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ORIENTAÇÕES DA PRE AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Calendário acadêmico
O calendário acadêmico será discutido e uma nova proposta deverá ser encaminhada ao COCEPE tão logo
seja possível retomar as atividades acadêmicas. Os prazos previstos durante a suspenção das atividades,
que dependem de interações presenciais do acadêmico com o colegiado, terão nova previsão no
calendário de recuperação das atividades (Exemplo: Aproveitamento de disciplina).

Débitos de documentos
Os ingressantes que ficaram devendo documentos no momento da matrícula e deveriam entregá-los
entre os dias correspondentes ao período de suspensão das atividades acadêmicas, terão os prazos de
entrega prorrogados automaticamente para após o reinício das aulas.

Matrícula e cadastro
Matrícula de ingressantes SISU e PAVE – As convocações para matrícula de ingressantes foram suspensas.
Um novo cronograma será publicado tão logo a Instituição retome a normalidade do funcionamento.
Demandas em geral – A Seção de Atendimento e Informação da CRA suspendeu o atendimento presencial
(que poderá ser agendado em situações pontuais) e está atendendo através do e-mail
dra.secretaria@gmail.com. Qualquer solicitação de documento ou orientação deve ser encaminhada para
o referido endereço eletrônico.
Demandas de colegiados – Todas as demandas, oriundas das unidades acadêmicas ou administrativas,
encaminhadas pelo SEI ou e-mail, estão sendo atendidas e/ou encaminhadas dentro das possibilidades de
“home office”, com deslocamentos pontuais ao espaço físico da CRA, quando necessário.
As atas de confirmação de matrícula devem ser enviadas pelos colegiados neste período, visto que o
prazo para a ação se encerrou na última sexta-feira. Pretendemos realizar uma chamada com as vagas
ociosas deste processo tão logo a UFPel retome o funcionamento normal.
Os aproveitamentos de disciplinas, correções de matrícula, registros de atividades complementares, e as
demandas que podem ser executadas em home office, estão sendo realizadas normalmente.
Obs: O endereço dranotas@gmail.com também poderá utilizado.

Currículos e históricos
Formaturas – Conforme orientação encaminhada às direções de unidade pela Reitoria, as formaturas
externas devem ser suspensas, devendo ser substituídas por colações internas, em gabinete e sem a
participação de convidados, com todas as condições recomendadas pelos órgãos competentes para
garantir a saúde dos participantes. No caso de alteração das datas previstas, a CRA deve ser informada
com brevidade, para viabilizar que o colegiado cadastre a nova formatura no sistema acadêmico, além da
inclusão e homologação dos formandos.
As Homologações de colações de grau serão mantidas, considerando o parágrafo anterior, sendo
realizadas somente após a liberação de todos os formandos por parte do colegiado de curso, como de
praxe. A retirada dos certificados será agendada com as direções de unidade, conforme nossas condições
de atendimento.
Cadastro de PPC’s – Todas as demandas referentes a cadastro de PPC’s, aprovados pelo COCEPE, estão
sendo atendidas.
Históricos finais (1) – O NCH está recebendo as atas de formaturas de 2019/2, registrando os alunos como
formados, disponibilizando o histórico final do acadêmico (histórico limpo) e liberando a diplomação dos
egressos que não receberam o diploma na data da colação de grau, sendo fundamental que as Unidades
encaminhem as atas dentro do prazo previsto em regulamento. Este trabalho é realizado por ordem de
data de colação de grau.
Históricos finais (2) – Os graduados, mesmo após o registro da formatura, estão tendo acesso ao sistema
acadêmico cobalto para retirada do seu histórico final com verificador de autenticidade.
Obs: O endereço dracurriculos@gmail.com também poderá utilizado.

Registros de diplomas
O Núcleo de Registros de Diplomas está realizando os registros de diplomas de graduação conforme
encaminhamentos da CRA e por ordem de colação de grau (data da colação). Os diplomas serão emitidos
e as assinaturas colhidas conforme disponibilidade das autoridades. Após registrados e devidamente
assinados, combinaremos com as Unidades Acadêmicas a retirada dos documentos para entrega ao
egresso.
Os pedidos de segunda via de diplomas deverão ser encaminhados para o e-mail do atendimento da CRA
(dra.secretaria@gmail.com) e serão atendidos dentro das possibilidades da CRA.
Verificações de autenticidade de título deverão ser encaminhadas por e-mail.
Os registros de diplomas externos, que dependem do setor de protocolo, serão retomados ao fim do
período de suspensão das atividades.
Obs: O endereço diplomas@ufpel.edu.br também poderá utilizado.