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Ensino | Pesquisa | Extensão

Projetos de Ensino

 

LIFE-LAPIS-Dança

Coordenador: Prof. Thiago Silva de Amorim Jesus

Descrição do Projeto: O homem, ao longo da vida, constrói uma série de mecanismos que ele utiliza para desenvolver sua rotina diária, nasdiferentes formas de fazer/saber, para dar conta de tão diversos acontecimentos pelos quais ele passa ao longo de suatrajetória, ou seja, como interage com a cultura da qual ele é, ao mesmo tempo, produto e produtor. Com este intuito, ohomem faz uso de ferramentas, de instrumentos que lhe permitem viver em sociedade, manter relações de distintasordens com os outros indivíduos e com o mundo, de modo a construir, a partir deste compartilhamento, seu próprioespaço social e seu(s) modo(s) de vida no mundo. A linguagem é, possivelmente, a principal destas ferramentas. Aproximar-se de uma compreensão do homem, seadotarmos tal asserção, passa, necessariamente, pela familiarização e análise do sujeito nas inúmeras dimensõeslingüísticas a que está vinculado e, mais do que isso, por um estudo que vislumbre a apreensão do indivíduo humanosendo ele próprio linguagem(s). O folclore, nesse sentido, surge como uma possibilidade de linguagem que expressa as condições culturais coletivasde determinados grupos, que é assentada em conjunturas tradicionais que vão se perpetuando de geração emgeração. Entendendo que tais aspectos merecem ser refletidos e valorizados no âmbito da universidade, propomos opresente Projeto de Ensino que irá debater o tema e contribuir para uma formação complementar dos alunos do Cursode Dança em relação à docência.

Contato: Thiago Silva de Amorim Jesus (thiagoufpel@gmail.com)

 


 

Projetos de Pesquisa

 

PRODUÇÃO DO CORPO-SUJEITO NAS PRÁTICAS DE DANÇA

Coordenadora: Prof.ª Maria Fonseca Falkembach

Descrição do Projeto: Que seres humanos, que corpos, que modos de existência estão sendo produzidos pelos saberes que constituem as práticas de dança? Nessa pergunta está implícita a ideia de que as práticas são, elas mesmas, concepções e projetos de seres humanos. A questão de pesquisa percorre diferentes espaços de práticas de dança, a saber: a dança como componente curricular obrigatório na educação básica; processos de criação de artistas da dança. O estudo foca os cruzamentos e intercâmbios entre esses dois espaços, para pensar conceitos e abordagens de corpo e sujeito na dança e na escola. Este estudo inscreve-se na perspectiva dos estudos foucaultianos e entende, assim, a prática como discurso. Ainda, a pesquisa é desenvolvida desde a perspectiva da pesquisadora, dos saberes artísticos-pedagógicos nela encarnados.Tal perspectiva contempla saberes dos estudos labanianos, da educação somática e dos estudos da performance.

Contato: mariafalkembach@gmail.com

 

ASPECTOS HISTÓRICOS DA DANÇA NO RIO GRANDE DO SUL

Coordenadora: Prof.ª Carmen Anita Hoffmann

Descrição do Projeto: O presente projeto surge da necessidade de dar visibilidade para as questões relacionadas  à dança no estado do Rio Grande do Sul. Há na história da dança no Estado, apesar da longa prática dessa arte, lacunas muito grandes no que diz respeito às organizações, principais personagens e o ideário que sustentou sua existência. A proposta é a de escrever essas histórias com vistas ao seu registro e análise das suas características neste, considerando as diferentes contexturas desde os galpões, os palcos até os espaços alternativos, no período contemporâneo.

Contato: carminhalese@yahoo.com.br

 

TENDÊNCIAS EPISTEMO-METODOLÓGICAS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARTES CÊNICAS

Coordenadora: Prof.ª Eleonora Campos da Motta Santos

Descrição do Projeto: Nossa intenção é catalogar, descrever e analisar as orientações teóricas, metodológicas e temáticas presentes em produções do campo acadêmico das Artes e, mais especificamente, das Artes Cênicas. Para este período de prorrogação do projeto, para o qual pleiteamos esta bolsa de iniciação científica, nosso objetivo é continuar publicar os resultados encontrados em periódicos qualificados do campo das Artes Cênicas e iniciar avançar o estudo no âmbito do Centro de Artes da UFPel.

