Saídas de campo

Alunos do Curso de Turismo realizam City Tour por Pelotas

Os alunos da disciplina optativa Elaboração de Roteiros Turísticos, ministrada pelo Profa. Natalia Aldrigue, realizaram no domingo 27/08/22 um city tour pelo centro histórico da cidade de Pelotas/RS, caminhando pelo centro e visitando alguns espaços, como a Praça General Osório, o Museu do Doce, Mercado Central, Charqueada São João, passando pelo Museu da Baronesa, Obelisco e a via Domingos de Almeida (uma das mais antigas e importantes da cidade). Agradecemos pela disponibilidade da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação em receber o grupo.

Figura 1: Grupo de alunos e a Guia de Turismo

 

Figura 2: Grupo de alunos e professora

Agradecemos pela oportunidade e pelos aprendizados!

 

Alunos do Curso de Turismo da FAT/UFPel realizam saída de campo para Porto Alegre e Guaíba

No dia 22 de maio de 2019, os alunos da disciplina de Gestão de Destinos Turísticos, do 7º semestre do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel realizaram atividades em campo nos municípios de Porto Alegre e Guaíba/RS. A atividades foram coordenadas pela profa. Laura Rudzewicz, e teve como objetivo analisar aspectos da gestão dos destinos turísticos visitados, oportunizando a prática dos conteúdos trabalhados em aula. O grupo visitou o Parque Urbano da Orla do Guaíba e, na outra margem do Lago Guaíba, realizou o city tour Jardineira, guiados por Cássia Rodrigues da Silva, com visitação aos atrativos Museu Carlos Nobre, Casa de Gomes Jardim, Mirante 14 de Outubro, Cipreste e Vitrine Cultural, localizados no Centro Histórico de Guaíba. Ao final da visita, o grupo ainda foi recebido pela Secretária Municipal de Turismo, Desporto e Cultura, Sra. Cláudia Mara, e Sra. Janaína Bach, Chefe do Departamento de Turismo. Nesse momento, os graduandos puderam acompanhar o relato sobre a trajetória evolutiva do destino turístico Guaíba e sobre a constituição da marca de “Berço da Revolução Farroupilha”.

Figura 1: Grupo de alunos e professora em conversa com a Secretária de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba, Sra. Cláudia Mara

 

Figura 2: Em visita à Vitrine Cultural, o grupo foi guiado por Janaína Bach, Chefe do Departamento de
Turismo de Guaíba
Fonte: Acervo Turismo/UFPel (2019)

Cursos de Turismo da UFPel e da FURG realizam saída de campo em conjunto em Santa Vitória do Palmar

No último sábado, 24 de novembro de 2018, alunos e professores dos Cursos de Turismo da UFPEL e FURG realizaram uma saída de campo integrada no município de Santa Vitória do Palmar- RS. O trabalho foi coordenado pelos professores Maurício Ragagnin Pimentel (FURG) e Laura Rudzewicz (UFPEL), contando com a participação da professora Gisele Silva Pereira (UFPEL), e com os alunos matriculados nas disciplinas Turismo e Território (FURG) e Geografia do Turismo (UFPel).  O grupo realizou visita aos balneários marítimos da Barra do Chuí e Hermenegildo, bem como a orla da Lagoa Mirim, no Porto de Santa Vitória do Palmar. Com o objetivo de analisar a importância do turismo na ocupação desses espaços, os alunos realizaram observações e trocaram ideias com os informantes locais Cristiano da Silva, Sebastian Diano Alcalde e Jamil C. Pereira. Esses acompanharam o grupo em seu itinerário e trouxeram importantes contribuições para o entendimento dos processos de ocupação e do papel do turismo nessas localidades. Os discentes ainda tiveram a oportunidade de visitar o centro de Santa Vitória do Palmar e o Museu de Paleontologia Mario Costa Barberena. O grupo manifestou sua satisfação pelo trabalho de integração interinstitucional realizado, oportunizando conhecimentos sobre o território de Santa Vitória do Palmar, além das possibilidades de intercâmbio de informações e experiências entre os diferentes participantes.

Grupo de discentes e docentes dos Cursos de Turismo da UFPEL e FURG e informantes
locais visitando o Arroio Chuí, em Santa Vitória do Palmar, na divisa com o Uruguai

 

Visita ao Balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar

 

Visita ao Museu de Paleontologia Mario Costa Barberena – Santa Vitória do Palmar, guiados por Jamil C. Pereira

 

Visita ao Porto de Santa Vitória do Palmar, na Lagoa Mirim

 

Créditos das fotos: Curso de Bacharelado em Turismo UFPel (2018)

 

Acadêmicos realizam visita à Serra Gaúcha

Na sexta-feira (04/08/17), acadêmicos das disciplinas de Gestão de Meios de Hospedagem e Gestão de Destinos turísticos realizaram visita técnica na cidade de Bento Gonçalves a fim de conhecerem a estrutura da Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves e as principais ações de gestão do destino Bento Gonçalves. Ainda, a saída de campo sob orientação dos docentes Andyara Barbosa e Maicon Moreira, tinha por objetivo proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de analisar um meio de hospedagem conhecido como o hotel de vinhos mais completo do Brasil, o Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection.

