Início do conteúdo
Corpo Docente

Clique aqui para acessar os Perfis Docentes dos professores do Curso de Dança – Licenciatura da UFPel.

 

Prof. Dra Alexandra Dias, que investiga inovações metodológicas a partir de pesquisas guiadas pela prática, na relação com o fazer artístico, gerando poéticas e processos de criação a partir do movimento que se desdobram em escritas, eventos, produção pedagógica, espetáculos e performances; É diretora da Outro Dances, empreitada de pesquisa e produção em dança que investiga a antropofagia no corpo, onde realizou a Trilogia Antropofágica composta pelo solo Bitch, pelo espectáculo e audiovisual Cães e pelo espetáculo Animal Noturno;
Bacharelado em Artes Cênicas (1999) – UFRGS,Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS,Phd in Dance Studies (2020) – University of Roehampton

Prof. Dra Ana Cristina Ribeiro Silva, primeira doutora em artes do Brasil pesquisando as danças da Cultura Hip-Hop, autora de diversos livros, dentre eles o Livro Dança de Rua (Editora Átomo, 2011), que é bibliografia de inúmeros cursos de graduação em dança do país. Em sua produção artística destaca-se o trabalho de mais de duas décadas com a Cia Eclipse Cultura e Arte registrada no livro arte Eclipse (2021) em inglês e português;
Licenciatura Plena em Educação Física (2004) – Puc Campinas, Pós graduação lato sensu em Anatomia Humana Clinica e Funcional (2021) – Centro Universitário Metrocamp Wyden, Mestrado em Artes da Cena na área de Teatro, Dança e Performance (2015) – Unicamp, Doutorado em Artes da Cena na área de Teatro, Dança e Performance (2021) – Unicamp

Prof. Dra Andrisa Zanella, cuja produção é direcionada à Formação de Professores de Dança e de Teatro com publicações que problematizam a dimensão do Estágio Curricular Supervisionado. Pesquisa também o campo teórico do Imaginário e Processos (Auto)Formativos vinculado ao método das Pesquisas (Auto)Biográficas; Desenvolve experimentos teatrais e obras voltadas à primeira infância;
Artes Cênicas Bacharelado – Habilitação Direção e Interpretação Teatral (2004) – UFSM, Pedagogia Licenciatura (2009) – ULBRA/Canoas, Mestrado em Educação (2008) – UFSM, Doutorado em Educação (2013) – UFPel

Prof. Dra Carmen Hoffmann, que recentemente concluiu seu Pós-Doutoramento (UFRGS, 2023) com a pesquisa Visualidades Tecidas por Corpos Poéticos na Contemporaneidade com a proposta de Mostras de Videodança e Filmes de Dança. Dirige o FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS e compôs importantes obras como a Dança das Avestruzes (Os Chimangos) e quadro de Danças do Sul (Escola do Teatro Bolshoi no Brasil);
Arquitetura e Urbanismo (1981) – Unisinos, Esquema I (1983) – Unijuí, Doutorado em História (2015) – PUCRS, Pós-doutorado em Dança (2023) – UFRGS

Prof. Dra Daniela Castro, mediante as publicações “Aulas de Laboratório de Balé Clássico na graduação em dança da UFPel: experiências no modo remoto em 2021”, na Revista Brasileira de Estudos em Dança (2024) e “Na vida, no palco, na cena: amadurecer dançando, por que não?”, na Revista Urdimento (2018). Dirigiu as videodanças GAIAS e O CHÁ, espetáculos A Galeria, Apenas Mulher e Olé (Grupo Baila Cassino); e coreografia de diversas obras como Passantes (Companhia Turno2), O grito e Mamma Mia (Grupo Baila Cassino);
Licenciatura Plena em Educação Física (1993) – UFPel, Especialização em Prevenção e Reabilitação Física (2000) – UDESC,Mestrado Ciências do Movimento Humano (2002) – UDESC, Doutorado em Motricidade Humana na especialidade de Dança (com validação pelo curso de Doutorado em Artes Cênicas da UFRGS) (2020) – Universidade de Lisboa;

