AC – Ampla concorrência
Essa etapa é feita online, os documentos de cadastro devem ser digitalizados e enviados pelo link:
A ficha só estará disponível nos dias indicados no edital de matrículas.
Nessa etapa, você deve selecionar o processo seletivo de ingresso, informar os dados solicitados e clicar em “Pesquisar”. Preencha todos os campos da ficha de inscrição, anexe os seus documentos e clique em “Salvar e Imprimir”.
Seus documentos serão verificados e se estiverem de acordo com o Edital, seu cadastro será efetuado no sistema acadêmico Cobalto. Você pode conferir se sua matrícula foi aceita acessando a Ficha de inscrição, na aba “Re-Impressão e acompanhamento”; informe os dados solicitados, aguarde carregar a informação do processo seletivo e selecione o seu processo seletivo de ingresso.
Se houver algum problema com a sua matrícula, você será informado por e-mail sobre o motivo do indeferimento e os procedimentos possíveis para não perder a vaga na UFPEL.
Na lista de espera, somente são analisados os documentos dos candidatos classificados dentro das vagas remanescentes. A lista dos candidatos matriculados é divulgada na página do processo seletivo. Candidatos que não tiveram os documentos analisados, seguem na lista de espera e poderão ser matriculados até o 15º dia letivo. Consulte as informações pelas páginas:
Acesse o site: https://cobalto.ufpel.edu.br/.
No primeiro acesso, insira o seu CPF na aba “Esqueceu sua senha” e clique em “enviar”. Você receberá um link no e-mail que cadastrou na ficha de inscrição para definir a sua senha.
No sistema acadêmico você poderá acessar o seu número de matrícula (no menu UFPel / Aluno / Consulta / Vínculo) e demais informações sobre a matrícula.
Cancelamento de matrícula
Atenção! Se você possui matrícula ativa em outro curso de graduação de instituição pública, precisa solicitar o cancelamento de matrícula em até cinco dias úteis.
Consulte as instruções para cancelar a sua matrícula na UFPEL.
Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel / Aluno / Consulta / Débitos, verifique se está faltando algum documento de cadastro. O débito é registrado caso tenha algum documento faltando, cortado ou ilegível. Os documentos pendentes devem ser enviados pelo site: https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/solicitar-atendimento/ / em tópico de ajuda “Graduação / Atualização de cadastro”.
Para frequentar as aulas, você deverá comprovar o esquema vacinal completo da COVID-19. O comprovante deve ser incluído no sistema acadêmico Cobalto, acesse o guia de vacinação com orientações para anexar o documento.
Em caso de dúvidas sobre a vacinação, entre em contato com o colegiado do seu curso.
Na primeira semana de aula, é preciso assinar a ata de confirmação de matrícula no colegiado do seu curso.

Informações sobre o curso
Acesse o Portal Institucional para obter informações sobre o seu curso. No campo de busca digite o nome do seu curso e em seguida clique em pesquisar, ao selecionar o curso aparecerão informações gerais, localização, grade curricular, professores, turmas ofertadas, alunos, egressos e dados de contato do colegiado.