Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

Melhorias no serviço de email (POP3s e IMAPs)

Para garantir maior segurança no recebimento e leitura de e-mails a partir de serviços terceiros à UFPEL, a PROGIC disponibiliza os passos necessários para adequação desta nova (atual) modalidade de uso do serviço de e-mail institucional.

Quem precisa aderir ao serviço?

Precisam aderir ao serviço todos os usuários que utilizam algum tipo de cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird, Windows Mail, Incredimail, Mail do Mac OS X, Eudora, etc), bem como serviços web de terceiros (GMail, HotMail, YahooMail, etc).

O que precisa ser feito?

Ao configurar os mecanismos de recebimento de e-mail, deverá ser preenchida a seção referente ao POP3 ou IMAP, conforme o exemplo abaixo:

Servidor de entrada (POP3): pop3.ufpel.edu.br
Porta: 995
Usar SSL
Usuário: joao.silva@ufpel.edu.br
Senha: ******* (senha do Webmail da UFPel)

ou

Servidor de entrada (IMAP): imap.ufpel.edu.br
Porta: 993
Usar SSL
Usuário: joao.silva@ufpel.edu.br
Senha: ******* (senha do Webmail da UFPel)

O que acontecerá se eu não adaptar as minhas configurações, conforme sugeridas?

Os serviços de recebimento de e-mail não funcionarão mais até que atendam as novas normas. Você não receberá mais os e-mails da UFPEL na conta ou aplicação particular. Cabe lembrar que os serviços de POP3 e IMAP sem o uso de criptografia SSL serão desativados ao final do mês de agosto de 2016. Portanto, faça as alterações o mais breve possível ou entre em contato com a equipe técnica da Seção de Redes da PROGIC/CREI/NGR, abrindo um chamado em https://suporte.ufpel.edu.br.

ATENÇÃO!

As credenciais de acesso ao e-mail (usuário e senha), são pessoais e intransferíveis, logo, não devem ser repassadas para ninguém, incluindo aos Servidores da PROGIC.

Em caso de dúvidas, abrir um chamado pelo endereço https://suporte.ufpel.edu.br.

Publicado em 27/07/2016, na categoria Notícias.