Início do conteúdo
Participação em eventos

Curso de Turismo da UFPel tem trabalho premiado pelo terceiro ano consecutivo em evento internacional

Entre os dias 12 e 14 de junho de 2019, um grupo de alunos e professores do Curso de Turismo da UFPel esteve participando do 14º Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, Paraná, acompanhados da Coordenadora do Curso, Profa. Laura Rudzewicz, do Prof. Cristiano Hamann, ambos da FAT, e da Profa. Rosemar Gomes Lemos, do Centro de Artes da UFPel. Dentro da programação do evento, os integrantes da caravana participaram do 13º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, realizando apresentações de trabalhos, visitas técnicas e participando de palestras, minicursos, grupos de trabalhos e relatos de experiências. A UFPel realizou sua quinta participação consecutiva neste evento de relevância nacional, que se consolida como um espaço de trocas de experiências, principalmente para os graduandos em Turismo e áreas afins no Brasil. Nesta edição o evento contou com cerca de 280 trabalhos submetidos e 41 instituições de ensino participantes. Os acadêmicos da UFPel apresentaram 12 trabalhos em sete eixos temáticos. E pelo terceiro ano consecutivo um acadêmico do Curso de Turismo da UFPel teve seu trabalho premiado: Igor Moraes Rodrigues, e sua orientadora Profa. Alice Islabão Lopes, receberam o 2º lugar na premiação dos melhores resumos expandidos, com o trabalho “As pessoas com deficiência visual na atividade turística: análise da produção científica do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, do Encontro Semintur Jr. e do Seminário Semintur”. A viagem da caravana foi viabilizada a partir da iniciativa do Diretório Acadêmico do Turismo (DATUR) de inscrever candidatura no Edital Auxílio Eventos, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE 01/2019), com apoio da Faculdade de Administração e de Turismo (FAT).

 

Professora da FAT realiza ações de capacitação no Chile

No final do mês de abril, a Professora Laura Rudzewicz, Coordenadora do Colegiado do Curso de Bacharelado em Turismo da FAT, realizou ações de capacitação no exterior, participando de diversos eventos e atividades científicas na Região de Magalhães e Antártica Chilena. A professora fez uma exposição no 2º Encontro Internacional de Turismo Científico, organizado pela Rede Internacional de Investigação e Desenvolvimento do Turismo Científico (ISTN), na Universidade de Magalhães (UMAG) e apresentou trabalho no 11º Congresso Societur, organizado pela Sociedade de Investigadores em Turismo do Chile e Fundação Cequa (Centro de Estudos do Quaternário Terra do Fogo, Patagônia e Antártica), no INACAP, em Punta Arena. Neste último evento, ao participar da Mesa temática “Áreas Silvestres Protegidas e desenvolvimento turístico sustentável”, a professora expôs um trabalho que apresenta reflexões sobre as possibilidades na relação turismo e preservação ambiental em áreas úmidas – o caso do Pontal da Barra, em Pelotas. Neste, abordou o trabalho que está sendo realizado pelo GT UFPel Ambiental na proposta de criação de uma Unidade de Conservação na área do Pontal da Barra. Ainda, acompanhou reuniões e visitas técnicas organizadas pela Rede ISTN, em parceria com o Instituto de Ecologia e Biodiversidade (IEB Chile), onde pode conhecer o projeto inovador denominado “Ecoturismo com Lupa” – uma trilha interpretativa do Parque Etnobotânico Omora, e o Trekking “Ruta Patrimonial Dientes de Navarino”, do Ministério de Bens Patrimoniais do Chile, em Puerto Williams, na Ilha Navarino.

Participação da profa. Laura Rudzewicz como expositora no 11º Congresso Societur – Punta Arenas, Chile

 

Curso de Bacharelado em Turismo participa do II Encontro Internacional de Gestão Hoteleira, Gastronômica e Turística

No dia 12 de julho de 2017, os acadêmicos e docentes do Curso de Bacharelado em Turismo prestigiaram o II Encontro Internacional de Gestão Hoteleira, Gastronômica e Turística promovido pelo Curso Superior em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas.

