COBALTO: Sistema para os Programas de Assistência Estudantil da UFPel

O QUE É

Sistema para controlar o processo seletivo da concessão dos benefícios da Coordenação de Integração Estudantil vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE – da Universidade. O mesmo está organizado em 6 módulos dentro do sistema COBALTO, quais sejam: módulo de configurador de questionários, módulo de questionário online, módulo de gerenciador de questionários, módulo de protocolo, módulo de classificador, módulo de consultas e resultado.

O QUE O SERVIÇO OFERECE

Configurar os questionários socioeconômicos: pode-se criar, configurar, editar e excluir um questionário fornecendo: dados gerais; edital vinculado; semestre de vigência; data, horário de abertura e encerramento das inscrições; categorias de perguntas e perguntas vinculadas a categorias. Este gerenciador permite montar de diversas formas o “Questionário Online”.

Questionário online: permite o acesso e o preenchimento online do questionário socioeconômico pelos alunos regularmente matriculados em nossa Universidade que queiram solicitar a concessão de benefícios à Coordenação de Integração Estudantil da UFPel. A partir da data e hora de abertura das inscrições o questionário fica disponível a todos os alunos matriculados regularmente na Universidade Federal de Pelotas. Da mesma forma, o questionário fica indisponível automaticamente quando atingir a data e hora de encerramento das inscrições.

Gerenciador de questionários: possibilita o acesso, pelas técnicas da PRAE, aos questionários respondidos pelos estudantes, permitindo que elas editem, liberem (ou impeçam) a edição dos questionários pelos mesmos. Este módulo permite, também, que por meio dos documentos entregues se armazenem dados financeiros e calcula a renda per capita.

Protocolo: O módulo de Protocolo registra a entrega, pelos estudantes, dos documentos necessários para o processo de seleção da PRAE.

Classificador: Internamente conhecido pela administração como resumo do questionário,  o módulo classificador recupera informações de interesse dos questionários enviados e do gerenciador de questionários para análise de cada aluno inscrito no processo de seleção. Esse módulo agrupa informações sobre a renda, as despesas do aluno e a renda per capita, além de armazenar o parecer resultante da classificação realizada pelas técnicas da PRAE.

Consultas e Resultado: Os módulos auxiliares de Consulta e Resultado são utilizados pelos estudantes para consultar as respostas fornecidas no questionário vigente ou de seleções de semestres anteriores e o resultado da classificação realizada pela PRAE na seleção do processo de Assistência Estudantil.

REQUISITOS PARA UTILIZAR O SERVIÇO

Para acessar o configurador de questionários é necessário ser servidor técnico administrativo, com usuário no COBALTO, e possuir permissão de criar e configurar questionários socioeconômicos. Essa permissão deve ser autorizada pela PRAE.

Para acesso ao questionário online, consultas e resultados é fundamental ser aluno (a) regularmente matriculado (a) na Universidade Federal de Pelotas e utilizar  as credenciais de usuário e senha do sistema COBALTO.

Para acesso ao gerenciador de questionários, protocolo e classificador é preciso ser servidor da PRAE autorizado a utilizar o sistema COBALTO onde são concedidas as permissões do sistema de acordo com o perfil do usuário e mediante a utilização das credenciais de usuário e senha.

ACESSO AO SERVIÇO

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Acesse a documentação do sistema COBALTO em: http://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:visao_geral:prae

AJUDA

Dúvidas relacionadas à utilização do questionário, ao tipo de auxílio e ao funcionamento da seleção, entre em contato com a Coordenadoria de Integração Estudantil pelo e-mail cb.prae@ufpel.edu.br ou pelos telefones (53) 3222-4318/3227-8257.

Dúvidas relacionadas ao sistema (como não conseguir salvar os dados por ex.) abra um chamado no helpdesk dentro sistema COBALTO.