Prof. Dra Eleonora Santos, com os artigos “Metodologias da pesquisa em dança no estado do Rio Grande do Sul: perspectivas ligadas à criação”, na Revista Pensar a Prática (2023), e a co-autoria dos livros “Pesquisas em balé no Brasil: pedagogias, visibilidades negras e repertórios” (2023) e “Pesquisa em balé no Brasil: panoramas sobre história, ensino e cena” (2021). Atuou como bailarina da Companhia Turno2 (2023) e dos espetáculos Kyklos (2022), Fragmentos Fascínio Todo Tango (2018, 2019, 2023), Carmim (videodança,2020), Virtual Tango (videodança,2020) e De Lejos (videodança,2021) pelo Grupo Ballet de Pelotas;
Direito (1998) – UFPel, Dança, Licenciada (2007) – UFBA, Mestrado em Dança (2008) – UFBA, Doutorado em Artes Cênicas (2013) – UFBA;

Prof. Dra Flávia Nascimento, cuja tese “Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas” é referência para os estudos sobre avaliação no nosso curso. Publicou os artigos “Vagas e nomeações para a área da Dança em Pelotas – RS” e “Produção de conhecimento sobre Danças de Salão: um levantamento de livros, teses e dissertações no Brasil”, na Revista da Fundarte (2022 e 2020, respectivamente); Co-Dirigiu o Espetáculo Algodão Doce, financiado pelo ProCultura Pelotas, obra de Dança Contemporânea voltada a crianças da rede pública de ensino;
– Licenciatura Plena em Educação Física. (2007) – UFPel, Doutora em Educação – Pós-graduação em Educação (2022) – UFPel;

Prof. Dra Josiane Franken, cuja pesquisa de doutorado produziu tese e filme documentário “Nós, professoras de Dança” (2019), tendo como protagonistas professoras licenciadas em Dança atuantes em escolas públicas estaduais do RS, recebendo Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2019 e, em 2023, foi transformado em livro. Atua com produções artísticas audiovisuais e fotográficas como a dramaturgia da videodança “Kaô: da cor da terra” (2022) e como assistente de direção do videodança “Brecha” (2022). Co-Dirigiu o Espetáculo Algodão Doce, financiado pelo ProCultura Pelotas, obra de Dança Contemporânea voltada a crianças da rede pública de ensino;
Dança – Licenciatura (2008) – UNICRUZ, Doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (2018) – UFRGS;

Prof. Dr. Marco Aurelio Souza, que publicou os artigos “Formação do professor de dança: em análise o currículo do primeiro curso de licenciatura de Santa Catarina”, na Revista Formação Docente, e “Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil”, na Revista Educação, além de co-organizar a coleção “Arte e estética na educação”, publicada anualmente desde 2020. Coordenou o Grupo de Danças Alemãs da Universidade Regional de Blumenau, apresentando-se na Bulgária, Argentina, Colômbia e Uruguai. Compôs as obras ‘Jeden Tag ist ein fest’, Um passeio ao coração da Bavária, ‘Respeito: Sou mulher, sou negra, sou brasileira, Saudação a Iemanjá’, Singkill, apresentadas no Festival de Dança de Joinville e no Prêmio Desterro de Florianópolis.
Licenciatura plena em Educação Física, (2003) – FURB, Especialização em Dança Educacional (2006) – UDESC, Mestrado em Performance Artística Dança (2010) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, validado no Brasil pela UFBA, Doutorado em Motricidade Humana especialidade Dança, (2019) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, validado no Brasil na UFRGS.

