Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

Docs.UFPel a solução para compartilhamento e armazenamento de arquivos

A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) disponibilizou nesta terça-feira (01) um novo serviço que permite ao usuário salvar e compartilhar seus arquivos online, através de um sistema integrado à plataforma do Cobalto.

O Docs.UFPel, como é chamado o serviço, está disponível para a utilização de técnicos administrativos e docentes da Universidade, e permite o armazenamento e compartilhamento de documentos. No momento, a versão disponível concede ao usuário 1 GB (um gigabyte) de armazenamento.

Entre as vantagens da utilização do serviço está a segurança, pois este permite o backup seguro dos arquivos nele salvos, e a facilidade de acesso, que pode ser realizado em diferentes plataformas, como computador e celular. Com o cliente desktop (aplicativo para computador) ainda é possível criar uma pasta no computador, que permite que todos os arquivos colocados nela sejam salvos diretamente no Docs.UFPel. Embora a utilização seja restrita a técnicos e professores, é possível compartilhar os documentos e arquivos por meio de link público.

A solução foi desenvolvida a partir da observação da CTI sobre a necessidade que as unidades acadêmicas e administrativas possuíam a respeito do compartilhamento e arquivamento de documentos. Desta forma, a Coordenação de Tecnologia da Informação buscou construir uma ferramenta para auxiliar no dia-a-dia dos técnicos e docentes da UFPel, inspirada em serviços de armazenamento em nuvem já consolidados, como o Google Docs e o DropBox.

É possível realizar o cadastramento no Docs.UFPel a partir do Cobalto, acessando o menu Configurações. Após, é necessário clicar na aba reservada ao serviço (Docs) e aceitar os termos de utilização.

Para armazenar e acessar o conteúdo, o usuário pode utilizar o serviço via web, no endereço docs.ufpel.edu.br e, opcionalmente, instalar os clientes em seus dispositivos móveis ou o cliente para desktop.

Download do cliente:
PC (Windows, Mac e Linux): https://owncloud.org/sync-clients/
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.owncloud.android
iOS: https://itunes.apple.com/us/app/owncloud/id543672169?mt=8

 

Em caso de dúvidas a respeito do Docs.UFPel é possível entrar em contato com a CTI através do e-mail: redes@ufpel.edu.br

Publicado em 21/12/2015, nas categorias Notícias, Redes.
Marcado com as tags armazenamento, Docs.Ufpel, serviço.