Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

Instituições brasileiras avançam no processo de implementação do IPv6

Diante do esgotamento de endereços IPv4, o Ministério do Planejamento recomenda a adoção do novo protocolo até setembro de 2018

Muito utilizado na América do Norte e em alguns países da Europa, o protocolo IPv6, um padrão que oferece mais endereços IP e permite mais dispositivos conectados à internet está sendo implementado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) nas universidades e instituições de pesquisa do país. O protocolo de endereçamento mais utilizado, o IPv4, possui espaço de endereço de 32 bits, já o bloco IPv6, além de um espaço de endereço de 128 bits, gera maior segurança, reduz custos de processamento e aumenta o suporte à mobilidade.

De acordo com dados divulgados pela RNP em setembro, 474 instituições já estão com IPv6 até a borda, assim como a UFPel, totalizando 92,76% da meta estipulada. O volume de tráfego em IPv6 já tem apresentado um crescimento expressivo em relação a 2015. Ao todo, as instituições acadêmicas de seis estados brasileiros já estão totalmente operacionais em IPv6 – Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Minas Gerais e Sergipe.

Como a transição entre o IPv4 e o IPv6 precisa ser dada de forma gradual, e uma mesma instituição precisa trabalhar simultaneamente com os dois protocolos, a RNP também está desenvolvendo um documento de recomendações com base em um estudo feito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que adotou uma técnica de tradução a partir da plataforma NAT (Network Address Translation) 64. Um serviço para conservação de endereços IP, que traduz os endereços IPv6 para IPv4 e vice-versa.

RNP – Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja opera e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa. http://www.rnp.br/

Publicado em 06/10/2016, nas categorias Notícias, Redes.
Marcado com as tags ipv6, RNP.