O evento compunha parte da avaliação da disciplina de Planejamento e Gestão de Eventos do curso de Hotelaria da UFPEL, tendo como objetivo geral a geração de conhecimento sobre as particularidades da gestão da Hotelaria, do Turismo e da Gastronomia no Brasil e no exterior, mais precisamente na cidade de Pelotas e na Europa. Participaram da organização também, acadêmicos do curso de Turismo matriculados na referida disciplina.

A programação contava com as seguintes palestras: “A Hotelaria e o Turismo na Região do Algarve, Portugal” proferida pela Professora do Curso de Bacharelado em Turismo da FURG, Raphaella Costa; “Doces de Cá e Acolá – A Tradição Doceira em Pelotas”, ministrada pela Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UFPel, Mariane Lindemann e “Capital Social e Turismo na Toscana” proferida pelo Professor Davide Carbonai da UFRGS. Ainda, abrilhantaram o evento os corais da APUFPel – Associação dos Aposentados e Pensionistas da UFPel e da Sociedade Italiana de Pelotas. Por fim, o músico pelotense Moises Soares encerrou o evento paralelamente a realização do Coffee Break.

 

Curso de Bacharelado em Turismo participa de palestra promovida pelo curso de Hotelaria

No dia 10 de julho de 2017, acadêmicos e docentes do Curso de Bacharelado em Turismo participaram da palestra “Tendências em operação e Gestão Hoteleira”, promovida pelo Curso Superior em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas.

A palestra foi ministrada por Eduardo Faraco, graduado em Administração Hoteleira e Mestre em Turismo e Administração Internacional de Hotéis. Atualmente, o palestrante desenvolve atividades como sócio-diretor da Faraco Consultores Associados e consultor do Sebrae em São Paulo.

O evento, aconteceu no Grande Hotel, contando com o apoio do Hotel Manta e realização da Universidade Federal de Pelotas.

 

Alunos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel participam pela segunda vez do Festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu

37 alunos do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Coordenadora do Curso, Prof.ª D.ª Andyara Lima Barbosa e a Tecnóloga/Área-Turismo, M.ª Priscilla Teixeira da Silva participaram do Festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu, entre os dias 15, 16 e 17 de junho de 2016.

1Grupo de Alunos e servidores do Curso de Bacharelado em Turismo da Ufpel com a palestrante Prof.ª Dr.ª Mathilda Van Niekerk (ao centro)

Tal viagem foi possibilitada através do Programa de Auxílio a Eventos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, no qual os alunos do Curso de Bacharelado em Turismo, representados pela aluna Lívia Machado Costa, se inscreveram no Edital 001/2016 sendo, então, contemplados com transporte coletivo, conforme o resultado final publicado em 15/04/2016.

Dentro da programação do evento, os alunos também participaram de passeios pela cidade de Foz do Iguaçu, prestigiaram a Feira de Turismo e Negócios e participaram do X Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, no qual apresentaram 16 trabalhos, entre os quais 08 artigos científicos e 08 resumos expandidos, divididos em 07 Eixos Temáticos.

Tal índice de aprovação concedeu à UFPel o título de terceira instituição a ter mais trabalhos aprovados no Fórum Internacional de Turismo do Iguassu em 2016, sendo, então, premiada com um quadro em homenagem recebida pelo Prof. Me. Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro, no ato representando a UFPel.

2Prof. Me. Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro recebendo o quadro  em Homenagem

Segue abaixo a lista de trabalhos apresentados e seus respectivos autores:

Título Autores
O desenvolvimento local em Caçapava do Sul/RS: a empresa Minas Outdoor Sports e o turismo de aventura.

