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    Notícias
  • SISU – Avaliação do Componente Étnico-Racial (CCICE) -Resultado preliminar

    Confira no link abaixo a divulgação do resultado preliminar da identificação do Componente Étnico-Racial (CCICE):

    relatorio preliminar total da CCICE Fev-2017

    Para os interessados em interpor recurso o prazo será 13, 14 E 15 de fevereiro de 2017.

    Local de atendimento:

    Rua Gomes Carneiro, 01 – Centro

    sala 102 do prédio da Reitoria, Campus Anglo

    Horário de atendimento: das 09:00 hs às 13:00 hs.

  • ODONTOLOGIA TERÁ CALENDÁRIO DE INGRESSO DIFERENCIADO PARA 2017/1

    Lembramos que devido ao calendário diferenciado adotado pelo curso após as greves os aprovados para o curso de Odontologia com início das aulas em 2017/1 não começarão suas aulas em 24 de abril como os demais cursos da UFPel. O calendário será posteriormente divulgado assim que for aprovado. Para mais informações deve ser procurado o colegiado do curso que se encontra na Rua Gonçalves Chaves, 457 – Bairro Centro ou através do telefone (53) 3225-6741.

  • AVISO – FICHA DE CADASTRO

    A Coordenação de Registros Acadêmicos informa que o acesso à digitação da ficha de cadastro para matrícula do SISU não será disponibilizado no dia de hoje, pois a UFPEL não recebeu a relação de aprovados do Ministério da Educação (SISU). Informamos que, tão logo o Ministério da Educação envie a referida relação, estaremos  disponibilizando o acesso para preenchimento da ficha.

  • GUIA PRÁTICO DE MATRÍCULA – PRIMEIRA ETAPA SISU 2017/1

    Olá, seja bem-vindo! A UFPel te parabeniza pela escolha e pela tua aprovação! Este guia tem por objetivo ajudar a esclarecer as principais dúvidas que os candidatos possam ter sobre a primeira etapa da nossa matrícula, e sobre as etapas que virão depois. Lembramos que a leitura do edital desta primeira etapa é ESSENCIAL, portanto este guia em nenhum momento o substitui. Podes acessar o edital neste link: https://wp.ufpel.edu.br/cra/2017/01/27/sisu-verao-2017-1a-etapa/

     

     

    O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER

     

    Orientações gerais:

     

    • Fique atento aos dias e horários estipulados no cronograma de matrículas, pois não será permitida nenhuma matrícula fora destes prazos.

     

    • Só poderão fazer matrícula os candidatos selecionados nesta etapa.

     

     

    • Atente para não deixar de trazer a documentação completa exigida!

     

    • Alguns documentos são exigidos tanto para a matrícula quanto para a comprovação de renda, nesses casos o candidato precisa trazer mais de uma cópia destes documentos.

     

    • Os cursos são divididos em dias e turnos específicos no edital para fins de organização, porém, nesta primeira etapa é permitido comparecer em qualquer um dos dias e horários previstos no edital. Lembrando que isto vale apenas para esta etapa. NÃO PARA A CHAMADA ORAL!

     

    • Quem fizer matrícula nesta etapa na sua segunda opção de curso seguirá concorrendo na primeira opção para a Chamada Oral, desde que confirme interesse dentro do prazo estabelecido no calendário e no sistema do SISU.

     

    • Quaisquer informações sobre esta e sobre as próximas etapas serão publicados pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), no endereço https://wp.ufpel.edu.br/cra/category/editais-sisu/ a qualquer momento, sendo de responsabilidade do candidato a verificação frequente da página da CRA.

     

     

     

     

    Candidatos inscritos por cotas sociais

    Para todas as modalidades de cotas:

    • Cotistas das quatro modalidades (L1, L2, L3 e L4) precisam comprovar, por meio de histórico ou certificado de conclusão, que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas brasileiras.
    • Não poderão concorrer às vagas reservadas para cotas os estudantes que tenham cursado, parcial ou integralmente, o Ensino Médio em escolas particulares, mesmo que por meio de bolsas de estudo.
    • Somente cotistas que se inscreveram para as modalidades L1 e L2 devem comprovar renda.

