design e arte. Idealizadora do Suldesign Encontro em 1999; do Suldesign Estúdio em 2005 e do Projeto de Extensão Suldesign Galeria, em 2017. Responsável técnica e artística pela criação da Paralelo 31, Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV–UFPEL).


TER, 17/09 – 16h30 – Sala 502 – CA/UFPEL

Som, espaço e interatividade: inter-relações entre arte e design no campo da artemídia

Felipe Merker Castellani
Felipe Merker Castellani (São Paulo, SP, 1984) é artista sonoro e multimídia, pesquisador e professor. Suas pesquisas práticas e teóricas atuais têm como campo problemático a criação musical em relação a outras práticas artísticas, como o vídeo e a dança, especificamente em contextos de criação coletiva e colaborativa. Desenvolve instalações interativas, videoinstalações e performances audiovisuais em parceria com artistas de diversas áreas. Atualmente é professor adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua nos cursos de bacharelado em Música e Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Artes Visuais.


TER, 17/09 – 19h – Auditório 2 – CA/UFPEL

Aplicativos são irrelevantes. O dia-a-dia do design na Possible Brasil

Alex Maldonado – Diretor de Criação na Possible Brasil
Formado em Artes Visuais – hab. em Design Gráfico e Mestre em Design pela UniRitter, trabalha há 16 anos com design para mídias digitais. Começou na AG2 (agora Sapient AG2), onde teve a chance de projetar para algumas das maiores marcas brasileiras. Mais tarde, na Conrad Caine (agora Possible Alemanha), entrou no mercado europeu, projetando para empresas globais. Liderou sua equipe de design no Brasil e apoiou a abertura de um escritório de criação na Argentina. Mudando-se para Portugal, investiu em uma carreira freelancer, trabalhando para clientes diretos e agências. De volta a Pelotas, trabalha como Diretor de Criação na Possible Brasil junto a um talentoso time de 13 designers.

Lucas Quaresma Lopes – Head de Design na Possible Brasil
Atual Head of Design no time da Possible Brasil é designer gráfico formado pela UFPEL, com passagem pela Emily Carr University of Arts + Design em Vancouver pelo programa Ciência Sem Fronteiras, e trabalha com digital desde 2013. Tendo começado como diretor de arte em projetos independentes e agências locais, passou por diversas funções até encontrar-se como arquiteto de informação na AG2 Nurun e, posteriormente, na disciplina profissional do projeto de experiências, uma lente através da qual realiza a busca constante de visão holística da experiência de produtos e serviços para a criação de interações significativas entre os usuários e as marcas, produtos e serviços.


TER, 17/09 – 20h – Auditório 2 – CA/UFPEL

Cartografia de um Feminismo Pirata

Ana Paula Margarites
Ana Paula Margarites é professora no IFSul – Campus Pelotas nos cursos Técnicos e de Bacharelado na área de Design, além da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação. É Bacharel em Design Gráfico e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente cursa Doutorado em Educação na mesma instituição, pesquisando feminismos brasileiros nas redes sociais a partir das filosofias da diferença. Possui mais de quinze anos de experiência profissional nas áreas de Design Digital e Gráfico. Seus interesses de pesquisa incluem Teorias e Filosofias do Design, Design Digital, Filosofias da Diferença, Estudos de Gênero, Feminismos e Sites de Redes Sociais.


QUA, 18/09 – 19h – Auditório 2 – CA/UFPEL

Título: O caminho é longo, mas a derrota é certa: Por que nós, designers, estamos cada vez mais nos autossabotando?

Taís Barboza – UX Designer na Prodigious
Designer Digital pela UFPel, já trabalhou com diagramação de impressos, animação, UI Design, coordenação, e ao longo disso tudo, descobriu uma paixão por UX. Hoje trabalha para se desenvolver nessa área e entender como o design pode ajudar ainda mais as pessoas.