Carina Pardi Ustárroz

Bruna Frio Costa

A imagem da mulher brasileira: o surgimento de um produto turístico

Luisa Longaray

 

Um estudo sobre o desenvolvimento turístico de base comunitária: Ilha da Pintada/RS

Jéssica da Rocha Corrêa da Rosa

Rita de Cássia Farias

Os hotéis em Pelotas nas décadas de 1930 e 1940

 

Larissa Plamer Teixeira

Caroline Beskow Quintana

Turismo e educação patrimonial: o caso do material didático sobre as ruínas de São Miguel das Missões

Pierre Donires dos Santos Chagas

Ellen Cristina Klein Schneider

Mudança da paisagem e preferência: impacto visual gerado pela central geradora eólica Cassino/RS

Francieli Alves Correa

 

O ecoturismo como ferramenta de desenvolvimento sustentavel

Daniel Munhoso

Tamira Floor

Bruna Frio Costa

Projeto de extensão – Elaboração de um plano de manejo para a Barra do Estreito em São José do Norte/RS

 

Jéssica da Silva Bonneau

Gisele Silva Pereira

Andyara Lima Barbosa

Priscilla Teixeira da Silva

Sustentabilidade ambiental, estádios de futebol e Copa do Mundo no Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.

Luisa longaray

Pereira

Gisele Silva Pereira

A produção científica sobre lazer e utilização de equipamentos e espaços públicos no Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

Jéssica Viana Peres

Melissa Ávila

Sarah Marroni Minasi

Descoberta da Praia do Laranjal – Pelotas/RS: a utilização do espaço de lazer antes da inauguração oficial

Carina Pardi Ustárroz

 

O Camping Municipal de Pelotas – RS: um equipamento público de lazer

 

Lauriele Soares Bastiani

Natália Steigleder Garcia

Dalila Rosa Hallal

Dalila Müller

A visão de patrimônio em Piratini/RS e uma reflexão sobre a educação patrimonial nas escolas.

 

Marlise Buchweitz

Gabriele Hellwig

Aline Dummer Leitzke

Ludicidade e Turismo: um jogo para

Apresentar roteiros de turismo gastronômico na cidade de Pelotas.

Marina Berton

Carina Pardi Ustárroz

 

 

Caracterização do visitante da Festa Nacional do Doce – Fenadoce/2015 – Pelotas/RS.

Natália Steigleder Garcia

Andyara Lima Barbosa

Artur Roberto Vaz Gonçalves

Uso de dados públicos pode orientar estratégias para turismo internacional no Brasil

Lívia Machado Costa

Marina Tieppo Testolin

Fonte: UFPel

Participação expressiva

anptur

A participação do Curso de Turismo da UFPel no XI Seminário Anual  da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, aconteceu em de forma expressiva. Para lá se deslocaram sete pesquisadores do turismo – seis docentes e uma técnica administrativa, todos com seus trabalhos devidamente aceitos para serem apresentados nos vários GT’s que compõem a programação da XI Edição do Evento. Organizado pela Universidade do Estado do Ceará – UECE, o Seminário constitui-se em fórum de debate, reflexões e propostas de pesquisadores, docentes e estudiosos da área dispostos a interagir, apresentar e discutir ideias e propor soluções para as problemáticas afetas ao turismo. Com certeza, a expressiva participação da UFPel denota a sua  capacidade de colaboração, além de sua capacitação para a pesquisa em turismo, redundando de forma positiva na qualidade de seu Curso de Turismo, destacando-o no cenário gaúcho e nacional.

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Turismo irá apresentar trabalho no I Congresso Projeto Rondon

A acadêmica do Curso de Bacharelado em Turismo CHARLENE BRUM DEL PUERTO, que participou do Projeto RONDON 2013, em Santa Filomena/Pernambuco irá apresentar o trabalho A CULTURA HOSPITALEIRA NA CIDADE DE SANTA FILOMENA/PE, no I Congresso Projeto Rondon, a realizar-se no período de 31/08 a 02/09/2013, na cidade de Ribeirão Preto/São Paulo.

O trabalho foi elaborado juntamente com Tainã Bartel, do Curso de Enfermagem da UFPel, sob a orientação da Profª Dalila Rosa Hallal, do Curso de Bacharelado em Turismo.