Transferência de sedimentos e nutrientes para corpos aquáticos

Muitas das vezes quando olhamos para um corpo hídrico um dos principais aspectos que podemos analisar visualmente é a turbidez da água. Essa turbidez é composta geralmente por micro organismos e pequenos sedimentos oriundos da erosão do solo.
Para o Engenheiro Hídrico e outros profissionais que trabalham com solos, saber as relações dos diversos fatores que fazem o sedimento chegar até o corpo hídrico é fundamental para desenvolver soluções para os problemas que esses sedimentos podem causar.

Com isso convidamos o Prof. Drº Tales Tiecher, Professor Adjunto de Química do Solo no Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Professor Permanente do PPG em Ciência do Solo da UFRGS e Diretor-Presidente do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo 2019-2020.
Possui graduação em Engenharia Agrônoma pela UFSM (2009), mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2011), Doutorado em Ciência do Solo pela UFSM (2015) e doutorado em “Sciences de la Terre et de l’Univers, Espace, Secteur de Recherche Terre Solide et Enveloppes Superficielles” com uma menção “très honorable” pela Université de Poitiers, França (2015).

Revisor ad-hoc de vários periódicos científicos nacionais e internacionais. Membro de Corpo Editorial da Revista Brasileira de Ciência do Solo e da Revista Ciência Rural. Líder do Interdisciplinary Research Group on Environmental Biogeochemistry (IRGEB). Atua em pesquisas envolvendo a dinâmica de nutrientes no solo e transferência de sedimentos e nutrientes do solo para os corpos aquáticos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7665378790484936

Link de inscrição: