Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo
Catálogo de Serviços

Este Catálogo é uma ferramenta que reúne os serviços prestados pela Superintendência de Gestão de TIC (SGTIC) da UFPel, oferecendo as principais informações sobre eles.

Escritório de Processos

  • Capacitação em mapeamento de processos

    Formação de multiplicadores em mapeamento de processos através de ações contínuas para sensibilização e capacitação nas unidades acadêmicas e administrativas da UFPel.

  • Gestão do SEI

    São elaboradas bases de conhecimento no SEI juntamente com a descrição da tarefa, legislação, documentação, condições necessárias e envolvidos, além de uma tabela com as etapas.

  • Mapeamento de processos

    O mapeamento de processos é a diagramação de todas as etapas de um processo, juntamente com os envolvidos e demais elementos que influenciam no fluxo de trabalho para análise e elaboração de uma proposta de possíveis melhorias.

  • Mapeamento de processos para desenvolvimento de sistema

    Nesse serviço, é realizado um mapeamento do processo, e após todas as melhorias, é elaborada uma proposta de sistema com base nas necessidades do usuário. Posteriormente, a proposta é enviada à CSI para análise e desenvolvimento do sistema.

Governança de TIC

  • Aplicação e consolidação de políticas de privacidade

    Em conformidade com os Guias Operacionais para adequação à LGPD, o Comitê de Segurança da Informação e Comunicações da UFPel constituiu um Grupo de Trabalho (GT) para tratar especificamente da LGPD.

    Em 2021, a UFPel designou o seu Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, conforme Portaria nº 430, de 17/03/2021 e a Comissão de Adequação à LGPD, de acordo com a Portaria nº 651, de 22/04/2021 e a Portaria nº 640, de 08/04/2022.

  • Gestão de governança de dados

    A Governança de Dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional atualmente é regulamentada pelo Decreto nº 11.226, de 25 de novembro de 2022, que dispõe sobre a governança de compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal e institui o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados.

  • Planejamento de TIC

    O Planejamento de TIC na UFPel foi imposto por meio do Decreto nº 10.332, de 28/04/2020 (alterado pelo Decreto 10.996, de 14/03/2022), que instituiu a Estratégia de Governo Digital no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

    De acordo com a Portaria nº 2038, de 09/12/2021, que dispõe sobre a estrutura de governança no âmbito da UFPel, o Comitê de Governança Digital (CGD) tem por finalidade a deliberação a respeito de assuntos relativos à implementação das ações do Governo Digital e ao uso dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

    Sendo assim, na prática, os três instrumentos de planejamento de TIC da UFPel, ou seja, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), o Plano de Dados Abertos (PDA) e o Plano de Transformação Digital (PTD) são encargos do CGD.

  • Transformação digital

    Tomada como uma agenda prioritária do governo brasileiro, a Transformação Digital é uma tendência global que busca otimizar e simplificar a relação entre governo e cidadão, tornando a gestão pública ainda mais eficiente.

    Investir em ações de Transformação Digital no setor público significa colocar foco em oferecer aos cidadãos e empresas serviços públicos de qualidade, com menos gasto de tempo e recursos.

    A iniciativa segue o disposto em cinco decretos:

    • o Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016, que institui a Plataforma de Cidadania Digital e dispõe sobre a oferta dos serviços públicos digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional;
    • o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, que regulamenta dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 , dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF como instrumento suficiente e substitutivo para a apresentação de dados do cidadão no exercício de obrigações e direitos e na obtenção de benefícios, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário;
    • o Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019, que altera o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, o Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016, e o Decreto nº 9.492, de 5 setembro de 2018, para instituir o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios e regulamentar dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017;
    • o Decreto nº 9.756, de 11 de abril 2019, que institui o portal único “gov.br” e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo federal e;
    • o Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020, que institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.

Redes e Infraestrutura de TIC

  • Acesso à Internet

    Serviço que visa prover acesso à Internet para atender à comunidade da UFPel. Além disso, este serviço permite a comunicação interna e compartilhamento de recursos entre a rede de computadores da UFPel.

  • Acesso sem fio para visitantes

    Serviço de senhas temporárias que permite ao visitante, sem vínculo com a UFPel, acessar a rede sem fio (Wi-fi) institucional.

  • Atendimento UFPel

    Uma poderosa base de conhecimento com as dúvidas mais frequentes sobre diversos temas dos setores administrativos e acadêmicos da UFPel.

    Ainda, caso a dúvida não seja sanada de forma autônoma o usuário poderá solicitar um atendimento informando sua dúvida e o setor provável de atendimento.

  • Desenvolvimento e sustentação de portais

    O WordPress Institucional é a plataforma oficial para desenvolvimento e hospedagem de websites na UFPel.

