Projetos de Pesquisa

Produção do corpo-sujeito nas práticas de dança
Coordenadora: Maria Fonseca Falkembach
Que seres humanos, que corpos, que modos de existência estão sendo produzidos pelos saberes que constituem as práticas de dança? Nessa pergunta está implícita a ideia de que as práticas são, elas mesmas, concepções e projetos de seres humanos. A questão de pesquisa percorre diferentes espaços de práticas de dança, a saber: a dança como componente curricular obrigatório na educação básica; processos de criação de artistas da dança. O estudo foca os cruzamentos e intercâmbios entre esses dois espaços, para pensar conceitos e abordagens de corpo e sujeito na dança e na escola. Este estudo inscreve-se na perspectiva dos estudos foucaultianos e entende, assim, a prática como discurso. Ainda, a pesquisa é desenvolvida desde a perspectiva da pesquisadora, dos saberes artísticos-pedagógicos nela encarnados.Tal perspectiva contempla saberes dos estudos labanianos, da educação somática e dos estudos da performance.
Aspectos Históricos da Dança no Rio Grande do Sul
Coordenadora: Carmen Anita Hoffmann
O presente projeto surge da necessidade de dar visibilidade para as questões relacionadas  à dança no estado do Rio Grande do Sul. Há na história da dança no Estado, apesar da longa prática dessa arte, lacunas muito grandes no que diz respeito às organizações, principais personagens e o ideário que sustentou sua existência. A proposta é a de escrever essas histórias com vistas ao seu registro e análise das suas características neste, considerando as diferentes contexturas desde os galpões, os palcos até os espaços alternativos, no período contemporâneo.
Contato: carminhalese@yahoo.com.br
Tendências epistemo-metodológicas da produção de conhecimento em Artes Cênicas
Coordenadora: Eleonora Campos da Motta Santos
Nossa intenção é catalogar, descrever e analisar as orientações teóricas, metodológicas e temáticas presentes em produções do campo acadêmico das Artes e, mais especificamente, das Artes Cênicas. Para este período de prorrogação do projeto, para o qual pleiteamos esta bolsa de iniciação científica, nosso objetivo é continuar publicar os resultados encontrados em periódicos qualificados do campo das Artes Cênicas e iniciar avançar o estudo no âmbito do Centro de Artes da UFPel.
Contato: eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com
Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul
Coordenador: Thiago Silva de Amorim Jesus
O presente projeto comporta uma investigação científica cujo interesse é mapear, registrar a difundir as expressões folclóricas de folguedos e danças do Rio Grande do Sul que escapam à cultura dominante, mas que se constituem como espaços e linguagens folclóricos representativos da cultura popular do Estado. A ação visa realizar um diagnóstico de coletivos culturais marginais do RS, em especial, as comunidades litorâneas, quilombolas e indígenas, assim como outros focos que sejam ambientes representativos de produções artísticas folclóricas em danças e folguedos. Tal investigação se dará por meio de pesquisa teórica e de campo, assim como produção científica e publicações dos resultados obtidos, ao longo do período de sua realização.
Reverberações das imagens de corpo na constituição de futuros professores de Dança, Pedagogia e Teatro: leituras a partir do imaginário
Coordenadora: Andrisa Kemel Zanella
Este projeto investiga em que medida as imagens de corpo, resultado das experiências vividas no decurso do trajeto formativo, repercutem no corpo adulto, em sua forma de ser, estar, agir, expressar-se, no cenário da docência. Para isso, busca-se a partir da narrativa oral dialogar com acadêmicos do Curso de Dança, Pedagogia e Teatro da UFPel. Apostamos com isto na concepção de que o corpo é um saber relevante, pulsante, mas silenciado de sentido, cujas representações estão, ainda, muito esquecidas nos cursos de formação de professores.
Contato: professoranadrisakz@gmail.com