Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

Funcionalidades acadêmicas do sistema Gol em transição para o Cobalto

A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) está informando à comunidade da UFPel que nesta terça-feira, 15 de outubro, consolida mais uma etapa do processo de transição para o novo sistema acadêmico da Universidade, que passa a compor o Sistema de Gestão Integrada Cobalto. Com a implementação deste novo módulo na plataforma do Cobalto, a CTI/UFPel inicia o processo de descontinuidade do Sistema de Gestão Online (GOL).

Sobre o momento definido pela equipe de TI para lançamento do novo módulo, o chefe do Núcleo de Sistemas de Informação (NSI) afirma que o início do semestre letivo é o momento mais oportuno e estratégico para a transição, e todas as possibilidades de ocorrências foram previstas antes de se escolher o período de implementação: “A partir de uma avaliação dos riscos envolvidos em uma mudança desse porte, se optou por realizar a transição logo no início do semestre. Assim, estudantes e professores têm a oportunidade de se adaptar gradativamente com a nova plataforma durante o período letivo, e a equipe de desenvolvedores pode acompanhar a consolidação da transição e avaliar os impactos da mudança, de modo a antecipar possíveis problemas e desenvolver soluções rápidas”, explica Hiram Noguez.

“Visando à sustentabilidade da solução, durante todo o semestre passado alguns professores e estudantes voluntários participaram de um piloto da implementação, onde puderam testar e validar todas funcionalidades, gerando o feedback necessário para garantir a segurança da transição neste momento. A migração do sistema vem sendo gradativa e agora se consolida mais uma etapa desta transição”, complementa o Analista de Sistemas Fabrício Scaglioni, que acompanha e mantém o atual sistema acadêmico e atua na nova solução integrada no Cobalto.

A partir desta terça-feira (15), estudantes e professores devem acessar apenas o Cobalto para realizar consultas e rotinas de gestão acadêmicas. As funcionalidades descritas a seguir fazem parte do módulo acadêmico, e podem ser acessadas tanto por estudantes da Graduação quanto da Pós-Graduação.

– Estudantes: Consulta de avaliações e notas; Consulta de frequência; Consulta de horários; Consulta de conteúdos diários; Impressão de atestado de matrícula; Impressão de histórico.

– Docentes: Cadastro de avaliações e notas; Cadastro de frequência; Cadastro do conteúdo diário; Impressão da ata de presença; Impressão da lista de chamada, consulta horário.

Os colegiados dos cursos de graduação terão suas funcionalidades migradas para o Cobalto durante o semestre letivo 2013/2. Os colegiados dos cursos de pós-graduação já contam com suas funcionalidades disponíveis no Cobalto e, portanto, continuam acessando sua plataforma normalmente.

Apenas as correções de matrícula de Graduação para o semestre letivo 2013/2 e o RAAD – Relatório Anual de Atividade Docente permanecem na base do sistema de Gestão Online – GOL.

Veja no quadro a seguir como identificar o sistema a ser utilizado no contexto atual do sistema de gestão das informações acadêmicas:

 

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Fabiane Tejada, a migração do sistema acadêmico do GOL para o Cobalto representa um importante passo no rumo da eficientização dos processos na UFPel. “Esperamos ver tanto os docentes e servidores quanto os estudantes mais felizes e satisfeitos por contarem com um sistema mais estável, unificado e coerente, que traz mais qualidade à execução das rotinas administrativas da graduação. Com essa ferramenta, a gestão da informação de graduação na Universidade entra definitivamente no século XXI”.

Conforme a diretora do Departamento de Registros Acadêmicos (DRA), Ediane Acunha, os próximos passos para 2014 são consolidar o formulário online de matrícula. A ação é uma meta do programa da Graduação. “O trabalho atende um grande anseio da PRG, viabiliza o cruzamento de dados, a atualização de relatórios e possibilita o acompanhamento do desempenho da vida acadêmica dos estudantes e a manutenção de um cadastro completo e atualizado dos estudantes”, disse a diretora. Para ela, o novo sistema ainda proporciona o mapeamento das informações, agiliza a emissão de documentos e permite a consolidação de dados úteis para a aplicação de políticas de permanência com equidade.

Sobre o sistema – O Cobalto é um sistema de informação baseado em software livre que vem sendo desenvolvido pela equipe de servidores da área de TI da própria UFPEL, e que já disponibiliza diversos módulos em pleno uso pela comunidade acadêmica, como na Gestão de Recursos Humanos, Projetos de Pesquisa, Projetos de Ensino, Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, Concessão de Benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Administração do Restaurante, Indicadores, Gerenciamento das Carteiras de Identificação, Gerenciamento das contas de e-mail institucional e Helpdesk.

Se você é estudante acesso o sistema cobalto utilizando o seu CPF e senha do sistema GOL, caso seja servidor da UFPel e ainda não utilizou o sistema é necessário ativar sua conta, acesse https://cobalto.ufpel.edu.br.

Publicado em 15/10/2013, nas categorias Desenvolvimento, Destaque, Notícias.