Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Departamento de Filosofia
Início do conteúdo
Especialização

Especialização

Criado em 1997, o Curso de Pós-Graduação em Filosofia da UFPEL concentrou seus esforços na Especialização em Filosofia Moral e Política. O resultado do empenho de um reduzido número de docentes levou à consolidação, dez anos depois, do Mestrado em Ética e Filosofia Política. O Curso de Especialização, todavia, acabou por ser desativado no segundo semestre de 2007, pelo fato de somente existirem oito professores efetivos para dar conta da Graduação e do Mestrado em Filosofia.

Entre setembro de 2007 e fevereiro de 2013, muitas foram as transformações no Departamento de Filosofia − que conta, atualmente, com quatorze professores efetivos. Em termos de Ensino, conforme o resultado do ENADE divulgado pelo MEC em dezembro de 2012, o Curso de Filosofia da UFPEL foi classificado como o nono melhor do país e o primeiro no Estado do Rio Grande do Sul. No que diz respeito à Pesquisa, as Bolsas de Produtividade do CNPq atestam a qualidade das investigações de nosso quadro docente. A própria Dissertatio – Revista de Filosofia, ascendeu, em 2010, à classificação B1 no Qualis da CAPES (e recentemente A2). A Extensão, por sua vez, através de diversos projetos, vem articulando, cada vez mais, a relação entre Ensino e Pesquisa em interação com a comunidade em geral.

Todos esses acontecimentos criaram as condições para abertura, em outubro de 2017, de novas possibilidades de investigação em Filosofia através da modalidade EaD. O foco do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia está voltado para as novas metodologias de Ensino (desde os pressupostos básicos da neuroaprendizagem até a perspectiva de trabalhar com Problemas Filosóficos na Educação Básica). 

Atualmente o Curso de Especialização em Ensino de Filosofia possui mais de 400 alunos distribuídos em 25 polos de apoio presencial no Rio Grande do Sul. Acesse o site do curso aqui: wp.ufpel.edu.br/ed

Publicado em 14/02/2014.