Início do conteúdo
Histórico

HISTÓRICO DO CURSO

          Os estudos para a criação do Curso de Bacharelado em Turismo iniciaram-se em março de 2000 por meio da constituição de uma comissão de professores que elaborou o projeto, dando origem ao Curso de Bacharelado em Turismo. O Curso tinha por objetivo a criação de um espaço interdisciplinar para a investigação científica do turismo a partir dos múltiplos saberes vinculados a ele, permitindo a formação de profissionais habilitados; bem como, a criação de uma instância capaz de participar dos processos de desenvolvimento da metade sul, avaliando que o turismo, somado a outras iniciativas, e dadas as características culturais e ambientais dessa região, pode ser uma alternativa no conjunto daqueles processos.

           O projeto de criação foi aprovado pelo Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) em 13 de junho de 2000 e pelo Conselho Universitário (CONSUN) em 20 de agosto de 2000.

        O curso iniciou suas atividades no segundo semestre de 2000, com o ingresso da primeira turma no vestibular de inverno. A partir de 2002 o ingresso dos alunos passou a ocorrer no primeiro semestre do ano. A Resolução Nº 03 de 24 de março de 2001 do Conselho Universitário autorizou o funcionamento do curso.

       Em maio de 2001 foi realizada uma reestruturação curricular, levando em conta as recomendações da LDB e da Pró-Reitoria de Graduação quanto à flexibilização curricular, a qual foi aprovada, pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, em 22 de março de 2002.

          Em maio de 2006 o Curso de Bacharelado em Turismo foi reconhecido pelo MEC através da Portaria Nº 52 do Ministério da Educação de 26 de maio de 2006. Após o reconhecimento, o curso passou por algumas reformulações curriculares, uma em 2006 e outra em 2009.

         Em julho de 2012, através da Portaria Nº 124 de 09 de julho de 2012 (ANEXO 3), o Curso de Turismo obteve a renovação do seu reconhecimento.