Contato: eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com

 

FOLGUEDOS E DANÇAS FOLCLÓRICAS MARGINAIS DO E NO RIO GRANDE DO SUL

Coordenador: Prof. Thiago Silva de Amorim Jesus

Descrição do Projeto: O presente projeto comporta uma investigação científica cujo interesse é mapear, registrar a difundir as expressões folclóricas de folguedos e danças do Rio Grande do Sul que escapam à cultura dominante, mas que se constituem como espaços e linguagens folclóricos representativos da cultura popular do Estado. A ação visa realizar um diagnóstico de coletivos culturais marginais do RS, em especial, as comunidades litorâneas, quilombolas e indígenas, assim como outros focos que sejam ambientes representativos de produções artísticas folclóricas em danças e folguedos. Tal investigação se dará por meio de pesquisa teórica e de campo, assim como produção científica e publicações dos resultados obtidos, ao longo do período de sua realização.

Contato:folcloredemargem@gmail.com / thiagofolclore@gmail.com

Blog: www.folcloredemargem.blogspot.com

 

REVERBERAÇÕES DAS IMAGENS DE CORPO NA CONSTITUIÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE DANÇA, PEDAGOGIA E TEATRO: LEITURAS A PARTIR DO IMAGINÁRIO

Coordenadora: Prof.ª Andrisa Kemel Zanella

Descrição do Projeto: Este projeto investiga em que medida as imagens de corpo, resultado das experiências vividas no decurso do trajeto formativo, repercutem no corpo adulto, em sua forma de ser, estar, agir, expressar-se, no cenário da docência. Para isso, busca-se a partir da narrativa oral dialogar com acadêmicos do Curso de Dança, Pedagogia e Teatro da UFPel. Apostamos com isto na concepção de que o corpo é um saber relevante, pulsante, mas silenciado de sentido, cujas representações estão, ainda, muito esquecidas nos cursos de formação de professores.

Contato: professoraandrisakz@gmail.com

 

ENSINO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PEDAGOGIAS POSSÍVEIS

Coordenadora: Prof.ª Josiane Gisela Franken Corrêa

Descrição do Projeto: O projeto de pesquisa “Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis” têm como principal temática a produção de conhecimento em dança a partir de processos de ensino e aprendizagem desta linguagem artística na escola contemporânea brasileira, especialmente no contexto sul-rio-grandense. Na investigação, entende-se o corpo que dança na escola como um corpo apto a criar artisticamente, capaz de suscitar novas maneiras de compreender e de empreender o ensino de dança hoje. A pesquisa decorre de estudos acadêmicos de âmbito teórico-prático, configurando-se como uma continuidade e aprofundamento acerca do ensino de dança na educação básica (FRANKEN, 2010; CORRÊA, 2012; CORRÊA, 2018). De modo geral, o estudo objetiva promover um espaço deexperimentação criativa e ensino de dança, a fim de investigar como ocorrem os processos de ensino e aprendizagem da dança em ambientes escolares, em diálogo com o movimento artístico contemporâneo que acontece fora da escola de educação básica. Ao pensar o ensino de dança na escola de forma ampla, com seus referenciais, seus objetivos, seus conteúdos e seus procedimentos didáticos, a pesquisa acontece nos âmbitos reflexivo e empírico e propõe a discussão das relações entre saberes docentes, discentes, artísticos, pedagógicos, teóricos e práticos. Neste sentido, tem-se como objetivos específicos da pesquisa: contextualizar o ensino de dança na educação básica a partir de estudo histórico e legislativo sobre o tema; pesquisar possibilidades didáticas e metodológicas para o ensino de dança na escola; estudar o movimento artístico da dança na contemporaneidade e suas características artístico-pedagógicas; reunir atividades de Dança para o público infanto-juvenil dos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental da educação formal; proporcionar ações de ensino e aprendizagem de dança no ambiente escolar; refletir acerca do corpo e suas potencialidades artísticas na escola e elaborar um material didático sobre o ensino contemporâneo de dança na educação básica que seja referência para futuros professores. O projeto tem cunho qualitativo e envolve pesquisa documental, bibliográfica e pesquisa de campo.

Contato: josianefranken@gmail.com

 

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Projetos de Extensão

 

TATÁ – NÚCLEO DE DANÇA-TEATRO

Coordenadora: Prof.ª Maria Fonseca Falkembach

Descrição do Projeto: O Tatá – Núcleo de Dança-Teatro se constitui como um grupo de criação artística. Tem como foco a criação de obras cênicas para apresentação em escolas e espaços da comunidade de Pelotas e região, principalmente escolas públicas. Desde 2009, o grupo já realizou duas montagens “Tatá Dança Simões” e “Terra de Muitos Chegares”. Esses trabalhos foram apresentados em mais de 40 espaços diferentes cada um. Este projeto tem como foco a estreia e circulação do novo trabalho do grupo: “Quando você me toca”. O projeto, com duração de dois anos, é composto de ações de manutenção do grupo e suas obras artísticas, bem como das ações de circulação, que implicam produção executiva e apresentações.