Prof. Ms. Manoel Neto, pelos artigos “Ìpàdé com Mestra Iara Deodoro: memórias do Grupo Afro-Sul, um pedaço da África no Sul do Brasil” (Revista Estudos da Presença, 2022), “A Encruzilhada Corpo-Tambor na Trajetória da Dança Afro-Gaúcha de Mestra Iara” (Revista Repertório de Teatro e Dança, 2022 publicada em 2023) e “Mobilizando o conceito de interseccionalidade à luz da obra de Lélia Gonzalez: três estudos de caso em dança” (Revista ARJ – Art Research Journal, 2022). Foi coreógrafo de “Negressencia – Mulheres cujos filhos são peixes” (2016) e “Peixes Urbanos e suas encruzilhadas” (2017); dançarino e pesquisador no audiovisual “Cães” (2022), preparador corporal do filme “Axêro” (2022), e dramaturgo na videodança “Kaô – da cor da terra” (2022) da Abambaé Cia de Danças Brasileiras;
– Licenciatura Plena em Educação Física (2013), Universidade Paulista-UNIP, Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas ( 2019) – UFRGS;

Prof. Dra Maria Falkembach, com o estudo do corpo e do movimento cênicos com a educação, abordando-a desde uma perspectiva da criação e saberes do corpo (dramaturgia da dança, estudos labanianos, Estudos da Performance), com diversos artigos publicados. Seu doutorado estudou a prática da implantação da dança como linguagem na disciplina de arte na escola. Atuou como atriz-dançarina desde 1991, com vasta experiência em cena, em mais de 20 obras cênicas, em circuitos gaúchos e nacionais. Foi fundadora e integrante por 12 anos do Depósito de Teatro, grupo que marcou a cena do RS e Brasil. Desde 2009, atua como diretora cênica e coreógrafa, atuando principalmente do Tatá – Núcleo de Dança-Teatro. Atualmente atua como intérprete-criadora do solo de dança Bitch;
Artes Cênicas – Bacharelato (2001) – UFRGS, Mestrado em Teatro (2005) – UDESC, Doutorado em Educação (2017) – UFRGS; 

Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus, com a publicação dos artigos “As danças na educação básica: nas festas escolares e para além delas”, 2022, na Revista ARJ – Art Research Journal; “Considerações sobre docência, formação e inserção da dança no espaço escolar brasileiro”, 2018, na Revista Ouvir ou Ver; “Jogo Coreocartográfico: reflexões sobre autoria em dança na contemporaneidade”, 2023, na Revista Repertório Teatro & Dança. Co-organizou o E-book Saberes-Fazeres em Danças Populares, Editora ANDA, 2020. Dirigiu os Espetáculos Amanajé e Sóis, além da Videodança Kaô – Da Cor da Terra e do documentário Terra dos Homens, todos com a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, com a qual já representou o Brasil no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia e Argentina;
Curso de Licenciatura Plena em Dança (2002) – UNICRUZ, Mestrado em Ciências da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (2009) – UNISUL, Doutorado em Ciências da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (2013) – UNISUL.

Prof. Dra Rebeca Recuero, como os artigos “Ballet online e capital social em tempos de pandemia”, na Revista Repertório Teatro & Dança (2022) e “Pandemia e as Motivações Sociais para a Produção de Ciberdanças no TikTok”, na Revista da Fundarte (2021). Bailarina da Companhia Turno 2 em 2023 e dos espetáculos Kyklos, “Concerto de Tchaikovsky” e “Concerto de Rachmaninoff” pelo Grupo Ballet de Pelotas, entre 2022 e 2023. Criadora e roteirista das videodanças “Fragmentos Fascínio Todo Tango” (2023), “Virtual Tango” (2020) e “De Lejos” (2021), “Play” (2022) e “Concerto para Pelotas” (2022).
– Comunicação Social/Jornalismo (2006) – UCPel, Medicina Veterinária (2006) – UFPel, Mestre em Ciências da Comunicação – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação UNISINOS, Doutora em Ciências da Comunicação (2014) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação UNISINOS, Pós-Doutorado em Letras (2015) – UFPel;