     

    A matricula do(a) candidato(a) ingressante nas modalidades L1 e L2 está condicionada a aprovação da sua situação socioeconômica, conforme Lei nº 12.711/2012, e terá caráter provisório até a divulgação dos resultados da entrevista e análise dos documentos realizada pelos(as) Assistentes Sociais do Núcleo de Serviço Social.

    A entrega da documentação exigida e a entrevista realizada com Assistente Social NÃO garante a vaga do(a) candidato(a) à Universidade Federal de Pelotas.

     

    Atenção candidatos das cotas L1, L2 e L4 para realizar todas as etapas da matrícula!

    Para candidatos da cota L1:

    • Os candidatos das cotas L1 devem PRIMEIRAMENTE entregar os documentos para matrícula. Após isso, serão encaminhados para entrevista e entrega dos documentos de comprovação da renda familiar.

     

    Para candidatos da cota L2:

    • Os candidatos das cotas L2 devem PRIMEIRAMENTE entregar os documentos para matrícula. Após isso, será encaminhado à Comissão de Controle na Identificação do Componente Étnico-racial (CCICE), que se encontrará no mesmo endereço reservado para as matrículas e, por fim, serão encaminhados para entrevista e entrega dos documentos de comprovação da renda familiar.

     

    Para candidatos da cota L3:

    • Candidatos desta cota devem entregar os documentos para matrícula, estando dispensados após a assinatura da ata de matrícula. Não precisam realizar nenhum tipo de entrevista.

     

    Para candidatos da cota L4:

    • Os candidatos da cota L4 devem PRIMEIRAMENTE realizar a matrícula. Só após isso serão encaminhados à CCICE (que se encontrará no mesmo endereço reservado para as matrículas) para avaliação da declaração de etnia.

     

     

    Dúvidas frequentes sobre a documentação exigida para matrícula:

     

    • A apresentação do certificado de conclusão do ensino médio é FUNDAMENTAL a matrícula é condicionada a entrega deste documento.

     

    • carteira de identidade precisa ter sido expedida em data que o concorrente tenha, no mínimo, quinze anos completos. Caso tenha sido feita em data anterior, deve ser levado o protocolo do pedido da identidade nova juntamente com a carteira antiga.

     

    • NÃO SÃO ACEITAS A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO E A CARTEIRA DE TRABALHO em substituição à identidade.

     

    • Se o candidato for menor de dezoito anos só precisa entregar título de eleitor após completar dezoito e em data a ser estabelecida.

     

    • Se o candidato for menor de dezoito anos só precisa entregar o certificado de reservista após completar dezoito e em data a ser estabelecida.

     

    • Candidatos com mais de 45 anos estão dispensados da apresentação de certificado de reservista.

     

    • Concorrentes que tenham realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior precisam apresentar parecer da equivalência de estudos da Secretaria da Educação.

     

    • Documentos estrangeiros deverão ser autenticados pela Autoridade Consular Brasileira, no país de origem, e acompanhados da respectiva tradução oficial, em caso de idioma diferente do Português ou Espanhol.

     

    • Candidatos estrangeiros precisam apresentar cópia simples acompanhada do original do passaporte e do visto de permanência no Brasil, ou da carteira nacional de estrangeiro.

     

     

    Lembramos que as matrículas da primeira etapa do SISU Verão na UFPel serão realizadas na Rua Almirante Barroso, 1202, a algumas quadras do centro histórico da cidade e de diversos prédios da universidade. A seguir publicamos um mapa para ajudar na localização. Fique ligado!

     

     

  • PAVE 2017 – Edital n° 02/2017

    Leia aqui o edital de matrículas do PAVE 2017 :

    Edital_002_2017_PAVE

    Acesse a Lista dos aprovados – PAVE.