As atividades tiveram início pela manhã, a partir de uma recepção no Hotel Vinocap, com farto coffebreak. O evento contou com a presença de três turismólogas que explanaram sobre o desenvolvimento do turismo em Bento Gonçalves, bem como a estrutura, gestão e atuação da Secretaria de Turismo do município. À tarde, acadêmicos e docentes dirigiram-se ao Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection a fim de identificar e analisar os aspectos estruturais e técnicos deste meio de hospedagem.

Esta visita técnica “agregou experiência aos conteúdos estudados”, ressalta a acadêmica Larissa Teixeira. A discente destacou ainda que a partir desta experiência foi possível compreender melhor as políticas e planejamento de turismo de uma secretaria, bem como o funcionamento do Hotel Spa do Vinho.

Acadêmicos e docente realizam saída de campo rumo a Gramado e Canela

Na última sexta-feira, dia 28/07/17, foi realizada saída de campo para Gramado e Canela, com o objetivo de visitar dois parques localizados nas cidades. A atividade contou com a participação dos acadêmicos das disciplinas de Turismo e Meio Ambiente e Lazer e Turismo, ministradas pelos respectivos docentes, professores Gisele Silva Pereira e Maicon Gularte Moreira.

O roteiro incluiu visita ao Ecoparque Sperry e ao Parque Estadual do Caracol. Foram realizadas trilhas em ambos os parques e uma oficina de Educação Ambiental, no Ecoparque Sperry. Segundos os docentes, o objetivo desta visita é que os discentes identifiquem as principais diferenças de gestão entre os dois parques, visto que o Sperry é privado e o Caracol é público, bem como as oportunidades de atividades de lazer.

 

Acadêmicos e docentes realizam visita técnica a Porto Alegre

No dia 04 de julho de 2017 acadêmicos e docentes das disciplinas de Políticas Públicas, Planejamento e Turismo; e Sociologia do Turismo realizaram visita técnica à capital do Estado do Rio Grande do Sul. Na ocasião, foram visitados o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e a Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre.

A proposta desta visita consistia em trabalhar de forma interdisciplinar o planejamento e a gestão turismo e aspectos ligados à capacidade de mobilização dos atores locais na implementação de ações ligadas ao turismo comunitário.

Neste sentido, o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro é o primeiro no Brasil a ser localizado em um bairro de periferia, tendo como missão divulgar e preservar a memória do local onde está inserido, a partir do olhar e da memória individuais e coletivas dos seus próprios moradores. Foi doado ao IPDAE (Instituto Popular de Arte-Educação), uma organização da sociedade civil sem fins econômicos e apartidária, fundada em abril de 1998, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (IPDAE, 2017).

 

Acadêmicos da disciplina de Patrimônio e Turismo realizam saída campo para São Miguel das Missões

No dia 13 de julho de 2107, acadêmicos matriculados na disciplina de Patrimônio e Turismo realizaram saída de campo para São Miguel das Missões.

De acordo com o IPHAN (2017), as Missões Jesuíticas Guaranis são um sistema de bens culturais transfronteiriços envolvendo o Brasil e a Argentina composto de um conjunto de cinco remanescentes dos povoados implantados em território originalmente ocupado por indígenas, durante o processo de evangelização promovido pela Companhia de Jesus nas colônias da coroa espanhola na América, durante os séculos XVII e XVIII.

Neste sentido, em São Miguel das Missões, os vestígios existentes do sítio (corpo principal da igreja, campanário e sacristia, partes das construções conventuais e bases das habitações indígenas, praça, horto, objetos sacros) permitem expressar este singular modelo de ocupação territorial permeado pela interação e troca cultural entre os povos nativos e os missionários europeus. Além disso, a legibilidade e o entendimento da configuração espacial do sítio estão atestados por documentos que descrevem sua implantação e organização, bem como sua autenticidade física está mantida pelos materiais e técnicas construtivas originais (IPHAN, 2017).

Em 1983, juntamente com as Missões localizadas em território argentino de San Ignacio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María La Mayor, São Miguel das Missões foi declarada Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. Tendo em vista a importância histórico-cultural deste patrimônio e sua relação com o Turismo, esta atividade teve como objetivo aprimorar o conhecimento a respeito acerca da temática patrimônio, conhecendo a história da cidade de São Miguel das Missões.

A disciplina de Patrimônio e Turismo compõe o quadro curricular do Curso de Bacharelado em Turismo no rol de disciplinas obrigatórias. Ao todo, participaram 24 acadêmicos e dois docentes: as professoras Dalila Rosa Hallal, professora da disciplina e a coordenadora do curso Gisele Silva Pereira. Cabe, destacar que além dos alunos deste curso participaram desta saída alunos do curso de Museologia, matriculados na disciplina.

Visita técnica a restaurante

Os alunos do Curso de Bacharelado em  Turismo realizaram visita técnica ao restaurante La Cabaña, no dia 11/08, como  atividade integrante da disciplina Gestão da Qualidade em Serviços, do Prof. Fabiano  Fritzen.