Contato: mariafalkembach@gmail.com

Página: grupotata.blogspot.com

 

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Coordenador: Prof. Jeferson Cabral

Descrição do Projeto: Promoção de oficinas com profissionais da dança renomados em âmbito local, regional e nacional.

Contato: grandeje@gmail.com

 

BAILAR: NÚCLEO DE DANÇA NA MATURIDADE

Coordenadora: Prof.ª Carmen Anita Hoffmann

Descrição do Projeto: O projeto BAILAR Núcleo de Dança na Maturidade oportuniza vivências em processos de composição coreográfica, montagem de espetáculos e aulas práticas de dança para a maturidade. Seu planejamento se dá na participação na construção e na docência das aulas de dança do(s) grupo(s) participante(s) . Reuniões e debates sobre processos criativos e proposta de aulas. Participação em encontros, festivais, mostras, seminários, turnés a fim de acompanhar apresentações artísticas na maturidade. Participação em eventos na UFPel, aberta à comunidade em geral, com a produção feita no decorrer e andamento do projeto.

Contato: carminhalese@yahoo.com.br

 

CAMINHOS DA DANÇA NA RUA

Coordenadora: Prof.ª Carmen Anita Hoffmann

Descrição do Projeto: O projeto pretende promover a intervenção artística de dança nos espaços urbanos, possibilitando aos integrantes do grupo e aos cidadãos da cidade olhares mais atentos a seu espaço-corpo. Aos bailarinos, propõe novas formas de movimentar-se, saindo do lugar comum e buscando novos motivos para a dança. Borra as fronteiras entre arte e cotidiano e traz discussões acerca do que é arte e do conceito de espectador e de artista.

Contato: carminhalese@yahoo.com.br

 

DANÇA NO BAIRRO

Coordenadora: Prof.ª Josiane Gisela Franken Corrêa

Descrição do Projeto: O projeto Dança no Bairro busca a aproximação de comunidades periféricas de Pelotas, a fim de agregar sentido à dança de acordo com cada contexto onde as ações são desenvolvidas. Nesse sentido, ele se consolida mediante ações de educação em dança para a comunidade, com a proposta efetiva de socializar a dança em diferentes bairros, voltando a sua atenção principal para crianças e jovens destes contextos. Atualmente o projeto se organiza e se desenvolve em quatro núcleos de ação: Loteamento Dunas (CDD); Colégio Estadual Félix da Cunha- bairro Porto; Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto de Assumpção, localizada no Balneário dos Prazeres e Arteria Espaço de Arte, no Bairro Centro. Nas ações do projeto, é trabalhado o sentido de pertencimento à comunidade em questão, constituindo-se como espaço que promove a legitimidade de cada sujeito na convivência humana. Além disso, o Dança no Bairro tem como proposta criar um campo de experiência para acadêmicos do curso de licenciatura em dança que estão em processo de formação e se tornarão professores.

Contato: josianefranken@gmail.com

 

SALA DE FIGURINOS

Coordenadora: Larissa Martins

Descrição do Projeto: O projeto de extensão Sala de Figurinos, iniciado em 2013, tem o objetivo de qualificar pessoas que gostam de criar e confeccionar peças de figurinos, adereços e cenários para utilização nas mais variadas ações (projetos, grupos artísticos, estágios, escolas), entre outras atividades ligadas a moda e vestuário. Busca-se proporcionar aos alunos e comunidade em geral, experiências diferenciadas nas práticas artísticas. O projeto justifica-se pelo fato de ser pouco abordado na universidade, assuntos relacionados à construção de figurinos e produção de traje cênico. São realizados minicursos com assuntos relacionados à prática de criação e confecção de peças de roupas e acessórios de cena. O projeto realiza parcerias com outros projetos, disciplinas e instituições, além do empréstimo de figurinos. Busca-se atender um número maior de interessados nos assuntos, buscando a melhor qualificação por parte destes futuros professores/artistas e/ou comunidade em geral.

Contato: 3284-5515 / ateliedefigurinos@gmail.com

Rede Social: Ateliê de Figurinos UFPel (Facebook)

Site: https://wp.ufpel.edu.br/ateliedefigurinos/

 

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