  • DocsUFPel

    O serviço DocsUFPel tem por finalidade oferecer armazenamento e compartilhamento de arquivos institucionais, possibilitando a sincronização de pastas tanto em computadores como em dispositivos móveis. Ele possibilita que usuários possuam uma cópia dos arquivos existentes em seus dispositivos na "nuvem" da UFPel, consequentemente permitindo o acesso de qualquer local.

    O DocsUFPel é uma plataforma alternativa à serviços como Dropbox e Google Drive, permitindo que os dados institucionais da UFPel (projetos de pesquisas, documentações de setores, entre outros) sejam armazenados na própria Universidade.

  • Encurtador de links

    Recurso para reduzir o tamanho de URLs (endereço de sites) com a finalidade de deixar o endereço mais acessível 

    O serviço faz um direcionamento do link curto para a URL original.

  • Outsourcing de Impressão

    É um serviço de impressão e digitalização com acesso via rede, fornecido por empresa contratada, compreendendo a cessão de direito de uso de equipamentos (locação), a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, o fornecimento de peças e suprimentos necessários (exceto papel), os serviços de operacionalização da solução e serviço de monitoramento e estatísticas de impressão para atender as necessidades de impressão e digitalização da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

  • Projeto e instalação de rede

    O serviço de projeto e instalação de rede tem como objetivo projetar e implementar a ampliação da rede lógica da UFPel.

  • Proxy

    Serviço que permite acessar, do seu computador pessoal, serviços restritos à rede interna da UFPel.

  • SurveyUFPel – Serviço de Formulários e Questionários

    O SurveyUFPel, Serviço de Formulários e Questionários, é uma solução para a comunidade UFPel baseada na tecnologia LimeSurvey que permite que os usuários criem rapidamente pesquisas de perguntas e respostas on-line intuitivas e poderosas que podem funcionar para dezenas a milhares de participantes sem muito esforço. O software de pesquisa propriamente dito é auto-orientado para os participantes. 

    O serviço é indicado para realização de pesquisas quantitativas, incluindo não apenas as pesquisas científicas realizadas na UFPel, mas também a avaliação da satisfação dos serviços oferecidos à comunidade.

  • Testador de Velocidade

    Serviço para medir a velocidade de rede/internet em determinado dispositivo. O teste é executado dentro da infraestrutura da UFPel, tornando a medição mais precisa.

  • UFPelMail

    O UFPelMail é o Serviço de E-mail da Universidade Federal de Pelotas, oferecido a todos os usuários que possuem vínculo com a Instituição. Seu objetivo é prover a troca de mensagens institucionais entre os usuários da UFPel e os demais provedores de Serviço de E-mail na Internet.

  • Webconf UFPel

    Serviço de vídeo conferencia institucional, permite criação de salas de webconferencia (máximo de 70 usuários por sala) para 

  • Wi-fi Institucional

    O WUFPel é o serviço de rede sem fio institucional da Universidade Federal de Pelotas, oferecido a todos os usuários que possuem vínculo com a instituição. Seu objetivo é promover a padronização do sistema de Rede Sem Fio, além de maximizar os pontos de acesso e facilitar o acesso nos diferentes Campi.

Sistemas de Informação

  • Desenvolvimento e sustentação de portais

    O WordPress Institucional é a plataforma oficial para desenvolvimento e hospedagem de websites na UFPel.

  • Desenvolvimento e sustentação de sistemas de informação e aplicações Web

    De acordo com o PDI (2022-2026) e o PDTIC (2023-2027) o serviço de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas de Informações deve privilegiar, preferencialmente, o Sistema Cobalto (sistema integrado de gestão acadêmica e administrativa).

    Discentes, docentes, técnico-administrativos, egressos e comunidade externa têm acesso personalizado ao Sistema Cobalto. De acordo com o perfil de acesso (autenticado pelo CPF), módulos correspondentes às especificidades dos usuários são disponibilizados.

    O Sistema Cobalto segue os princípios de utilização de software livre e integra por meio de “módulos” as diversas “funcionalidades” acadêmicas e administrativas da UFPel.

  • Elaboração de material instrucional

    No caso da UFPel, esse material é construído pelo quadro de pessoal da SGTIC e se destina a instruir os usuários sobre como utilizarem os serviços aqui catalogados. 

  • Internalização de soluções e serviços

    No caso da UFPel, internalização de sistemas de informação é o processo de adaptação de uma solução e/ou serviço, em geral um software de computador desenvolvido externamente, capaz de atender uma demanda encaminhada pela gestão da Universidade e/ou sociedade.

  • Prospecção de sistemas de informação

    No caso da UFPel, prospecção de sistemas de informação é o processo baseado nos princípios da governança pública da Universidade (Portaria nº 228, de 08/02/2022), o qual busca uma solução de TI alternativa à preferencial, que é o Sistema Cobalto.

  • Provisão de informações institucionais

    É o fornecimento de dados e informações institucionais a órgãos de controle internos e externos, de acordo com cronogramas pré-estabelecidos.