Agrega Hídrica: Uma Conversa entre as Universidades

Segundo o dicionário AGREGAR significa juntar com o outro, reunir a algo já existente, e com base com o que está escrito nos dicionários nos da gestão Agrega decidimos fazer jus ao nosso nome e juntar alguns dos cursos de engenharia hídrica que estão espalhados pelo Brasil. O curso de engenharia hídrica está sendo ofertado em 5 universidades, dois na região Sul, dois no Sudeste e um no Nordeste brasileiro.

A Web Jornada tem o prazer de anunciar a palestra Agrega Hídrica: Uma Conversa entre as Universidades, que estarão presentes a UNIFEI, UFVJM e a UFPEL.  Está conversa será para conhecermos um pouco mais como esses cursos foram criados, como são seus projetos pedagógicos, a infraestrutura da sua unidade e qual a diferença no perfil do engenheiro formado

Ana Paula Moni Silva – UNIFEI

Possui graduação em Engenharia Hídrica pela UNIFEI (2002), mestrado em Engenharia da Energia pela UNIFEI (2006) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNIFEI (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá, onde atua nos cursos de Engenharia Hídrica, Ambiental e Civil e no Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica. Chefia o Laboratório de Informações Hídricas (LIH) e é Tutora do Pet Engenharia Ambiental. É membro do Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana (NEIRU) e do Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH). Desenvolve pesquisas e projetos, principalmente, nas áreas de geoprocessamento, drenagem urbana e monitoramento de enchentes. 

http://lattes.cnpq.br/3803067959744027

Daniel Brasil Ferreira Pinto – UFVJM

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2005), mestrado em Engenharia de Água e Solo (2007) e doutorado em Engenharia de Água e Solo (2011), sendo as titulações obtidas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atua na pesquisa através do ICET (Instituto de Ciências, Engenharia e Tecnologia) na área de Engenharia de Água e Solo, com ênfase nos seguintes temas: hidrologia, hidráulica, qualidade da água, modelagem hidrológica e conservação dos recursos naturais. É orientador no mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade da UFVJM na área de Engenharia de água e solo. 

http://lattes.cnpq.br/3334660549386178

Ricardo Scherer Pohndorf – UFPEL

Graduação em Engenharia Agrícola pela UFPel (2010), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela UFPel (2012) e doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela FURG (2015). Possui também curso técnico em Eletrônica pelo CEFET-RS (2006). Atua como Professor Adjunto-A da Universidade Federal de Pelotas e possui experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em instalações agroindustriais, atuando principalmente nos seguintes temas: operações unitárias, instalações elétricas, instrumentação, otimização e modelagem de processos. Atualmente é coordenador do curso de Graduação em Engenharia Hídrica da UFPel. 

http://lattes.cnpq.br/2938197159101592