Fabiana Franck – UX/UI Designer na Prodigious
Apaixonada pelo design e pela forma como ele facilita o nosso dia a dia, hoje, é formada em Comunicação Visual e estudante de Bacharelado em Design no IFSul. Já trabalhou com direção de arte, diagramação e mídias sociais. Atualmente, trabalha com UX e UI, buscando equilibrar o melhor das duas áreas no desenvolvimento de projetos digitais.


QUA, 18/09 – 20h – Auditório 2 – CA/UFPEL

Design no contexto da comunicação organizacional: experiências no mercado imobiliário

Carolina Brum
Formada em Design Gráfico pela UFPEL e em Publicidade e Propaganda na UCPel, especializou-se em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há 12 anos em agências de comunicação e empresas e há 6 anos é gerente de marketing na imobiliária Casarão Imóveis.


Mesa-Redonda

QUI, 19/09 – 19h – Auditório 2 – CA/UFPEL

O design nos próximos 20 anos

Cristiano da Silva Fernandes – Dex01
Formado em Desenho Industrial pela ETFPEL (atual IFSUL). Foi sócio fundador e trabalhou na AG2Nurun como Diretor Executivo de Design por 16 anos até a agência ser vendida para o Publicis Group. Trabalhou com grandes clientes, em 3 unidades no Brasil. Ao longo dos anos teve muitas oportunidades de aprender, trabalhar e obter resultados como designer visual e UX / UI com grandes marcas como Chevrolet, Bradesco, Embraer, Perdigão, Jogos Olímpicos Rio 2016, Nestlé, Toyota, Habibs e Grupo Martins. Atualmente se dedica ao coach de design, com a missão de fazer das pessoas melhores designers de suas próprias vidas.

Gisele Treptow – Incomum
Formada em Comunicação Social – Hab. em Publicidade e Propaganda na UCPEL e pós-graduada em Design de Produto na PUC. Profissional com 24 anos de experiência, é sócia-fundadora da agência Incomum e responsável por direções criativa e estratégica de comunicação para marcas de diversos setores e abrangências de atuação. Faminta, escabelada e mãe de duas meninas, é apaixonada pelo que faz.

Pedro Pazitto – Garupa design
Designer gráfico formado pela UFPel e pós-graduando em Gerenciamento de Projetos pelo Senac-RS, atua como coordenador de operações e designer na Garupa Design. Através da atuação da empresa como produtora de design, teve papel fundamental em projetos de clientes como C&A, Bradesco, Siemens, Vivo, entre outros.

Thais Cristina M. Sehn (Mediadora)
Thais Sehn é formada em Design Gráfico pela UFPEL. Atualmente é doutoranda em Design na UFRGS, com período sanduíche financiado pela Fulbright na University of Illinois at Urbana-Champaign. Já atuou como professora nos cursos de Design da UFPEL e de Publicidade e Propaganda na PUCRS. Trabalha como designer gráfica em seu escritório Âme Studio Criativo desde 2015. Como pesquisadora atua nas áreas do Design Editorial, Memória Gráfica e Design Emocional.


Workshops

QUA, 18/09 – 8h30 – Auditório 2 – CA/UFPEL

Roda de Conversa: TCCendo – os bastidores

Mediação: Andreia Bordini de Brito – Professora do Curso de Design/UFPEL

Aberto aos alunos que defenderam o TCC nos Cursos de Design Gráfico e Design Digital e queiram apresentar as principais informações sobre a sua pesquisa e debater sobre essas atividades com os participantes.