    Em caso de dúvidas:

    • Sobre a avaliação das cotas sociais (L1 e L2), devem entrar em contato com o Núcleo de Serviço Social: (53) 3222-4318
    • Sobre a avaliação das cotas raciais (L2 e L4), devem entrar em contato com a Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis : (53) 3284-4042
    • Sobre os documentos da matrícula, devem entrar em contato com a Coordenação de Registros Acadêmicos: (53) 3284-4067
  • SISU Verão 2017 – 1ª Etapa

    Leia aqui o edital de matrículas do SISU Verão 2017 – 1ª Etapa:

    Edital_001_2017_SISU

     

    Em caso de dúvidas:

    • Sobre a avaliação das cotas sociais (L1 e L2), devem entrar em contato com o Núcleo de Serviço Social: (53) 3222-4318
    • Sobre a avaliação das cotas raciais (L2 e L4), devem entrar em contato com a Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis : (53) 3284-4042
    • Sobre os documentos da matrícula, devem entrar em contato com a Coordenação de Registro Acadêmico: (53) 3284-4067
    • Guia prático de matrícula: https://wp.ufpel.edu.br/cra/2017/01/30/guia-pratico-de-matricula-primeira-etapa-sisu-20171/

     

  • Divulgada lista com os aprovados no PAVE. Edital será publicado no domingo.

    A Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI) divulgou, durante a tarde desta segunda-feira (23), a lista de candidatos aprovados pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Foram selecionados 330 estudantes para 82 cursos de graduação da UFPel.

    A listagem completa pode ser conferida no site do PAVE, disponível neste link.

     

    A Coordenação de Registros Acadêmicos divulgará no próximo domingo (28) nesta página o edital de matrículas do PAVE, juntamente com o edital de matrículas na primeira etapa do SISU.

  • Licenciaturas a distância têm 1.430 vagas

    O ingresso no primeiro semestre de 2017 para os cursos de Filosofia, Matemática e Letras – Espanhol da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), será por processo seletivo simplificado – vestibular. A Instituição oferece 1.430 vagas, distribuídas em 22 municípios no Rio Grande do Sul. As inscrições estão abertas e serão recebidas até 6 de fevereiro, via Internet, pelo site da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso da UFPel.

    O vestibular será aplicado em 5 de março. Será composto por prova de redação e objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e Informática. Para participar do processo seletivo, a taxa de inscrição é de R$ 30,00 – o pagamento é exclusivamente pelo Banco do Brasil. As atividades do semestre iniciarão junto com o Calendário Acadêmico da UFPel, em 24 de abril. As informações estão disponíveis no edital, neste endereço.

    Conforme o coordenador institucional da UAB/UFPel, Keberson Bresolin, a Universidade optou pela modalidade vestibular para proporcionar o ingresso de um perfil mais abrangente de acadêmicos, com a expectativa de proporcionar uma adesão expressiva da comunidade. “Garante mais democratização do acesso aos cursos”, explica. Antes, o ingresso era balizado pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como uma das prioridades para 2017, os cursos de Licenciatura em EAD da UFPel serão incentivados, além dos encontros presenciais, à realização de eventos nos polos. A proposta é ampliar a circulação e a produção de saberes nos municípios, na forma de semanas acadêmicas, palestras e minicursos.

    Oportunidades
    Os polos com novas vagas do curso de Licenciatura em Filosofia serão Agudo, Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Esteio, Hulha Negra, Imbé, Jaguarão, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São José do Norte, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sapiranga e Sapucaia do Sul. À exceção de Jaguarão, com 50 vagas, os demais polos poderão ter turmas de até 60 novos estudantes. O total será de 1.070 oportunidades de ingresso.

    O curso de Letras – Espanhol contará com 300 novas vagas, distribuídas, 50 em cada, nos polos de Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Herval, Panambi e Rosário do Sul. Já os interessados no curso de Licenciatura em Matemática poderão concorrer a 60 vagas no polo de Santana do Livramento.

  • Nova Retificação Edital 022/2016 -Reopção, Reingresso, Transferência e Portador de Diploma

    A Coordenadora de Registros Acadêmicos informa que neste dia 06 de Janeiro foi retificado o Edital 022/2016 – Reopção, Reingresso, Transferência e Portador de Diploma, tendo em vista que a resolução 24/2016 do COCEPE, de 25 de Agosto de 2016, revogou a resolução 05/2016, anteriormente citada no Edital.

    O Edital pode ser acessado no seguinte link, ou na seção Editais e Comunicados desta página:

    https://wp.ufpel.edu.br/cra/2016/10/07/edital-0222016-reopcao-reingresso-transferencia-e-portador-de-diploma/