A proposta foi realizar a análise do desempenho da linha de  frente em serviços em aspectos como velocidade para iniciar e executar o  atendimento, competência e comunicação. Não obstante, os alunos avaliaram, também, o serviço em seus  aspectos de limpeza, conforto, segurança, entre outros. A proposta é gerar  relatórios de avaliação capazes de identificar oportunidades de melhoria no  perfil do serviço, em seus processos e para as pessoas que nele  trabalham.

1538721_721583024519652_600946412_n

Saída de Campo a Zona Colonial de Pelotas na disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos do Turismo com a professora Alice Islabão Lopes.

not11

not12

Visita Técnica ao Aeroporto Internacional de Pelotas na disciplina de Gestão de Agências de Viagens e Transportadoras com a professora Gisele Pereira.

not13

Visita Técnica a Rádio e TV UCPel na disciplina de Comunicação e Turismo com a professora Gisele Pereira.

not14

Visita Técnica e Saída de Campo ao Parque Estadual do Caracol, Ecoparque Sperry, Parque Nacional dos Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral nas disciplinas de Turismo e Impacto Ambiental e Turismo e Meio Ambiente com a professora Gisele Pereira.

not15

not16

not17

not18

Visita técnica a Pousada Blumenberg em Canela na disciplina de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Turístico e ao Resort Serrano em Gramado na disciplina de Gestão de Meios de Hospedagem com as professoras Gisele Silva Pereira e Alice Islabão Lopes.

not19

not110

Alunos do Curso de Turismo realizam visita aos municípios de Porto Alegre e Guaíba

No último dia 08, um grupo de 37 alunos do Curso de Bacharelado em Turismo realizou visita técnica aos municípios de Porto Alegre e Guaíba sob coordenação da Profa. Laura Rudzewicz. A atividade foi realizada durante a disciplina de Geografia do Turismo (2º e 4º semestre do curso) e teve como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos trabalhados ao longo da disciplina, no que se refere a organização do espaço turístico e a apropriação da paisagem pelo turismo.

Imagem 01

Em Porto Alegre o grupo realizou o city tour Linha Turismo – Roteiro Centro Histórico, onde os alunos foram instigados à perceber a organização espacial dos atrativos, equipamentos e serviços turísticos da capital do Estado. Após, houve visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, quando os alunos interagiram com alguns conceitos e conhecimentos trabalhados na Geografia do Turismo, através de experiências lúdicas e divertidas ao longo das exposições.

Imagem 2

A tarde foi realizado o deslocamento para o município de Guaíba utilizando-se do transporte hidroviário e após, os alunos iniciaram um passeio turístico com o ônibus Jardineira. Na ocasião, foi realizada visitação ao Centro Histórico de Guaíba e ao Espaço Vitrine Cultural. Além de ter acesso a informações sobre a história e o atual ressurgimento do turismo em Guaíba, os estudantes puderam apreciar uma vista diferenciada da paisagem de Porto Alegre, do outro lado do Lago Guaíba.

Imagem 03

Imagens (Fonte: Profa. Laura Rudzewicz):

Imagem 01 – Grupo de alunos no City Tour Linha Turismo em Porto Alegre

Imagem 02 – Grupo de alunos em visita ao Centro Histórico de Guaíba

Imagem 03 – Grupo de alunos do 2º e 4º semestre do Curso de Turismo em visita técnica

 

Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel realiza visita técnica à Estação Ecológica do Taim e seu entorno no município de Rio Grande

No último dia 11, um grupo de 21 alunos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel realizou uma visita técnica à Estação Ecológica do Taim e áreas de entorno, no município de Rio Grande, sob coordenação da professora Laura Rudzewicz. A atividade prática respectiva às disciplinas de Gestão do Ecoturismo (5º semestre) e Turismo e Impacto Ambiental (7º semestre) teve como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de vivenciar os conteúdos didáticos trabalhados ao longo das disciplinas no que se refere às Unidades de Conservação, Turismo e Educação Ambiental.

A visita técnica iniciou na sede da Estação Ecológica, onde os estudantes assistiram um documentário que aborda a fauna e flora existentes na área. Após, realizaram duas trilhas interpretativas nas áreas adjacentes, que foram conduzidas pelo monitor local William – Trilha das Figueiras e Trilha da Capilha. Nessas trilhas, os estudantes observaram a importância dos ecossistemas locais e seu potencial para o turismo, além dos aspectos histórico-culturais da comunidade da Capilha.

Fotos: Professora Laura Rudzewicz

Observação da fauna na Estação Ecológica do Taim

Observação da fauna na Estação Ecológica do Taim

Grupo do Curso de Turismo/UFPel na Trilha das Figueiras

Grupo do Curso de Turismo/UFPel na Trilha das Figueiras

Alunos realizando a Trilha das Figueiras

Alunos realizando a Trilha das Figueiras

Interpretação ambiental durante a Trilha das Figueiras

Interpretação ambiental durante a Trilha das Figueiras