QUA, 18/09 – 14h – Sala 303 – CA/UFPEL

Ilustração vetorial com enfoque em desenho de personagens, isometria e iconografia

Yuri Lima – Prodigious
Bacharel em Design pelo IFSul, atua como UI designer e ilustrador na Prodigious BR, produtora digital do grupo Publicis. Tem 9 anos de experiência na área e já trabalhou com clientes como: Bradesco, Michelin, Toyota, Ultragaz, Vivo, Ninho, além de alguns clientes locais. Se caracteriza por ter um estilo variado de técnicas de ilustração, tendo como preferência vetor e pintura digital.
Pré-requisito: Noções básicas de desenho
Vagas: 12


QUI, 19/09 – 8h30 – Sala 203 – CA/UFPEL

Como fazer design de apresentações que contam histórias e transformam informações em resultados

Cristiano da Silva Fernandes – Dex01
Formado em Desenho Industrial pela ETFPel (atual IFSul). Foi sócio fundador e trabalhou na AG2Nurun como Diretor Executivo de Design por 16 anos até a agência ser vendida para o Publicis Group. Trabalhou com grandes clientes, em 3 unidades no Brasil. Ao longo dos anos teve muitas oportunidades de aprender, trabalhar e obter resultados como designer visual e UX / UI com grandes marcas como Chevrolet, Bradesco, Embraer, Perdigão, Jogos Olímpicos Rio 2016, Nestlé, Toyota, Habibs e Grupo Martins. Atualmente se dedica ao coach de design, com a missão de fazer das pessoas melhores designers de suas próprias vidas.
Material necessário: Post-it, papel branco, lápis, borracha, canetinhas coloridas diversas.
Vagas: 15


Oficinas

Nesta edição especial do Suldesign, contamos com o apoio do Centro Acadêmico do Design (CADE) para oferecer mais de 30 oficinas gratuitas aos participantes, ao longo dos quatro dias do evento.

   Clique aqui para acessar o Guia de Oficinas


Exposições

SEG, 16/09 – 21h – Suldesign Galeria – CA/UFPEL

20 Anos de Design: uma retrospectiva

A exposição apresenta uma linha do tempo recontando momentos marcantes na história do curso de design da UFPEL desde a sua fundação, além de peças gráficas, fotografias e objetos coletados ao longo destes 20 anos. Oportunidade para rever e relembrar eventos, festivais, mostras e vivências entre alunos, professores, técnicos e funcionários. Uma experiência de nostalgia, memória e reencontro.

Também na galeria estará em exibição a Mostra Digital do Festival de Design, com os trabalhos acadêmicos selecionados (mais informações no tópico abaixo).

A Suldesign Galeria fica no hall de entrada do Auditório 2 do Centro de Artes da UFPEL.


Festival de Design

QUI, 19/09 – 21h30 – Auditório 2 – CA/UFPEL

Mostra Digital e Premiação de Projetos Acadêmicos

O Festival de Design da UFPEL tradicionalmente seleciona os melhores trabalhos acadêmicos desenvolvidos nas disciplinas dos cursos de Design, com o objetivo de incentivar a busca por qualidade e enriquecer o currículo dos alunos por meio da exposição e da premiação dos projetos.

Os trabalhos são agrupados em onze categorias: Identidade Visual, Tipografia, Sinalização, Cartaz, Editorial, Embalagem, Design de Superfície, Design de Jogos, Web Design, Mobile Design e Motion Design. Cada categoria terá um vencedor, com direito a troféu, além do prêmio de Primeiro Lugar Geral para o grande vencedor do Festival. A seleção é realizada pelos professores e técnicos do Colegiado dos Cursos de Design da UFPEL.

Os projetos estarão em exibição na Mostra Digital do Festival, que acontece junto à exposição dos 20 Anos, na Suldesign Galeria. A cerimônia de premiação, com anúncio dos vencedores e entrega dos troféus, será na noite de quinta-feira, às 21h30, no Auditório 2 do CA/UFPEL.

 
 


Eventos anteriores

10/JUNHO/2019

Palestra com Carlo Franzato e Fabrício Tarouco

Entrada Gratuita
Hora: 18h30min
Local: 
Auditório 2 do Centro de Artes
Endereço: 
Rua Álvaro Chaves, 65 – Pelotas/RS
Inscrições encerradas.

Clique aqui para saber mais sobre os palestrantes